Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Pedido de suspensão de coima

Micael Seabra
Micael Seabra apresentou a reclamação
9 de outubro 2014

Venho por este meio pedir a suspensão do “Auto de notícia” - Coima por infração ao disposto m), que me foi aplicada no dia
09-10-2014 às 12h39, pelo seguinte facto:
Eu sou do Algarve, concelho de Alcoutim, freguesia de Giões, com o código postal 8970-104. Por lá estou habituado a andar nos transportes da EVA nos quais se faz o pagamento ao motorista ou à bilheteira e apenas temos de entregar o mesmo bilhete ao motorista/segurança para confirmação do mesmo.
Sendo estudante de Coimbra, vim visitar a minha família, cá ao Porto e mais uma vez, na viagem feita pela Expresso, comprei bilhete e o motorista confirmou o mesmo. Porém, hoje fiz duas viagens, uma de Gondomar para Rio Tinto, a qual o meu tio confirmou os cartões e outra da paragem STA. EUCÁCIA (paragem indicada no auto de notícia) para Gondomar. Na segunda viagem, a qual realizei sozinho, como reparei que o meu tio passou os cartões pela máquina na viagem anterior, eu fiz o mesmo e fui me sentar. Acontece que, cerca de duas paragens antes da paragem de Gondomar, os seguranças detetam que o meu cartão não tinha sido validado pela qual ainda tinha uma viagem disponível no cartão 000002715308. Não sei o porquê de o meu bilhete não ter sido validado mas garanto que não era minha intenção passar sem validar, aliás, isso aconteceu porque não tinha conhecimento do sistema e pelos vistos é preciso esperar algum tempo até o cartão dar entrada.
Refiro ainda que não tenho possibilidade de pagar a mesma coima caso me seja atribuída. Pois eu aguardo a resposta à candidatura ao alojamento nas residências da Universidade de Coimbra, porque não tenho possibilidade de pagar um quarto privado.
Quero assim, por todo o motivo mencionado e descrito anteriormente (situação que até é reconhecida pelo IMTT), o
perdão da coima aplicada nº68767.

Por acréscimo identifico um dos dois seguranças (que comprovaram que eu tinha bilhete no cartão) que se fizeram acompanhar a para eu ir buscar o cartão de cidadão como documento comprovativo das informações que lhes prestei.

Autuante: Nuno Miguel Rocha, nº 407 (STCP)

Data de ocorrência: 9 de outubro 2014
STCP
16 de outubro 2014
Exmos Senhores, bom dia

De acordo com o email enviado, informamos que a STCP disponibiliza a todos os seus clientes e não-clientes, canais próprios para reclamações/sugestões:
Através de email
Através de contactos telefónicos para Call Center (Linha Azul)
Através de impressos disponibilizados em todos os Postos STCP ou Andante
Através de Livro de Reclamações
Para mais informações, poderá entrar em contacto com a Linha Azul de Segunda a Sábado das 08h00 às 20h00, através dos contatos 808 200 166, 226 158 158, ou via email linhaazul@stcp.pt

Poderá consultar os sites www.stcp.pt e www.itinerarium.net.
Também é possível consultar os horários em tempo real em www.stcp.pt , descarregando o widget SMSBUS disponível na página de entrada.
Se pretender, poderá ainda utilizar a aplicação para telemóvel em www.move-me.mobi .

Com os melhores cumprimentos
Manuel Moreira