16.5
  • +351 218415000
  • Rua C - edifício 25
    1704-801
    Aeroporto de Lisboa

TAP - Reembolso de reserva (urgente)

Rodrigo Rangel Mendes
Rodrigo Mendes apresentou a reclamação
12 de maio 2021
Hoje, finalmente, após meses de tentativas de contacto para o número que me foi aconselhado pelo balcão da TAP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, de forma a resolver o meu problema (211234400), foi-me possível falar com um assistente da TAP em relação ao meu cancelamento e reembolso.
Em meados de Abril de 2020 realizei uma reserva de um voo para 2 pessoas com origem de Porto, Portugal (OPO) e com destino de Paris, França (ORY), datado de 24 a 30 de novembro de 2020. Entretanto, com a situação do coronavírus e de toda a pandemia, vi-me obrigado a cancelar e a pedir um reembolso no final de Julho/início de Agosto do mesmo ano (2020) visto que tenho a Doença de Crohn (já desde os 14 anos). Sendo uma doença crónica, foi-me aconselhado pela minha médica para que não realizasse esta viagem pois seria possivelmente de elevado risco, principalmente devido à situação existente naquele que seria o meu destino. A reserva efetuada foi realizada com o mesmo e-mail que estou a utilizar neste preciso momento. Após submeter o cancelamento e o pedido de reembolso para a minha reserva, foram-me emitidos dois códigos que recebi, por consequência, por e-mail, estando cada um atribuído a um dos passageiros da minha reserva.
Entretanto, os meses foram passando e a minha preocupação foi aumentando. Fui confirmando o estado dos meus reembolsos no website da TAP mas sempre sem qualquer avanço ou progresso. Chegando a 2021 decidi voltar a contactar a TAP pois estamos perante uma situação desagradável e, aparentemente, interminável. Dirigi-me então ao balcão da TAP, como foi dito no início desta mensagem, ao que me foi dito que tal apenas poderia ser resolvido através do número telefónico que me foi fornecido. Durante meses fui ligando para este contacto, sempre sem sucesso. A chamada durava em média 2 minutos e desligava-se automaticamente após estar uns segundos "em espera". Isto prolongou-se por dias, semanas e meses. Hoje, 12 de Maio de 2021, às 11:38, mais de 1 ano depois de ter realizado a minha reserva, a minha chamada foi finalmente atendida. Forneci todas as informações que me foram pedidas e, para meu espanto, nem a minha reserva nem os meus códigos de reembolso estavam funcionais. Não existia qualquer informação sobre o meu pedido de reembolso nem sequer estava a ser possível encontrar qualquer informação pelas mãos do próprio assistente. Após uma valente meia hora, o operador conseguiu encontrar os meus tickets e ajudar-me, minimamente, no que toca a obter informação. No entanto, para meu espanto, ao atingir uma hora de chamada com o assistente da TAP, a chamada é terminada sem qualquer motivo para tal. Tentei contactar novamente o número telefónico que me foi fornecido pela TAP e o mesmo erro que me foi acontecendo ao longo de meses, tinha voltado. Insisti bastante, até que 9 chamadas (sem sucesso) depois, às 13:06, foi-me novamente atendida a chamada. Do outro lado estava outro operador mas foi-me possível explicar-lhe a situação rapidamente, de forma a tentar compreender o estado do meu pedido de reembolso pois é incompreensível como quase 1 ano depois de ter sido emitido o cancelamento, não vejo qualquer tipo de progresso ou interesse pela TAP para a resolução do meu problema. Já no final da chamada, foi-me sugerido pelo operador para que contactasse este mesmo e-mail, de forma a obter mais informações sobre o meu caso.
Aguardo uma resposta em breve
Data de ocorrência: 12 de maio 2021