Associações e Instituições Privadas
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa30

Santa Casa da Misericórdia - Passividade de acção por parte da direcção

Ângela Gonçalves apresentou a reclamação
17 de maio 2019

Boa tarde, venho por este meio fazer uma reclamação face à instituição que o meu filho frequenta por me sentir de alguma forma ignorada relativamente à seguinte situação. Na semana passada no "Dia do brinquedo" o meu filho levou para a escolinha um brinquedo bastante genérico. Quando o fui buscar o brinquedo não estava com ele, pensei, tal como já aconteceu outras vezes que se tinha esquecido dele na sala e quando voltasse à escola estaria lá, não estava. Falei com as responsáveis pela sala que me referiram que tinham procurado o brinquedo mas não o encontraram, alguém o teria levado por engano, para eu ir procurando que entretanto apareceria. Após quase uma semana a perguntar e depois das responsáveis pela sala falarem com as colegas a ver se tinham encontrado o dito brinquedo, ninguém o conseguiu encontrar. Chegou ao meu conhecimento que esta situação é recorrente e costumam desaparecer artigos da escola. Questionei porque se isso acontece não foram informados os pais para estarem mais atentos ao que os filhos levam da escola para casa. Disseram-me e bem que elas (auxiliares e educadoras) não têm forma de controlar nem informar todos sobre esta situação.
Entenda-se que o meu problema não é com o brinquedo em falta, mas com a mensagem que se está a passar a crianças pequenas que "Se gostares de alguma coisa que não é tua podes levar para casa sem existir consequência nenhuma...".
Fui falar com a Diretora da escola sobre a possibilidade de se informar os pais que esta situação estava a acontecer e qual não foi o meu espanto quando a Senhora desvalorizou completamente o que lhe reportei e ainda me disse que não ia fazer nada porque não estava nada a acontecer e que eu podia ficar descansada em relação à mensagem que estava a ser passada às crianças. Segundo a senhora a minha situação foi uma situação pontual e nada podiam fazer porque o brinquedo não estava identificado.
Gostaria de esclarecer mais uma vez que a minha questão não é com o brinquedo mas sim com o ato em si que foi praticado (levar algo que não era seu para casa).
Obrigada

Data de ocorrência: 17 de maio 2019
Cara Ângela Gonçalves.
Desde já agradecemos o seu contacto. Pela sua mensagem não conseguimos identificar o estabelecimento em causa. Pedimos que nos envie essa informação como "dados confidenciais" para podermos dar o melhor seguimento à sua queixa.

Obrigado,
20 de maio 2019
Bom dia, enviei em anexo privado os contactos da instituição.
Obrigada pela atenção,
Cara Ângela Gonçalves,
obrigado pelo rápido envio da informação. Pelo que é possível perceber, este estabelecimento pertence à Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande. As duas instituições, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande são independentes entre si, sendo que uma não está sob dependência da outra. Desta forma, sugerimos que enderece o seu pedido à Misericórdia da Marinha Grande.

Obrigado,
Ângela Gonçalves avaliou a marca
14 de setembro 2021

Durante todo o processo a marca mostrou vontade de resolver a questão, embora a tenha minimizado.