Entregas ao domicílio
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 17, 5. Dto

Uber Eats - Código promocional não aplicado, atendimento insuficiente

Maira Salazar apresentou a reclamação
10 de janeiro 2020
Recebi um código promocional da Uber Eats por e-mail. As instruções para uso do código promocional foram as seguintes:

"De 3 a 12 de janeiro, insira o código ANONOVO2020 no separador “Promoções” da aplicação e aproveite o desconto de 50% no seu pedido total, em pedidos que incluem um produto da categoria “Desconto de 50%”. Procure os restaurantes aderentes na aplicação Uber Eats e, para ter direito aos 50% de desconto (até a um valor máximo de desconto de 8€), terá de selecionar pelo menos um prato da categoria “Desconto de 50%”."

Entrei na aplicação, adicionei o código promocional e fiz um pedido de "Pizza Familiar Vegana Janis Joplin", um item que estava dentro da categoria Desnto de 50%, como podem ver no anexo.

Prosseguindo para o check-out, me certifiquei de que o código promocional aparecia como aplicado. No entanto, mesmo mostrando que estava aplicado na aba PROMOÇÕES, o desconto não foi calculado no valor final. Já que todos os passos corretos forma tomados, assumi que o desconto seria adicionado ao realizar o pedido. No entanto, não foi isso que se verificou e o valor total, sem desconto, foi cobrado.

Acionei a AJUDA por meio da aplicação. Conforme as imagens anexadas, disseram que a promoção não havia sido aplicada ao pedido. Ora, se o consumidor segue todos os passos corretos, se o pedido está dentro daquilo que é estipulado como válido para o desconto, e mesmo assim o desconto não é aplicado, isso é um erro da aplicação e da companhia.

De forma a simular o que havia acontecido, refiz todo o processo com a gravação do ecrã. Mais uma vez, o código promocional não é aplicado. Enviei esse vídeo para a AJUDA e simplesmente ignoram minha nova mensagem, enviando a mesma resposta. O apoio ao cliente ignorou minhas perguntas e em 3 vezes me enviou a mesma mensagem padrão. Ou seja, não só fui lesada ao não ter o desconto aplicado ao meu pedido, mas o serviço de ajuda ignorou tudo o que comuniquei. Não houve nenhum esforço em entender a minha situação e providenciar uma solução.

Uma vez que o código promocional foi adicionado à minha conta ANTES do pedido da pizza, a Uber Eats tem total condição de verificar que o código deveria ter sido aplicado. Não posso anexar o vídeo, mas coloco em anexo prints do vídeo, que prova que a aplicação está falhando em aplicar o código. Se o código não é aplicado à uma ordem válida, dentro da categoria "Desconto de 50%", isso configura propaganda enganosa.

Exijo uma explicação do que ocorreu, do descaso no serviço de apoio ao cliente e que o valor desconto seja ressarcido.
Data de ocorrência: 10 de janeiro 2020
Uber Eats
16 de janeiro 2020
Olá, Maira.

Após contacto com a nossa equipa de suporte, consideramos que a situação que nos reportou, se encontra resolvida de acordo com os nossos procedimentos internos.

Caso surja alguma questão adicional, não hesite em contactar.

Obrigado.
16 de janeiro 2020
É exatamente por isso que estou fazendo uma reclamação. Como podem ver no documento em anexo, a equipa de suporte não respondeu minhas perguntas específicas. Pelo contrário, me enviaram por três vezes a mesma mensagem. Além disso, como também podem ver no anexo, minha última mensagem foi ignorada.

A Uber Eats unilateralmente definiu a situação como resolvida.

Ainda espero uma explicação do ocorrido. Por que o código não foi aplicado, se o procedimento correto foi realizado? Devo assumir então que a Uber Eats disponibilizou um código que não funciona? Se esse é o caso, configura propaganda enganosa, correto?

Ou foi um erro do aplicativo? Em tal caso, devo ser reembolsada do valor cobrado.
Maira Salazar avaliou a marca
17 de janeiro 2020

É triste que o apoio ao cliente não tenha sido capaz de resolver o problema sem precisar recorrer a meios externos como o Facebook e o Portal de Queixas. No entanto, após (muito) esforço, a situação foi resolvida com o devido reembolso dos 50% de desconto não aplicados inicialmente, apesar de seguir o procedimento para efetivação do código de desconto.