16.5

TAP - 40 dias há espera de um reembolso

Tatiana Alves Carneiro
Tatiana Carneiro apresentou a reclamação
12 de outubro 2019
A 30 de Agosto, por motivos que me são totalmente alheios, vi o meu voo Porto- Bordéus, cancelado pela TAP com 45 minutos de antecedência da hora prevista do voo. A alternativa encontrada era chegar a Bordéus mais de 24h depois da hora prevista, solução que foi recusada por não conseguir chegar a tempo do compromisso que motivava a viagem. Por esse motivo, conforme indicação do balcão de apoio da TAP no aeroporto, a 1 de Setembro foram feitos os respetivos pedidos de reembolso.
A 11 de Setembro verifiquei, no site da TAP que os reembolsos tinham sido autorizados. Nesse mesmo dia contactei a linha de apoio da TAP a pedir esclarecimentos, uma vez que por se tratar de uma reserva de grupo, o pagamento foi feito por transferência bancária e portanto não tendo pago com cartão de crédito ou débito, queria saber para onde ia ser devolvido o dinheiro. Não consegui obter uma resposta, sendo-me dada a indicação para enviar um email para rarefounds@tap.pt. A 16 de Setembro, recebi um email de reembolsosweb@tap.pt a indicar-me que não dispunham dos dados bancários para devolver o dinheiro, sendo que os mesmos foram enviados no próprio dia.
De acordo com o documento “Condições Gerais de Transporte”, disponível no site da TAP no ponto 9.2.2 e encontrando-me nas condições que aí são referidas, é dito que há direito a reembolso e que este deve ser efetuado no prazo de 7 dias. Ora está claramente a haver um desrespeito pelos meus direitos enquanto passageira.
Para além disso, nas FAQ’s relativamente aos reembolsos, é dito que o reembolso deve ser feito dentro de 7 dias se pago com cartão de crédito e 21 dias se cartão de débito. Mesmo não havendo informação sobre as situações de transferência bancária, passaram já 40 dias desde o pedido de reembolso, e cerca de 30 desde que o reembolso foi autorizado.
A par disto foram feitas já duas reclamações, que geraram os códigos 2019-0000672519 e 2019-0000715217 a referir o atraso no reembolso. A resposta obtida, diz apenas que os reembolsos foram aceites e que devo verificar o extrato da conta do cartão com que foi paga a viagem. Isto revela um total desinteresse pelos assuntos sujeitos a reclamação, não havendo uma personalização dos problemas de cada cliente, limitando as respostas a frases pré feitas que nada acrescentam às informações geradas automaticamente no site.
Quando contactada a linha de apoio a cliente, dizem simplesmente que não têm como dar resposta à minha questão, dizendo-me para enviar mail ara rarefounds@tap.pt, sendo que o ultimo mail enviado para este endereço foi a 24 de Setembro, sem ter obtido qualquer resposta até ao momento.
Data de ocorrência: 12 de outubro 2019