Associações e Instituições Privadas
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa30

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Desprezo preocupações condóminos

Rosa Dias apresentou a reclamação
29 de junho 2023
Proc. 910/EXP/2023 - Rua das Taipas, 29 - 1º Esq.
Recebido
Unidade, eu (9)
Bom dia, Agradeço contacto a empresa que está a administrar o nosso condomínio da Rua das Taipas 27-37 1250-274. Bluecond André Silva. +351 962 762 959 Obr Rosa Dias No dia terça-feira, 16 de maio de
ENT/1701/AG/DGD/DRMP/SG/CML/23 FW: Muro SCML embargado
Recebido
G
Gabinete do Presidente da CMLisboa
para para mim
15/02Detalhes
Esta mensagem foi modificada para se ajustar ao seu ecrã. Toque aqui para mostrar a mensagem original.
Exma. Senhora

D. Rosa de Oliveira Dias

Encarrega-me o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Engº. Carlos Moedas, de acusar a receção do e-mail de V. Exa. relativamente ao assunto em epigrafe.

De forma a permitir uma resposta mais célere por parte do Município foi o mesmo encaminhado para o Gabinete da Senhora Vereadora Joana Almeida.

Neste sentido, para qualquer esclarecimento adicional, poderá contactar o Gabinete acima mencionado através do e-mail ver.joana.almeida@cm-lisboa.pt ou através do telefone 217 988 875.

Sandra Gomes

Assessora do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Paços do Concelho| Praça do Município| 1149-014 Lisboa

www.lisboa.pt

Política de Privacidade

cid:image001.png@01D80C9D.646C7D60

Exmos senhores,

Venho através deste meio demostrar a minha profunda indignação, em relação ao sistema e, ao abuso de poder da instituição Santa Casa da Misericórdia.
É inadmissível como uma instituição que se intitula ‘Por boas causas’ tem a coragem de contratar uma empresa para intervencionar um muro de contenção com mais de 4 mts de altura sem um projeto de engenharia e, respectivo licenciamento na Câmara Municipal de Lisboa.
Sou proprietária e, residente na Rua das Taipas, 29 1-esquerdo 1250-264 Lisboa e, infelizmente tenho o logradouro contíguo ao Jardim da Santa Casa da Misericórdia na Rua das Taipas nr.1 aonde têm ocorrido abusos sistemáticos e, falta de respeito para com os proprietários dos logradouros que dividem o muro com a entidade em questão.
O muro de contenção com mais de 4mts do jardim da santa casa da misericórdia está contíguo do aos prédios do nr.13 ao nr.35 da Rua das Taipas.
Há cerca de 2 anos enviei um reclamação para os e-mails : inquilinos@scml.pt, info@jfsantoantonio.pte municipe@cm-lisboa.pt
Para reportar o estado do muro que estava partido essencialmente no nr.13 e a embolar no nr.29 devido ao estado sem proteção em que o mesmo ficou após ter sido partido e, claro susceptível a infiltrações de água, lixo e crescimento de ervas e, sem que os proprietários fossem informados sobre o porquê de tal intervenção numa estrutura extremamente importante.
Como infelizmente atitudes de abuso de autoridade tendem a prevalecer, em Agosto de 2022 com o mesmo desprezo em relação aos proprietários que compraram as casas e pagam os respectivos impostos, mais uma vez não fomos informados sobre o início das obras .
Como proprietários autónomos temos o direito de saber o que será feito, prazo de duração e proteção do muro do nr.13 ao nr.35 de forma a evitar prejuízos físicos e materiais, visto que, a mais de 4 mts qualquer queda de detritos pode causar danos irreversíveis.
Após início das obras e, algumas tentativas frustradas para tentar perceber junto aos colaboradores quando é que os mesmos iriam proteger o muro aonde com estavam a ser utilizadas perfuradoras deixando cair pedras enormes e, entulho diverso nos logradouros dirigi-me ao departamento de Património com o intuito de receber informações e ações no terreno para solucionar o problema.
Depois de 2 deslocações a santa casa da misericórdia para obter informações junto ao departamento de património foi-me informado que o director do departamento Património estava de licença parental e, deveria enviar e-mail para:
Humberto.duarte@scml.pt e Cecilia.Ribeiro@scml.pt a reportar a situação e fotos do entulho e pedras que caíram no meu logradouro.
Por fim e, depois do abuso constante ao meu património resolvi chamar a Polícia municipal de Lisboa, que após fiscalização do local e instrução para que o muro fosse imediatamente protegido nada foi feito.
Em Dezembro recebi uma chamada da polícia municipal a perguntar se entretanto o muro já teria sido protegido e a informarem-me que a obra estava embargada por falta de projeto e, respectiva comunicação a Câmara municipal de Lisboa.
É inadmissível a falta de responsabilidade civil de uma instituição como a Santa Casa da Misericórdia ‘por boas Causas’.
Gostaria de relembrar que os logradouros contíguos ao muro de contenção da SCML, não fazem parte do vosso património.
Entretanto o muro agora embargado ainda está em pior estado porque antes, estava partido no nr.13, nr.29 e agora está partido até ao nr.35 para piorar a situação de infiltrações e, com imensas pedras soltas deixadas abusivamente porque civismo continua a ser uma palavra que só existe no dicionário e, as boas causas ficam apenas para o património da SCML e, os proprietários que continuem a reclamar.
Resumindo: o muro continua sem qualquer proteção e, apesar da polícia municipal junto ao Sr.Luis Franco responsável pelo departamento de segurança da SCML ter exigido proteção do muro nada foi feito.
Em janeiro solicitei vistoria por parte da proteção civil que após visita ao local constatou risco de queda de pedras soltas.
Quando acontecer uma desgraça as boas causas deverão ser acionadas, até la civismo, respeito e responsabilidade civil no comment.

Melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 29 de junho 2023
13 de julho 2023

Será necessário acontecer uma desgraça para que as boas causas sejam acionadas.
Sentimo-nos prisioneiros no nosso próprio espaço.
É vergonhoso…são todos amigos e compadres e os munícipes são os prejudicados.
Rosa Dias avaliou a marca
7 de dezembro 2023

Por boas causas?????no comment ?