50.1
Superprof SAS

Superprof - Cobrança indevida

Filipe Franco apresentou a reclamação
4 de julho 2023
No passado dia 10 de Junho enviei uma mensagem a uma professora da Superprof no sentido de averiguar o interesse e disponibilidade para me dar aulas. A professora respondeu que por indisponibilidade não poderia dar as aulas solicitadas mas, por erro, aceitou o pedido de aulas. Deveria ter enviado a mensagem anulando o pedido de aulas mas por engano aceitou o pedido. Em consequência, a Superprof cobrou-me 19 euros relativos ao "passe aluno". Contactei de imediato a linha de apoio "bomdia@superprof.com" a relatar o sucedido e a solicitar o reembolso dos 19 euros cobrados indevidamente, pois o erro tinha sido da professora. Recebi uma resposta por parte da colaboradora "Maria" a qual pediu desculpas por a professora ter aceitado o pedido sem estar disponível e disse que entraria em contato ela para lembrá-la das condições e da nossa política de aulas. No entanto ignorou a questão relativa ao reembolso. Voltei a contactar a linha de apoio lembrando que eu estava a ser cobrado por um erro que não era meu e que a questão do reembolso não tinha sido respondida. A "Maria" mais uma vez ignorou a minha pergunta afirmando que teria todo o gosto em ajudar-me a encontrar outro professor. Como a professora contactada é a única na plataforma que ensina especificamente o que eu pretendo, voltei a lembrar que mais uma vez a questão do reembolso tinha sido ignorada na resposta ao meu email. Finalmente no dia 13 de Junho recebi uma resposta da "Maria" dizendo "se não é do seu interesse encontrar outro professor, terei todo o gosto em reembolsar o valor do passe aluno". No dia 19 voltei a enviar um email lembrando que o reembolso ainda não tinha sido efetuado. Apenas no dia 21 (após insistir com outro email) recebi a resposta da "Maria" informando que "segundo as nossas condições gerais de utilização o reembolso é feito no prazo de 15 dias". No dia 29 de Junho enviei novamente um email recordando que já tinham passado 17 dias desde que me tinha sido dito que iriam proceder ao reembolso e que o mesmo ainda não tinha sido feito. Esta última mensagem não foi respondida até ao dia de hoje, 4 de Julho, e o reembolso também não foi efetuado. Entretando contactei a professora que me informou que a Superprof lhe pediu para cancelar o anúncio por forma a que os 19 euros me fossem devolvidos, o que prontamente fez. Ainda assim, já passaram 22 dias desde que me foi dito que "teriam todo o gosto em reembolsar o valor do passe aluno" e a verdade é que o reembolso não foi efetuado. Pergunto se é prática comum da Superprof faturar em cima dos erros dos professores, penalizando os alunos com cobranças indevidas. Pergunto também se a norma de atuação do apoio a cliente da Superprof inclui ignorar os emails enviados pelos alunos, deixando-os sem resposta.
Data de ocorrência: 10 de junho 2023
7 de julho 2023
Finalmente hoje, dia 07 de Julho, foi efetuada a devolução do valor de 19 euros. Foram necessárias 15 mensagens de email e esta reclamação para ter o dinheiro restituído. Lamentável.
Superprof
27 de julho 2023
Bom dia Filipe,

Lamentamos que a nossa plataforma não tenha correspondido às suas expectativas.

Trabalhamos diariamente para melhorar os nossos serviços, e o feedback dos nossos alunos é importante para nós.

Como mencionámos através de email, o reembolso é feito no prazo de 15 dias, sendo que em casos excepcionais poderão ocorrer atrasos alheios à Superprof.

Relembramos que a Superprof é regida através de pilares fundamentais como a seriedade, tranquilidade e transparência e, por isso, ficaremos radiantes caso queira voltar a utilizar os nossos serviços.

A Superprof tem uma equipa totalmente disponível para esclarecer qualquer dúvida que possa ter. Pode contactar-nos via email através de bomdia@superprof.com, ou pelas redes sociais (Facebook e Instagram).

Aceda também à nossa página de ajuda para mais detalhes.

Atenciosamente,

Francisco
Filipe Franco avaliou a marca
7 de julho 2023

Condições de subscrição do serviço pouco claras quer para os alunos quer para os professores, dando origem a equívocos que resultam em cobranças inesperadas e indevidas. Ineficiência e lentidão na resolução de reclamações, passando a imagem de um serviço cujo foco é a cobrança e não a satisfação dos aderentes.