16.5

TAP - Funcionário mal educado

carlos.brasao@sapo.pt
carlos.brasao@sapo.pt apresentou a reclamação
4 de julho 2019
No passado dia 01 de Julho viajei de Lisboa para o Funchal no voo TP 1697, que estava marcado para as 20h 40.
Fui avisado que o voo seria antecipado para as 19h 45, pelo que fui mais cedo para o aeroporto. Chegado aqui, fui informado que o voo voltava a ser às 20h 40, para mais tarde ser remarcado para as 22h!
Como se isso não bastasse, quando estava na fila para o check in um funcionário da TAP que se recusou identificar (homem de cerca de 30 anos, magro e alto) dirigiu-se a mim e, sem mais nem quê, pretendia agarrar na mala porque ela deveria ir para o porão, pois havia pouco espaço no avião, que estaria cheio.
Delicadamente, disse-lhe que não poderia satisfazer-lhe o capricho, pois tinha coisas na mala, que não poderiam ir para o porão, entre elas, medicamentos.
À vista dos demais passageiros, num tom desordeiro e ameaçador, exigiu-me que eu identificasse que objectos eram esses e que retirasse da mala os medicamentos, porque a mala teria de ir para o porão.
Retorqui dizendo que havia adquirido, propositadamente, uma viagem com mala de cabine, porque teria de fazer-me acompanhar dos medicamentos e de outros objectos que recusei identificar, pois entendi que não tinha de dar a saber a minha vida particular ao tal funcionário e aos demais passageiros.
Não satisfeito, o dito funcionário, continuou com ameaças e terminou dizendo que estaria na porta do avião para me tirar a mala ou eu não embarcaria.
Estranha esta forma de tratar os clientes!
E assim foi, lá estava ele à porta do avião e ao ver-me, chamou-me e voltou a insistir para eu deixar a bagagem, ao que eu recusei. De seguida, e num esforço para bloquear-me, obrigou-me a colocar a bagagem no Sizer e, vendo que aí cabia perfeitamente, lá me deixou passar em direcção ao avião.
Sublinho que o dito funcionário, não agiu assim com mais nenhum, outro passageiro!
Situações destas, acontecem e compreendo. Eu próprio já fui convidado a entregar a mala de cabine para ir para o porão, mais do que uma vez. Mas era CONVIDADO! Não de forma OBRIGADA e ameaçadora!
Além de servir mal os passageiros, a TAP parece que não dá formação aos seus funcionários.
Data de ocorrência: 4 de julho 2019