Servelec - Serviços de Electrónica, Lda
  • Rua Doutor Aquiles Machado 2 B/C
    2745-074 Queluz
  • comercial@servelec.pt

Servelec - Recebi um produto partido e mesmo depois de muitas vezes ter tentado junto da servelec ter resolução, não obtive

António Luis Múrias Bessone Mauritti
António Mauritti apresentou a reclamação
30 de janeiro 2024
Venho assim apresentar a minha reclamação à empresa Servelec. Sítio online de vendas: https://servelec.pt/
A minha opinião acerca da Servelec: A Servelec é uma empresa focada em ganhar dinheiro, criando serviços inúteis que lhe trazem mais dividendos sem de facto associar serviços que tragam reais vantagens ao cliente.
A Servelec está disponível para apresentar e cobrar por todos os serviços mesmo que inúteis, apresentando-os como soluções adicionais de garantia que em nada servirão a quem os utilizar. Penso ainda que a Servelec não é uma empresa de confiança, a Servelec não escolhe os seus parceiros com base num critério de serviço prestado aos seus clientes, mas sim pelas vantagens que aparentemente trará ao movimento financeiro resultante das vendas da Servelec, sem a preocupação de criar laços cliente fornecedor de serviços, entre a Servelec e os que confiaram no serviço que a Servelec oferece.
A qualidade do serviço de uma empresa, vê-se quando as coisas não correm segundo o esperado, o serviço ao cliente, não pode ser tratado simplesmente como um departamento que existe para fins estatísticos, mas como o local onde são dirimidas as questões associadas à relação da empresa e os seus clientes, e claramente, a Servelec não tem isso, um serviço ao cliente que esteja verdadeiramente focada em resolver questões entre partes, ou pelo menos no que me diz respeito, não senti que isso acontecesse da parte da Servelec.
Recentemente fiz uma compra à Servelec, pedido nº 60441 - fatura 106574, realizado no mês de novembro de 2023 e expedida no mês de dezembro do mesmo ano.
Entretanto na altura da compra à Servelec, pois tratava-se de uma Smart-Tv, optei pelo serviço adicional frágil sugerido pela Servelec, um serviço que em princípio me daria garantias adicionais, mas como explico mais à frente, tem como única utilidade a Servelec ir buscar mais uns trocos ao cliente.
Na altura da entrega, pelo facto de não conseguir garantir que conseguia estar em casa, após uma tentativa de entrega, optei pela opção entrega num ponto de recolha, serviço entretanto disponibilizado e sugerido.
Porém, na altura de levantamento, e depois de manusear a caixa, debaixo da extensa camada de plástico colocada, percebi que a embalagem de cartão estava danificada, verifiquei que existia um rasgo no cartão, sob a película de plástico que a cobria e que terá sido colocado pela Servelec e que faria parte do serviço frágil, oferecido pela Servelec, segundo relato telefónico com a Servelec.
Imediatamente, decidi documentar para a Servelec, o processo de desempacotamento fotografando. Ao verificar que o monitor da televisão estava partido, assim que me apercebi do dano, entrei imediatamente em contato com a Servelec, o que se diga não foi fácil, 40 minutos à espera que resolvessem 1 chamada em espera aos serviços Servelec, o que na altura sinceramente pareceu-me muito, mas foi o que de resto aconteceu em todas as chamadas para a Servelec que depois efetuei, nunca tive mais que 1 chamada em espera, mas o tempo de espera foi sempre acima dos 30 minutos, tendo desistido na maior parte das vezes, pois estava a trabalhar.
Infelizmente, a minha experiência no processo de reclamação junto da Servelec foi extremamente frustrante.
O serviço de resolução de problemas da Servelec é especialmente ineficaz, sem objetividade nem consideração pelos seus clientes, na verdade a contratada (Servelec) rápido me explicou que iria tentar com a transportadora a resolução do problema, na altura anuí e como tinha passado a black Friday e o Natal estava aí, percebi que não ía ser rápido, o que de resto me foi indicado, mas nunca que a extensão do problema por ter comprado à Servelec, chegasse onde chegou.
No primeiro mês após o ocorrido, apenas recebi uma tentativa de contato telefónico por parte da Servelec, durante o meu horário de trabalho e um email enviado pela Servelec, a indicar exatamente isso, tentaram ligar-me. Eu tentei retribuir ligado à Servelec, mas demorou sempre muito tempo a resolver a chamada que estava em espera, e como estava a trabalhar, não podia simplesmente estar ao telefone à espera. Posteriormente, todas as respostas por e-mail, como respostas a contactos meus, nunca por iniciativa da Servelec, foram inconclusivas, e apenas após quase quatro horas (acumuladas nas várias tentativas de contacto) de espera e passado quase 1 mês sobre a ocorrência, consegui voltar a falar com um representante da empresa Servelec.
Durante o processo de comunicação, a Servelec informou-me que a responsabilidade recaía sobre a empresa de transporte contratada pela Servelec, a VASP. No entanto, pelo facto de aceitar a embalagem enviada pela Servelec, sem mencionar danos, a transportadora terá recusado assumir a responsabilidade.
Isto levanta questões significativas face aos serviços apresentados pela Servelec, e é importante destacar que, no ponto de recolha, não há meios para relatar suspeitas de danos, tornando-se impossível documentar inconformidades à Servelec.
Também me levantou questões sobre a eficácia do serviço "Frágil" oferecido pela Servelec e pelo qual paguei à Servelec, considerando que não houve proteção real por pare da Servelec para o produto, bem como perceber que não existiria salvaguarda por parte da Servelec no caso da embalagem estar integra, mas o equipamento vendido pela Servelec, partido.
E isso pessoalmente levantou-me uma questão ainda maior, a perspetiva que senti, a Servelec e os seus parceiros têm em relação aos clientes, fiquei com a ideia que em princípio a Servelec, pesna que potencialmente todos serão burlões e que em principio, os clientes da Servelec, poderiam partir um aparelho simplesmente porque teriam algum motivo sórdido, ou porque gostam de ter um aparelho inútil na sua caixa, uma vez que não me deu qualquer resposta a não ser um “pois, era complicado” à questão colocada à Servelec: E se a caixa estivesse integra e a televisão partida?
O que neste momento me põe a pensar e se formos alvo de uma burla, em que a nos enviam um aparelho partido ou já antes utilizado? Temos de partir do pressuposto que as empresas são todas sérias e que os clientes é que em princípio não o são? É isto que a Servelec acredita? Pois é isto que a Servelec comunica pelas suas ações.
São estes momentos e situações que caracterizam o espírito das empresas, e na minha conclusão a Servelec acredita que em princípio terei sido eu a partir o aparelho, só pode ser essa a conclusão, nunca o foi dito por parte da Servelec, mas que outro pensamento posso ter senão este? Não sou ressarcido pela Servelec, mesmo depois de ter cumprido tudo aquilo que a Servelec sugere e que esteve disponível na prestação do serviço oferecido pela Servelec, então é porque em princípio fui eu o responsável, apesar de ter feito tudo o que estava ao meu alcance e disponibilizado pelo serviço de entregas para relatar o mais rapidamente possível o ocorrido.
Num dos contactos, a Servelec, Informou-me que a transportadora, contactou o ponto de recolha e que terão informado que a embalagem estaria bem no ato de entrega, porém não falaram com a pessoa que procedeu à entrega, nem o ponto de recolha terá sido taxativo, pois eu fiz o mesmo exercício, e a resposta obtida, segundo o ponto de recolha, foi incerta: que após um mês não era seguro afirmar, mas a informação era de que, em princípio, a embalagem estaria íntegra, mas sem certeza, até porque estava envolta num plástico que tapava completamente o cartão.
E na verdade no ato de entrega, a embalagem parecia integra, pois estava completamente coberta por película plástica, colocada pela Servelec, não se via a embalagem de cartão.
Também de referir que no processo de envio da encomenda, a Servelec envia recomendações de segurança, tais como: é recomendado verificar o número de volumes e o estado da encomenda antes de assinar a guia de transporte. Recomenda-se ainda que, no momento da entrega, caso haja alguma suspeita de dano ou violação da embalagem, o cliente assinale na Guia de Transporte ou Lista de Entregas, comunicando imediatamente à empresa. Porém como explico à frente estes passos não foram disponibilizados u simpesmente não existem no processo, pelo que estão inconformes os procedimentos sugeridos pela Servelec
Fiz uma aquisição posterior para testar esta situação, com outro fornecedor, não à Servelec, e verifiquei que, o mesmo ponto de recolha informou-me que não dispõe de guias de transporte e utiliza apenas uma aplicação onde não é possível mencionar qualquer suspeita de dano, ou pelo menos não sabem como o fazer, eles funcionam simplesmente como “caixa postal” ou “ponto de recolha”.
Esta situação compromete a possibilidade de seguir as instruções fornecidas pela Servelec no ato de envio da encomenda, colocando em causa a possibilidade de se poder seguir em conformidade com o serviço, que em princípio a Servelec oferece.
Porém, a minha preocupação vai além da situação atual. Se a embalagem estivesse íntegra, mas o monitor estivesse danificado, qual seria a garantia que eu teria em como existia resolução por parte da Servelec? A Servelec não me respondeu a esta possibilidade.
A Servelec, em última análise, recusar-se-ia a assumir responsabilidades? Qual é o critério? A Servelec e os seus parceiros são sérios e os seus clientes não, pois de certeza que, se está partida e não mencionou no ato de receção (até porque não havia como mencionar, como antes referido) e não existia forma mais rápida que a efetuada: contacto telefónico, com espera de cerca de 40 minutos ou mais, e email de imediato? A Servelec não me conseguiu explicar como é que nos podíamos salvaguardar, pois, segundo o mesmo ponto de recolha, depois de aceite a encomenda, não a podemos devolver, ou pelo menos eles não aceitam.
Essa incerteza é alarmante e questiona mais uma vez a eficácia do serviço oferecido pela Servelec "Frágil", tendo permanecido ainda com a pergunta acerca das vantagens que estão de facto incluídas neste serviço adicional oferecido, nem que garantias estão associadas ao mesmo, é um serviço que existe, que ainda é oferecido pela Servelec, e que única vantagem é a colocação de uma película plástica?...
Nesse contacto foi-me informado por parte da Servelec, que iria haver uma reunião ao mais alto nível por parte da Servelec, e que um dos pontos em agenda seria este… nunca me foi informado por parte da Servelec qual a solução a apresentar, apesar de em algumas das vezes me ter sido perguntado se preferia que a Servelec me devolvesse o dinheiro ou substituísse o aparelho, o facto é que a Servelec, nunca concretizou nenhuma das opções avançadas, na altura ainda coloquei em causa uma ou outra, mas neste momento, só quero mesmo é que me seja devolvido todo o dinheiro cobrado pela Servelec.
Uma vez que o meu contrato foi estabelecido com a Servelec, que, por sua vez, contratou os serviços de uma terceira entidade, compreendendo ainda que essa entidade poderá ou não ter responsabilidades no ocorrido, mas na verdade, é um assunto que me ultrapassa. Porém e na verdade, o serviço foi contratado à Servelec que escolheu o prestador de serviços com quem realiza as entregas, e que mantém ainda como parceiro nas entregas, pelo que deve estar satisfeita com a relação estabelecida, o que me levanta ainda mais questões em relação à Servelec e me leva a ter conclusões pessoais severas acerca da Sevelec, até porque hoje confirmei que a realidade existente nos pontos de recolha, se mantém, e as recomendações por parte da Servelec também, o que configura sinceramente e na minha opinião, um desejo imenso de continuar a oferecer um enorme nada.
Assim, solicitei que a Servelec tomasse uma posição definitiva sobre este assunto durante a semana que se seguia ao envio da reclamação às Servelec.
Já depois de muitas tentativas de resolução e contacto, sem conclusão, com respostas inconclusivas e com a informação que nessa semana ou nesse dia de contacto telefónico, iriam haver reuniões ao mais alto nível por parte da Servelec, para resolução da situação.
Nunca existiu de facto pelo menos uma resposta, conclusiva, por parte da Servelec. Depois de se terem esgotadas todas as outras tentativas, tendo dado ainda mais uma semana para uma cabal resolução da situação…
A verdade é que nunca mais recebi qualquer contacto por parte da Servelec, foi essa a posição da Servelec, demonstrando uma clara falta de respeito para com os seus clientes e cimentando cada vez mais, a ideia que se foi formando acerca do respeito que a Servelec nutre pelas pessoas que confiam nos seus serviços e nas opções de escolha dos parceiros por parte da Servelec.
De notar que esta não foi a minha primeira compra à Servelec, e que nisto tudo, ainda não consigo perceber, a clara indiferença da Servelec, uma empresa que tem uma grande parte do seu negócio a ser estabelecido online, não perceber o impacto que tem, para a Servelec, transformar um cliente promotor, em detrator.
Neste momento sou assumidamente um detrator da Servelec, não compro à Servelec, não aconselho comprar à Servelec e tornarei pública esta minha posição acerca da Servelec, de todas as formas possíveis, pois sinto-me ENGANADO pela Servelec.
Relembro que minha aquisição à Servelec, incluiu não apenas a televisão, mas também o serviço de transporte e o upgrade "Frágil", oferecido pela Servelec, pelo qual paguei um valor adicional à Servelec, sendo superior este upgrade a 60% do valor total do transporte, sem ainda perceber o que está incluído nesse serviço cobrado pela Servelec.
Na verdade, não tenho muitas expetativas quanto à resolução desta questão, e o meu sentimento em relação à Servelec é sinceramente que a Servelec é uma empresa que não age na forma mais correta, uma vez que não devolveu ao cliente o produto/serviço de acordo com o que a Servelec garantiu realizar e sobre o qual estipulou um valor, que cobrou e foi pago à Servelec, no prazo estipulado.
De um lado, ficou a Servelec e os parceiros por si escolhidos na realização de um negócio, com os seus lucros e prejuízos, do outro um cliente que nunca mais será da Servelec e que tudo fará para que outros saibam da sua história penosa com a Servelec e que não passem pelo mesmo, pois quando o negócio ultrapassou a normalidade, a Servelec mostrou a empresa que é e o sentimento que tem pelos seus clientes, e o dinheiro que esses clientes lhe confiam.
António Mauritti
Data de ocorrência: 12 de dezembro 2023
Servelec
30 de janeiro 2024
Estimado Sr. António Mauritti,

Conforme indicado nos contactos anteriores, todos os equipamentos expedidos pela nossa empresa directamente para a morada do cliente são verificados quanto ao seu estado de conservação, pelo que podemos afirmar com total certeza que o equipamento se encontrava imaculado no momento em que abandonou as nossas instalações.
No acto de aceitação da encomenda, e conforme indicado no aviso que anexamos no exterior da embalagem, caso não seja efectuado o registo de dano não será possível activar o seguro contratado para estas ocorrências. Sem este registo presume-se que a mercadoria foi entregue pela empresa transportadora em boas condições pelo que a responsabilidade do dano é atribuída ao destinatário.
No seu caso em concreto, e por ter optado pelo levantamento no ponto KIOS, não lhe foi facultado um suporte escrito onde lhe fosse possível registar os danos presentes na embalagem. Assim, a transportadora assume a total responsabilidade pelo sucedido, e manifesta também a intenção de, mediante recolha do equipamento, avançar com o processo de indemnização.
Uma vez mais resta-nos lamentar a demora no tratamento desta questão e agradecer a compreensão dada a este assunto.

Esperamos de futuro ir ao encontro das suas expectativas.

Um bem-haja e boa saúde, Equipa SERVELEC