43.1

Vodafone - Cobrança de rescisão de contrato indevida

Art
Art apresentou a reclamação
30 de junho 2022
Boa noite, em Maio do ano passado (2021) tive Covid-19 e estava grávida de 7 meses e estive internada nos cuidados intensivos. Eu tenho um negócio próprio (cabeleireira) e tinha contrato com a Vodafone. Perante toda esta situação tive de fechar temporariamente o salão, pois era a única a trabalhar lá e estou ainda em recuperação. Apenas com o ordenado do meu marido e ficar sem rendimentos de repente, foi muito dificil para mim pagar as despesas a tempo. No caso da Vodafone, ia pagando o mês em atraso, mas não mais de 2 meses. Acontece que em Novembro liguei para saber se me poderiam ajudar a reduzir a mensalidade de forma a tentar pagar a tempo e horas, visto que o salão está fechado e não usufruo do serviço. Foi-me dito que a Vodafone tinha um apoio ao Covid-19, bastava enviar para lá a documentação comprovativa e que ficava tudo a funcionar.
Assim foi, enviei a documentação no dia 22/11 e a mesma foi aprovada. Foi-me indicado um numero de telefone à qual eu devia ligar para fazer um acordo de pagamento do valor em divida, assim não pagaria as faturas completas todos os meses. Liguei e disseram-me que não era possível fazer o acordo, pois tinha de deixar as faturas vencerem a data limite de pagamento. Ora quando falei já tinha 3 vencidas e pediram-me para esperar por uma 4ª fatura por liquidar. Fiquei como é obvio bastante chateada, pois já estava a ficar com valores elevados em atraso e sempre que ia para pedir o acordo era negado pois tinha sempre de esperar por outra liquidar. Entretanto falei com um operador que me disse que me disse que as faturas já estariam todas liquidadas e então já poderia fazer o acordo, mas que de forma a ajudar a nossa situação que tinhamos a possibilidade de rescindir contrato sem penalização, apenas pagando o tal acordo de pagamentos. Ora eu disse claro que sim, visto que tenho o salão fechado. Pois andei durante o mês de Dezembro a enviar vário email´s a perguntar se já podia rescindir, sem nunca obter resposta. Contatei telefonicamente a Vodafone e foi-me dito que apenas podia fazer o Acordo e que a rescisão não e que a minha conta já tinha sido cancelada por falta de pagamento. Como devem compreender senti-me enganada e fui a uma loja expor a minha situação. Fui aconselhada a fazer uma Reclamação Online no livro de reclamações, pois já me estavam a debitar cerca de 320€, quando eu pagava cerca de 30€ por mês e devia 4 na altura. Quando recebi a resposta da Vodafone diziam que para usufruir do Decreto-lei Nº75-B/2020 de 31 de Dezembro, deveria ter enviado documentação comprovativa. Ora eu respondi que enviei toda a documentação solicitada e que por isso aceitaram fazer o acordo de pagamento. A resposta que me foi dada foi que agora tenho o valor em divida + a penalização do contrato ser cancelado. Posso dizer que neste momento me estão querer fazer pagar cerca de 1000€!!!!!!!! Mas que se eu aceitar fazer um novo contrato de 24 meses, que anulam a penalidade e apenas faço um acordo de pagamento do valor das prestações que estavam em atraso na altura. Ora eu respondi e disse que aquilo que me estavam a fazer era chantagem e até hoje não obtive resposta, apenas mensagens para o telemóvel a dizer para pagar cerca de 1000€ e a respetiva referencia bancária. Desta forma venho pedir-vos ajuda, pois ainda estou a recuperar e tenho salão ainda fechado e estou a pagar na mesma renda. Neste momento tenho uma bebé e sinto que fui enganada, pois não me ajudaram e só me prejudicaram. Acho a proposta deles indecente e chantagista. Nas lojas a que me dirigo dizem que claramente tinha todo o direito a rescindir o contrato sem penalização. Agradeço a vossa atenção e toda a ajuda possível.
Obrigada e os melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 1 de outubro 2021
Vodafone