16.5

TAP - Tap nega reembolso

Ronaldo Souza
Ronaldo Souza apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2024
Em 24/11/2023 comprei três bilhetes no voo TP1015, da TAP, para viajar de Madrid a Lisboa - reserva SQI39G - no dia 28/12/2023. No momento da compra, reservei os assentos Comfort - 7A/7B/7C -, pagando-os com 17.211 milhas. Para meu espanto, ao realizar o check in via computador em 27/12/2023, um dia antes do voo, vi que me foram atribuídos assentos na área standard, e não os que eu havia reservado e recebido confirmação em mensagem da TAP em que estão registrados os pagamentos dos bilhetes, em cartão de crédito, e dos assentos em milhas. Sendo assim, não tive alternativa a não ser comprar novamente, desta vez com cartão de crédito, os assentos que deveriam estar reservados a mim, e que se encontravam vagos no mapa da aeronave.
Desde então venho tentando receber o reembolso da TAP – do valor pago em cartão de crédito, 93 euros, ou das milhas – sem sucesso. Fiz a reclamação no site da empresa, com a comprovação da duplicidade dos pagamentos, mas a empresa se nega a devolver o que me é de direito. Além da mensagem da própria TAP com a confirmação do voo e dos pagamentos, enviei o extrato do programa Miles & Go, onde constam os descontos das milhas relativas à compra dos assentos, e os recibos dos novos pagamentos em cartão de crédito, também recebidos da empresa. A TAP, entretanto, ignora provas inequívocas de que paguei duas vezes pelo mesmo serviço. Em três ocasiões - dias 06/02/24, 07/02/24 e 08/02/24 - a Sra. Sara Claudino, do Customer Care, assegura categoricamente que não vê motivo para a compensação. Ou seja, a TAP apropria-se indevidamente do meu dinheiro e das minhas milhas e reafirma com convicção de que está agindo com lisura. Esta não é a primeira vez que a TAP deixa de reembolsar valores a mim devidos. Ser lesado pela empresa está se tornando uma rotina.
Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2024
Ronaldo Souza
Ronaldo Souza avaliou a marca
6 de março 2024

O problema foi resolvido, mas este foi apenas um dos muitos que já enfrentei e sei que enfrentarei no futuro. Como se trata de uma companhia aérea, às vezes não temos alternativa.