16.5
  • +351 218415000
  • Rua C - edifício 25
    1704-801
    Aeroporto de Lisboa

TAP - Vende passagem e depois cancela, não se importando com todas as consequências imposta ao consumidor

Fernando H. Cardoso
Fernando Cardoso apresentou a reclamação
28 de novembro 2022
No dia 24/08 abri a reclamação abaixo no site da TAP e até agora não tive nenhuma solução para o problema exposto. Já contactei diversas vezes o SAC e o que me falam é que devo aguardar.
O problema é que enquanto aguardo, o tempo passa e as passagens aumentam e/ou se tornam escassas.
É inadmissível este tipo de desprezo pelo consumidor.
Preciso ter minha solicitação resolvida, pois já se passaram mais de 3 meses e a minha viagem é em janeiro.

Dia 11/8, recebi um email informando q o meu vôo havia sido cancelado e que eu tinha a opção de pedir o reembolso ou reagendar a viagem. Como havia planejado toda a viagem com base nas passagens compradas, fui verificar quais as opções de vôo que a TAP me disponibilizaria e descobri que a rota havia sido cancelada, logo, não havia outra opção para mim que não fosse solicitar o reembolso.
Liguei para a Central para tentar obter mais informações, uma vez que era inadmissível este tipo de situação acontecer, pois a TAP não poderia simplesmente cancelar meu vôo, devolver o dinheiro pago e lavar as mãos. Infelizmente, como já aconteceu diversas vezes, fiquei por muito tempo esperando na linha até ela cair. Tentei outras vezes, mas aconteceu a mesma coisa, então desisti.
Deixei passar algum tempo para ter a certeza que a rota para Punta Cana não voltaria e então poderia solicitar o reagendamento, porém isto não aconteceu.
Com medo de o prazo para solicitar o reembolso esgotar e eu ficar sem passagem e sem o dinheiro, decidi proceder com a solicitação de reembolso, o que fiz no dia 20/8, pedindo que o valor pago fosse devolvido em dinheiro na minha conta. Para minha supresa, no dia 24/08 recebi email informando que os meus vouchers estavam disponíveis. Liguei novamente para a linha de apoio e tive a sorte de ser atendido. Expliquei que havia pedido um reembolso em dinheiro e recebi um voucher e fui instruído para acessar página de reclamação e fazer uma reclamação de reembolso errado. Ao final, expliquei toda a situação ao atendente, dizendo que estava muito indignado pela TAP ter simplesmente cancelado o vôo e ter lavado as mãos em vez de se disponibilizar a encaixar a minha família em um vôo de outra cia aérea. E, para minha surpresa, fui informado que isto era possível, bastava eu solicitar.
Falei então que esta opção não estava clara no email enviado nem na página de Reembolso e que fui induzido ao erro. O atendente me informou que eu podia nesta mesma página fazer uma reclamação, explicar a situação e solicitar que a TAP nos colocasse em outro vôo para Punta Cana e foi isto que fiz. Que o meu pedido de reembolso seja desprezado e que a TAP nos realoque em outro vôo para Punta Cana.
Solicito também que esta opção esteja bem clara tanto no email enviado quanto na página disponibilizada, pois, caso contrário, estarão sempre induzindo o cliente ao erro e se isentando de todas as responsabilidades assumidas quando vendem uma passagem.
Data de ocorrência: 11 de agosto 2022
Fernando H. Cardoso
Fernando Cardoso avaliou a marca
29 de abril 2023

Empresa não se importa com o cliente e cria todo meio de não atender a reclamação do cliente. Lamentável!