Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Informações induzem usuário ao erro

Renata Aiala de Mello
Renata Mello apresentou a reclamação
15 de fevereiro 2019

Venho, através deste, apresentar recurso à coima cuja infração foi detetada em 28 de janeiro de 2019, auto de notícia 91341-B (Contraordenação grave - nº 1 do artigo 7 da Lei nº 28\2006, de 4 de Julho - a utilização de título de transporte inválido para a carreira, percurso, zona, linha, comboio ou classe em que o passageiro se encontre a viajar).

Em 28 de janeiro de 2019 às 13h47, adquirimos, meu marido e eu, na estação de Metro Casa da Música, os títulos de transporte 1162 3074 53 8289 U e o 1232 9410 0975 4752 U e carregamos com passagens Z3 para efetuar uma viagem de autocarro até Matosinhos.

Em 28 de janeiro de 2019, ao carregar o título de transporte para efetuar o deslocamento até Matosinhos, minha esposa e eu consultamos a lista de estações de Metro disponível ao lado direito da máquina do Andante. Tendo em vista não haver as paragens de autocarro especificamente, fomos pela localização mais próxima do Metro, ou seja, as estações de Matosinhos Sul, Matosinhos Mercado, Senhor de Matosinhos, Câmara de Matosinhos, todas na Zona Z3. Estamos há poucos meses no Porto e não conhecemos muito bem a cidade e tampouco as cidades próximas. Portanto, compramos os títulos de transporte para a Zona Z3, pois era o que estava indicado para a cidade de Matosinhos na lista da máquina do Andante.

Durante o trajeto do autocarro viatura 3204, linha 601, turno 4, sentido Aeroporto, às 14h21 fomos abordados pelos agentesda STCP na paragem Rotunda Exponor, que assinalaram que nossos títulos de transporte eram para a C3 e não C4, região na qual nos encontrávamos. Essa informação nos deixou confusos, tendo em vista não sabermos ainda a diferença entre Z3 e C3. Contamos detalhadamente nossa jornada aos agentes e dissemos que nos enganamos, que havia comprado as passagens para a Z3, pois era alí que ficava a cidade de Matosinhos. Eles me informaram que ali não era mais Matosinhos e sim Leça de Palmeira. Confesso que ficamos ainda mais confusos, pois um Centro comercial se chama Shopping Mar Matosinhos, mas fica, na realidade, em uma cidade com outro nome.

Tendo em vista a falta de informação nas máquinas Andante das estações relativas às zonas do autocarro, a ausência da zona C4 no mapa da estação, a confusão entre nomes e limites das zonas, ao fato de em uma mesma cidade (Matosinhos) haver duas zonas diferentes; tendo em vista ter sido um erro por falta de conhecimento do mapa com as zonas e da região na qual nos encontrávamos, e também por ser a primeira vez em que recebo uma autuação peço, delicadamente, que reconsiderem a coima aplicada e façam a devolução do recurso.

Data de ocorrência: 15 de fevereiro 2019
STCP
15 de fevereiro 2019
Estimada Cliente Dª Renata Mello, boa tarde

A exposição apresentada via Portal da Queixa, permite-nos a seguinte avaliação:

Foi apresentada à STCP no dia 01/02/19 reclamação sobre o mesmo assunto, que obteve o nº de registo 2019.00324

Tendo sido analisada, brevemente ser-lhe-á facultada resposta

Obs.: Gostaríamos ainda de salientar, no que respeita à informação ao público, que após a aquisição de qualquer título de transporte, os nossos clientes têm ainda a informação do zonamento em todos os horários afixados nas paragens e também dentro dos autocarros, na informação dos displays eletrónicos onde é mencionada a zona respetiva de cada paragem e através do sistema sonoro que anuncia o fim do zonamento.

Com os melhores cumprimentos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota: caso pretenda apresentar futuramente qualquer sugestão/reclamação, sugerimos que utilize o endereço linhaazul@stcp.pt

Manuel Moreira

Tel.: +351 22 507 1038 Fax :+351 22 507 1150
Renata Mello
17 de fevereiro 2019
Caro, Manuel Moreira,

A reclamação de nº de registo 2019.00324 já foi respondida pedindo que façamos, meu esposo e eu, o pagamento da coima, e assim o fizemos. Não estamos interessados em apenas obter a devolução do valor referente a coima como também, e principalmente, relacionar o erro cometido no carregamento dos bilhetes à péssima informação prestada pelos controladores do serviço.

Como já mencionado anteriormente, é improvável, para não dizer impossível, que um usuário vá até uma parada de ônibus para ver qual o destino e assim contar as zonas de autocarros para só então retornar a uma estação de metro para fazer o carregamento/compra dos bilhetes. Se já é complicado entender o zoneamento e contagem de zonas para os que vivem aqui no Porto (dada a quantidade de reclamações existentes nos meios de reclamação), imaginem para alguém que está aqui a pouco tempo e utilizou o serviço de autocarros em raras situações.

Portanto, diante de tal explanação peço mais uma vez que reconsiderem a coima aplicada uma vez que não tinhamos informação suficiente para fazer o carregamento/compra do bilhete para a zona adequada.
STCP
18 de fevereiro 2019
Estimada Cliente Dª Renata Mello, boa tarde

Efetivamente terá recebido resposta formal a reclamação apresentada na STCP, analisada pelo departamento de autos.

Reforçamos a informação facultada no email anterior:

Com os melhores cumprimentos

Manuel Moreira