SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês

SMTUC - Autocarro não parou

André Lourenço
André Lourenço apresentou a reclamação
15 de março 2024
Boa tarde. Escrevo esta reclemação para reportar uma falha grave do serviço que deve ser urgentemente melhorada.

No dia 15/03/2024, encontrava-me na paragem 1803 à espera de um autocarro na linha nª37.
Por volta das 18:30, passou o autocarro ao qual eu fiz sinal de paragem atempadamente. Mesmo estando o senhor motorista a olhar para mim o mesmo não procedeu à imobilização do veículo.

Apesar de nesta paragem não estar a sinalizada a paragem desta linha, e esta não fazer parte do normal percursa da linha, devido ao encerramento do viaduto do Calhabé encontra~se na paragem um aviso onde consta:
"No que diz respeito aos acessos ao Bairro Norton de Matos e Vale das Flores, as Linhas 11, 24, 34, 34T e 37 a partir da Rua D. Manuel I vão circular alternativamente pela via de acesso ao “interface” da Praça 25 de Abril, Rua do Brasil, nova rotunda, Rua Tomé Rodrigues Sobral, nova via de acesso da Praça 25 de Abril, Rua D. João III, Rotunda das Palmeiras, Rua Monsenhor Augusto Nunes Pereira, Rotunda das Bandeiras, Rua de Moçambique e Rua de Angola regressando ao percurso habitual a partir da Rua da Guiné. A paragem 1805 (localizada na rua de Angola) vai ser suspensa temporariamente pelo que se aconselha a utilização das paragens 1803 na mesma artéria, ou a paragem 1806 na Rua da Guiné."

Este tipo de avisos não serve de nada se depois as informações não são passadas aos motoristas, criando apenas mais confusão e contribuindo para um serviço prestado que é bastante deficiente.
É uma falta de respeito para com os utentes que todos os meses pagam o passe.

Gostaria também de mencionar que uma vez que a respetiva paragem é apenas um poste, deveriam pedir junto das entidades responsáveis algum tipo de medidas dissuasoras do estacionamento incorreto em frente à paragem que fazem com que a mesma perca visibilidade.
Data de ocorrência: 15 de março 2024
18 de março 2024
Registo nº 2503 – Processo nº 2024/950.20.001/151

Exmo. Senhor André Lourenço,
Agradecemos a sua comunicação de 15 de março de 2024, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e oportunamente voltaremos ao vosso contacto.

O Serviço de Apoio ao Cliente

25 de março 2024
Resposta à reclamação,com o registo n.º 2358. *Processo nº 2024/950.20.001/151.

Exmo. Senhor André Lourenço,

Reportamo-nos ao seu contacto de 15 de março de 2024, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Como é do conhecimento público encontram-se a decorrer, um pouco por toda a Cidade de Coimbra, as obras de implementação do Sistema de Mobilidade da Metro Mondego, situação que tem originado constrangimentos na circulação viária diariamente e à qual o transporte público não é imune. Essas obras, pela dinâmica da sua evolução, obrigam à implementação de percursos alternativos e relocalização de locais de paragem.

Atendendo à complexidade das obras em curso, como é o caso particular da zona do Estádio Cidade de Coimbra, na zona da Solum, esses constrangimentos têm afetado particularmente as linhas que percorrem essa zona da cidade, originando constantes alterações ao percurso das linhas e readaptações dos locais de paragem. Ainda assim, acompanhamos as alterações introduzidas e diligenciamos no sentido de minimizar os incómodos para os nossos passageiros, informando-os logo que possível dessas alterações.

Averiguada a situação, o motorista visado confirmou ter efetuado serviço no dia, hora e linha em causa, muito embora não tenha assumido os factos descritos no teor da reclamação apresentada por V/Exa.ª, afirmando que no exercício das suas funções, sempre que efetua a aproximação a qualquer local de paragem, tem o cuidado de verificar se está algum passageiro na paragem e se efetua o respetivo sinal demonstrando da sua intenção de viajar.

Agradecemos o teor da sua comunicação, reiterando que os SMTUC se encontram a envidar todos os esforços, no sentido de colmatar os problemas indicados e melhorar continuamente a prestação do serviço público de transporte, junto dos nossos passageiros, não deixando, contudo, de apresentar as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

O SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE

25 de março 2024
Resposta à reclamação,com o registo n.º 2358. *Processo nº 2024/950.20.001/151.

Exmo. Senhor André Lourenço,

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

O SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE

André Lourenço