42.9

Vodafone - Não comparência nos horários combinados de instalação

Miguel Valente
Miguel Valente apresentou a reclamação
1 de outubro 2023
No dia 25 de Setembro de 2023, desloquei-me à loja Vodafone Colombo para proceder à alteração de morada do contrato que tenho em vigor. Ficou também marcada a instalação na nova morada para o dia seguinte, 26 de Setembro, entre as 18:30 e as 21:00. Mais informo que em nenhum momento fui informado que o agendamento era apenas um pré-agendamento. O vosso colaborador da loja Colombo simplesmente me disse "temos disponível amanhã o horário das 18:30 às 21:00" (26 de Setembro de 2023), eu respondi que podia ser esse o horário e ficou assim marcado. Em nenhum momento me foi dito que tinha de esperar por qualquer outra confirmação nem que era um pré-agendamento. Desta forma peço uma indemnização pelo impedimento de realizar o meu trabalho durante esse horário.

No dia 26 de Setembro, às 20:39 liguei para o numero de apoio Vodafone 800910365 de forma a perceber se o técnico ainda iria demorar muito. Neste conversa telefónica, gravada pela Vodafone, foi-me confirmado que o agendamento ainda estava dentro da hora e só poderiam fazer alguma coisa após a janela horária combinada. Esperei até às 21:30 e não apareceu ninguém nem tive qualquer contacto por parte da Vodafone. É lamentável que nem uma chamada ou mensagem seja enviada ao cliente a explicar a razão pela ausência do técnico para a instalação do serviço.

No seguimento da linha temporal acima, voltei a marcar um agendamento para o dia 30 de Setembro de 2023, das 18:30 às 21:00. Desta vez, confirmado também por mensagem. Tive na morada desde antes das 18:30. Às 18:32 recebo uma chamada do numero 210950110 que nem 1 segundo durou, nem o telemóvel teve oportunidade de tocar (e, naturalmente, impossível de atender). Logo de seguida, ainda no minuto 18:32, recebo sms do numero 800910365, a informar que o técnico Vodafone tinha tentado entrar em contacto comigo e que, se não atendesse duas tentativas de chamada, a instalação seria cancelada. De seguida, às 18:34, fico mais descansado visto que me foi enviado uma mensagem da Vodafone (sem número) a dizer que o técnico Luiz Gustavo Oliveira Bertoldo iria ligar a confirmar que me encontrava na morada. Pensei assim que a primeira chamada pudesse ter sido um engano. Fico bem atento ao telemóvel, com o mesmo na mão. Às 18:46 recebo nova chamada do 210950110. Com o telemóvel na mão a chamada foi novamente desligada pelo emissor praticamente ao mesmo tempo que foi recebida, nem 1 segundo durou (com certeza absoluta disto). No mesmo minuto, às 18:46, recebo nova sms a dizer novamente que a instalação seria cancelada se não atendesse as chamadas, chamadas essas que, inacreditavelmente, são impossíveis de atender. Logo de imediato (ainda às 18:46), com total espanto com o que se estava a passar, retornei a chamada para o mesmo número (210950110). Era um número de atendimento automático, durante o qual fui aconselhado a digitar um número para que a Vodafone retornasse a chamada sem custos. Assim o fiz, sendo a chamada desligada de seguida. Às 18:47, inevitavelmente com o telemóvel na mão, visto que tinha acabado de finalizar a chamada que efetuara para o número 210950110 às 18:46, recebo nova chamada deste número sendo novamente impossível de atender, dado ter tido a mesma duração das outras 2 (menos de 1 segundo). Recebo ainda um email com o relatório técnico logo de seguida, às 18:49, com a informação de que não tinha atendido as chamadas. Incrédulo com o estava a acontecer, com tamanha falta de respeito e de educação, volto a contactar a Vodafone para o número de suporte à instalação 800910365 (às 18:50). Estive mais de 3 minutos à espera que um colaborador da Vodafone atendesse. Durante esta chamada recebo uma outra do número 16912. Reconhecendo o número como sendo da Vodafone decido atender essa chamada, desligando a outra para esse efeito. Inacreditavelmente, deste número surge uma mensagem automática a dizer que não estão no horário de atendimento e desligam a chamada... parece que estão a gozar com o cliente, absolutamente lamentável.
Logo de seguida, às 18:54 ligo novamente para o número 210950110. Estive mais de 30 minutos em conversa e em espera com um colaborador da Vodafone. Convém ressalvar que esta conversa foi gravada, dado eu ter dado essa autorização no início da chamada. Durante a conversa o colaborador da Vodafone tentou perceber o que se passou tendo-me dito o mesmo que as mensagens já tinham informado: como não atendi as chamadas a instalação tinha sido cancelada e o que poderia fazer era sugerir outras datas para a instalação. Nesta altura, já furioso com a situação, disse ao colaborador da Vodafone (novamente) que não tinha atendido porque as chamadas foram, as 3, impossíveis de atender, dada a duração ser inferior a 1 segundo, e que não aceitava a solução de a instalação ser reagendada novamente. Queria que fosse naquele dia e horário combinado. Deixei ainda claro que era uma falta de respeito e que só podiam estar a gozar com o cliente. Dada a minha insistência o colaborador da Vodafone disse que ia verificar internamente se haveria essa possibilidade. Passados largos minutos de espera diz-me que não há de facto essa possibilidade, diz-me igualmente que tinha conseguido verificar que a chamada do técnico tinha efetivamente sido muito curta (disse-me que durou 4 segundos, mas do meu lado foi claramente menos de 1 segundo; deduzo que, como a chamada não é feita diretamente do telemóvel do técnico, dado que eu as recebo de um numero fixo e que tem atendimento automático, haja ainda uns poucos segundos de ligação entre o técnico efetuar a chamada e os clientes a receberem). Como o próprio colaborador da Vodafone verificou, e concordou, que as chamadas tinham sido muito curtas, o mesmo disse que ia fazer uma exposição interna deste mesmo técnico (Luiz Gustavo Oliveira Bertoldo) dado o comportamento inaceitável do mesmo. Pergunta-me, entretanto, se queria marcar a instalação para a data mais próxima (3 de Outubro), ao qual respondo que já não tenho interesse na instalação, visto que a confiança de que a mesma possa acontecer é muito baixa. Dado que a Vodafone me fez esperar em vão por 2 vezes para fazer a instalação, não me parece que a mesma tenha interesse em cumprir o contrato. Desta forma não vejo outra solução senão cancelar o mesmo e contratar outra operadora. Peço assim que o contrato seja cancelado por incumprimento por parte da Vodafone, assim como desrespeito e falta de educação para com o cliente e pela minha total falta de confiança nesta empresa.
Exijo ainda uma indemnização por esta segunda falta da Vodafone, a qual me fez perder tempo de trabalho.

Mais informo que irei igualmente cancelar o outro contrato que tenho com a Vodafone assim que o período de fidelização acabe (daqui a 2 meses).
Data de ocorrência: 30 de setembro 2023
Vodafone
2 de outubro 2023
Miguel Valente
Miguel Valente avaliou a marca
31 de outubro 2023

Muito pouca consideração pelos clientes. Muita dificuldade na resolução de problemas.