Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Reclamação

Eduardo Morais
Eduardo Morais apresentou a reclamação
28 de junho 2019
venho por este meio dar-vos conhecimento de uma situação e ao mesmo tempo apresentar uma reclamação: hoje de manha às 8,35h, na central de autocarros Bom Sucesso, na paragem do 704 (sentido Boavista-Codiceira-BS4), aconteceu o seguinte: quer eu, bem como outros passageiros estávamos à espera do 704 para iniciar a viagem (sentido Codiceira), quando o mesmo chegou às 8,35h, deixou sair todos os passageiros (era fim de linha), mudou o identificativo do destino e após abrir as portas da frente do autocarro o motorista gritou: "704"; nesse momento, quer eu, quer outros passageiros, levantamo-nos e dirigimo-nos para a porta de entrada do autocarro quando este arrancou de repente. Ficamos espantados, a sacudir os braços e a chamar pelo autocarro tentando, em vão, chamar à atenção do motorista no sentido de que este parasse e nos deixasse entrar. De ressalvar que, na paragem fiquei eu, uma senhora idosa de canadianas que ficou "a meio do caminho" pela sua dificuldade em andar, um senhor juntamente com o seu filho de uns 5 anos e um jovem com pouco mais de 20. Durante esta situação inesperada, não foi possível tomar nota quer da matricula do autocarro, quer do número do mesmo, de forma a identificar exactamente o motorista em causa. Esta atitude/comportamento do motorista revela, da sua parte, falta de profissionalismo, falta de educação, de respeito e cuidado, pois este não é nem deve ser o comportamento da sua profissão, lembrando ainda, que está a lidar com pessoas.
Como consequência, tive que apanhar outro autocarro, cheguei atrasado ao emprego (já depois das 9h) e muito provavelmente os outros passageiros também sofreram transtornos. Quem se responsabiliza?

Sabendo que esta situação não pode ser revertida, pergunto: qual as motivações do motorista em causa? Porque arrancou tão depressa? Porquê que não deixou os passageiros entrar?

Termino, solicitando uma resposta da V/ parte no sentido de perceber o porquê desta situação, e que fossem capazes também de responsabilizar o respectivo motorista pelo seu inapropriado comportamento para que situações destas não se repitam.
Data de ocorrência: 28 de junho 2019
STCP
23 de julho 2019
Estimado Cliente Sr. Eduardo Morais, bom dia

Analisado o teor da sua reclamação, permitimo-nos colocar à consideração:

Na STCP procuramos garantir a competência técnica e comportamental dos nossos colaboradores através de formação inicial e de formação contínua.
Não obstante, admitimos que nem sempre agem como deveriam, penalizando a imagem da empresa.

Com base nas normas e procedimentos em vigor na STCP, foi dado o tratamento interno previsto e considerado adequado, à ocorrência reportada.

Aceite as nossas desculpas simultaneamente pelos incómodos causados, bem como pela morosidade na resposta.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota: caso pretenda apresentar futuramente qualquer sugestão/reclamação, sugerimos que utilize o endereço linhaazul@stcp.pt
Eduardo Morais
Eduardo Morais avaliou a marca
30 de julho 2019

Neste caso, demorou a resposta à reclamação.