Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Atrasos da linha 601

Sara Dias apresentou a reclamação
26 de fevereiro 2019
Por este meio já fiz três queixas neste último meio ano, pelo site o número triplica. A resposta é sempre a mesma, os atrasos são sempre justificados com imprevistos, eventos únicos, trânsito. Mas a verdade é que os atrasos da linha 601 são tudo menos esporádicos, são literalmente diários. Estou há uma hora à espera da linha 601, dois autocarros falharam, o terceiro nem aparece na app. Os serviços prestados são uma miséria, serviço que não valorizam o tempo do cliente. E continuam a prestar estes serviços míseros porque não existem alternativas viáveis. Os utilizadores da STCP, especialmente da linha 601 não têm voz, enviam queixas para a entidade que dá uma resposta pré-feita, enviada a todas as queixas, sendo que não existem quaisquer consequências para o serviço terrível que é prestado. Fazer esta queixa em si é inútil, mas ao menos fica registado o meu descontentamento. Não recomendaria este serviço a ninguém.
Data de ocorrência: 26 de fevereiro 2019
STCP
Estimada Cliente Dª Sara Dias, bom dia

De acordo com a reclamação apresentada via Portal da Queixa, permitimo-nos colocar à consideração:

1. Refere que é a terceira reclamação que reporta à STCP. Na verdade facultámos sempre a versão que corresponde a análises fundamentadas em registos informáticos de GPS. Compreenderá que, viajando na linha 601, constatará que o percurso tem troços em que o congestionamento de trânsito conflitua com a fluidez normal, em determinados período do dia, para qualquer operador.
2. Analisámos o dia 26/02 (presumimos que pretenda reportar esse dia, embora não refira paragem, sentido e hora), não tendo constatado qualquer falha de autocarro para corresponder aos horários planeados afixados nas paragens. Observámos efectivamente que no período entre as 18h30 e as 20h00 existiram incumprimentos superiores aos normais, por congestionamentos de período temporal mais alargado.
3. Compreenderá que algumas linhas pelos percursos percorridos (exemplo: zona da Areosa, Hospital de S., João, Baixa, Mouzinho da Silveira, Marginal de Gaia, entre muitas outras), cumprir horários planeados, será de enorme dificuldade, por razões exógenas à STCP.

Lamentando os transtornos causados, aceite os nossos melhores cumprimentos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota: caso pretenda apresentar futuramente qualquer sugestão/reclamação, sugerimos que utilize o endereço linhaazul@stcp.pt

Manuel Moreira

Apoio Clientes
Departamento de Marketing

Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, SA
Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13º. 4350-158 Porto
Tel.: +351 22 507 1038 Fax :+351 22 507 1150
6 de março 2019
Boa tarde. Não referi o dia, é verdade, mas disse hoje e a queixa tem uma data em que foi submetida portanto. Foi dia 26/02. Outro pormenor, a paragem está descrita, e naquela paragem, BCM3 (Boavista Casa da Música 3) só passa 601 num sentido. Que obviamente é para o Aeroporto. Eu dei a informação, mesmo que não esteja explícita, basta abrir a lista de autocarros que passam nessa paragem para compreender que o 601 apenas passa num sentido. Terá de verificar a secção de informação que é apenas enviada à marca, uma vez que eu nem deveria responder com este tipo de dados em público.

É a terceira vez sim, e não estou a perceber o que tem a ver os dados do GPS. Nunca vim para aqui falar sobre atrasos que não fossem graves, primeiro. Segundo nesse mesmo 507 que apanhei uma estavam mais duas pessoas a falar do mesmo. Portanto, apesar de ter sido a única a fazer queixa, não fui a única a ser condicionada.

Mais, não aceito essa argumentação que os utentes têm que compreender que há muito trânsito. Se fosse um atraso de 10/15/25 minutos, eu até compreendia. Agora mais de uma hora? Acha que isso é compreensível e aceitável? Não estou aqui a queixar-me de um atraso no esporádico de 15 minutos.

Por fim, porque devo apresentar queixa por essa via?

STCP
6 de março 2019
Enviado email via Apoio a Clientes da STCP, a fim de ser facultada hora de incumprimento