43.1

Vodafone - Péssima qualidade dos smartphones da marca

Diana Sofia Resende
Diana Resende apresentou a reclamação
28 de fevereiro 2018

Eu, Diana Resende, aliciada pela publicidade da Vodafone e pela excelente qualidade do Vodafone Smart Ultra 6, adquiri, no passado dia 29/12/2016 um Vodafone Smart Ultra 7.
Passados 16 dias, dirigi-me a um agente Vodafone, queixando-me da péssima qualidade da câmara fotográfica do equipamento, do facto do mesmo não fazer a localização automática e de não conseguir desactivar as aplicações nativas da Vodafone (que gastavam bastante memória e bateria, porque iniciam automaticamente). Pedi a troca do equipamento por um outro de uma outra marca e isto foi-me negado, referindo que o período de troca acabara no dia anterior.
Enviei o equipamento para a garantia, regressou com um novo IMEI e uma alteração da placa central (todo o interior) do equipamento. No entanto, ao entrar em casa, este assumiu automaticamente o WIFI.
Passado um mês, publiquei uma mensagem no Fórum Vodafone queixando-me de um ruído ensurdecedor em todas as chamadas que durassem mais de dois ou três minutos e do sobreaquecimento insuportável e, na minha perspectiva, até prejudicial à saúde, tendo em conta tantas variantes cancerígenas que agora proliferam.
No dia 22/08/2017, tive, finalmente disponibilidade - uma vez que resido fora do distrito do Porto, e dirigi-me à loja da Ranha, queixando-me do sobreaquecimento, que se agravou na época, e voltando a referir a péssima qualidade da câmara. Qual não foi o meu espanto quando, depois de um familiar levantar o equipamento no dia 23/08 e mo entregar, li no relatório de reparação que "o equipamento foi submetido a diversos testes, durante os quais a anomalia reportada não se manifestou e que foi feita uma actualização de sistema." Disseram ainda que as aplicações que instalo no cartão de memória poderão estar na origem da avaria, sendo que apenas tenho um stream televisivo, que uso para fins profissionais.
Na madrugada do passado dia 20 de Novembro, acordei de madrugada com o meu smartphone a vibrar continuamente. Quando lhe peguei e carreguei na tecla de desbloqueio, ele tinha o menu de segurança activo. Das opções visíveis, seleccionei a "restart system", uma vez que tenho a maior parte dos dados no cartão de memória e era a única opção viável das que me foram apresentadas. O equipamento desligou, voltou a ligar, surgiu o logótipo da Vodafone, e assim ficou a vibrar, por tempo indeterminado até a bateria ir abaixo. Pu-lo a carregar, ligou normalmente, introduzi os pin's de segurança e consegui aceder a todos os meus dados e efectuar chamadas, levando-me a pensar que estava normalizado. Assim esteve cerca de vinte/trinta minutos, até começar a vibrar descontroladamente, mostrando o logótipo da Vodafone, do qual não saía. Pensei tratar-se de um problema de arranque do equipamento, uma vez que este não iniciava. Dirigi-me ao agente Vodafone da minha área de residência, que me aconselhou a enviar uma reclamação, via email, para o Gabinete de Apoio à Qualidade da Vodafone. Assim fiz, no dia 22 de Novembro, explicando a situação e referindo que pretendia a troca do equipamento, por se tratar da terceira avaria. No dia seguinte, dia 23 de Novembro, recebi a resposta, na pessoa da D. F.N., informando que apenas os centros técnicos Vodafone podem avaliar o estado do equipamento e decidir pela sua troca! Isto, quando eu reclamo desde o momento da compra!!!
Predispus-me a enviar o equipamento para a garantia, referindo que o fazia apenas na condição de este me ser trocado por um de outra marca e modelo, pois estou naturalmente desiludida com os equipamentos com selo Vodafone. Referi ainda o artigo 6 da Lei de Defesa do Consumidor refere que "sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição, salvo se tal se manifestar impossível ou desproporcionado tendo em conta o valor que o bem teria se não existisse falta de conformidade, a importância desta e a possibilidade de a solução alternativa ser concretizada sem grave inconveniente para o consumidor."
O equipamento regressou consertado, referindo o relatório da assistência técnica que o mesmo não tinha qualquer problema, além de uma descarga total de bateria (isto depois das funcionárias do agente Vodafone a que me dirigi terem comprovado a avaria e autorizado o envio para a assistência) e foi-me negada a troca do mesmo.
Então, no dia 19 de Dezembro, recebi um telefonema do Gabinete de Apoio à Qualidade, às 13h37, questionando-me acerca da qualidade da reparação. Numa conversa de 13 minutos, foi-me referido que a Vodafone não troca equipamentos antes da quarta avaria. Expliquei à colaboradora que estava indignada, que me sentia enganada mas que, como o equipamento tinha regressado funcional à minha mão e gosto dele, aceitava ficar com o mesmo, SUBLINHANDO que era a última vez que me sujeitava a isso.
Há treze dias, no dia 15 de Fevereiro, o meu equipamento voltou a ter a mesma avaria. Desligou, ficou a vibrar continuamente e, muito-embora eu consiga ligá-lo, não permanece ligado durante muito tempo, pois desliga inadvertidamente e a bateria dura muito menos do que o habitual (tenho de tê-lo sempre em modo de poupança de bateria).
Dirigi-me ao agente Vodafone da minha área de residência, falei com a mesma colaboradora que tinha verificado as avarias anteriores e, a seu conselho, reencaminhei todos os mails para o Gabinete de Apoio à Qualidade, exigindo a troca do equipamento por um de uma outra marca pois, depois da quarta avaria, recuso-me a ter este meu equipamento consertado. Isto porque, depois de 14 meses de uso e tendo já ficado muitas vezes privada do uso do equipamento, quando vai para a garantia, creio que mereço poder usufruir de um cuja qualidade seja, no mínimo, aceitável. Não obtive qualquer resposta!!
No dia 26, há dois dias, estranhando a ausência de resposta, voltei a contactar o Gabinete de Apoio à Qualidade Vodafone, reencaminhando todos os emails e explicando uma nova avaria: o meu equipamento perdeu totalmente a carga durante a noite - sendo que eu carreguei a bateria antes de me deitar - não despertou (eu adormeci, atrasando-me para o meu emprego), e ficou novamente com o símbolo Vodafone sem iniciar. Quando consegui ligá-lo, às 10h23, tinha 20% de bateria mas em 9 minutos descarregou totalmente! Tenho capturas de ecrã do estado da bateria - 20% e 0% (visível nas definiões) que enviei em anexo, nesse mesmo email, ao Gabinete de Apoio à Qualidade, provando isto mesmo! Exigi a troca por um equipamento de outra marca porque, creio que compreensivelmente, estou cansada e revoltada com o gozo de que tenho sido alvo por parte da Vodafone!
Recebi, ontem, dia 27 de Fevereiro, a resposta dizendo que não será possível satisfazer o meu pedido, reiterando os esclarecimentos dados anteriormente.
Respondi não compreender o desrespeito de que a ser alvo e afirmei queixar-me a quem de direito, pois é revoltante ter sido sempre uma cliente exemplar e, desde o momento da compra, a Vodafone não admitir que o equipamento tem um problema crónico e recusar a sua troca por um outro de outra marca e modelo!!!

Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2018
Vodafone
28 de fevereiro 2018

<em>This is an automatically generated e-mail, please do not answer back.</em>
28 de fevereiro 2018
Tomei a liberdade de reclamar por esta via, precisamente pelo facto da Vodafone se ter recusado a resolvê-lo de uma outra forma. Tive, inclusive, a consideração de avisar a Vodafone que o faria.
Vão continuar a tapar o sol com a peneira ou vão esperar que tome medidas mais drásticas?
Que outra atitude esperam que tome depois do V. Gabinete de Apoio à Qualidade me ter negado o direito de resolução do mesmo, esperando que me contente em ficar com um equipamento que, garantidamente, não cumpre com as condições mínimas exigidas de funcionamento? Que preencha mais formulários e me respondam apenas com um "lamentamos, mas não é possível realizar o seu pedido."? Não! Exijo que me contactem para trocar o meu equipamento por um de outra marca. Sei que, legalmente, e possível e pretendo unicamente fazer valer os meus direitos.
Fico a aguardar pelo V. contacto - telefónico ou através de email (uma vez que o meu equipamento não se encontra funcional como esperado - desliga inadvertidamente - e, por este motivo, poderei não estar contactável através de telemóvel), o mais brevemente possível, a fim de resolvermos a situação de forma definitiva.
4 de outubro 2018
Dez meses depois do contacto telefónico do V Gabinete de Apoio à Qualidade, averiguando o meu grau de insatisfação com os vossos serviços, numa conversa de 13 minutos, e sete meses depois da minha queixa neste Portal, continuo à espera da resolução do meu caso, através da rescisão de contrato de equipamento com a V. Empresa porque, depois de tanto tempo a ser desrespeitada pela Vodafone, já não pretendo nem admito, adquirir qualquer equipamento na V. Empresa. Pretendo, sim, a devolução integral do valor que dei por um equipamento comprovadamente defeituoso e que não respeita as condições mínimas de satisfação do consumidor.
O meu caso está já tão ridículo que, no passado dia 25/09 - como podem verificar no printscreen em anexo (basta que façam zoom), um dos vossos colaboradores assegurou-me, através de mensagem privada, no Fórum Vodafone - no qual estou inscrita e a que recorro sempre que considero necessário - que, tal como eu havia pedido, o meu equipamento foi trocado a 26/09/2017, por um Huawei P8 Lite, algo que nunca aconteceu e que já requeiro à Vodafone, ao V. Gabinete de Apoio à Qualidade e até à DECO, desde o momento da primeira avaria em 30/12/2016. O mais caricato é que, depois desta data, o Centro Técnico Vodafone já recebeu o meu equipamento Vodafone Smart Ultra 7 por DUAS VEZES, a 06/03/2018 e a 22/05/2018, ambos com a mesma avaria que, agora, se repetiu. Ainda mais ridículo é o facto de o meu smartphone ter estado no V. Centro Técnico com mais uma dessas avarias que se repetem, no dia 23/08/2017, não tendo esta sido identificada pelos V. Técnicos, apesar deste ter regressado consertado, como sempre acontece!
A questão que se põe é: Como é que a Vodafone consegue afirmar a troca de um equipamento se, posteriormente, este já entrou nos centros técnicos Vodafone por duas vezes, tendo sido reparado e precisamente pelos mesmos sintomas de que me queixo, desde o início? Quando é que a Vodafone vai admitir que o equipamento tem avarias crónicas e não solúveis, uma vez que continuam a acontecer mesmo depois de quatro reparações e duas trocas da placa principal? Quando é que me será permitida a valência dos meus direitos de consumidora, que a Vodafone afirma já ter efectuado?! Quando poderei ter a devolução do meu dinheiro?
A DECO - Defesa do Consumidor, da qual sou associada, está já a par do caso. Que outras medidas terei de tomar para deixar de ser desconsiderada pela Vodafone?! Preferem que exponha o caso à comunicação social e à minha advogada?!
Aguardo uma medida concreta, da V. parte, que não passe apenas por uma resposta em que me dizem que valorizam muito a opinião dos V. clientes porque, depois de quatro envios do equipamento para assistência técnica e de quatro recusas da V. parte em fazer cumprir os direitos do consumidor - que permitem a devolução do valor de um equipamento que se comprove defeituoso, a V. valorização da opinião e direitos de quem vos mantém é algo que nada me valerá, se eu não puder ver os meus direitos cumpridos.

Sem outro assunto, fico, então a aguardar por um contacto vosso, através do meu contacto telefónico ou via email,

Diana Sofia Resende
Diana Resende avaliou a marca
29 de outubro 2020

É uma pena que eu tenha necessitado de recorrer aos serviços da equipa jurídica da DECO - Defesa do Consumidor para ver os meus direitos assegurados, face à renitência da Vodafone em resolver um caso que era sua responsabilidade única e excusiva. Agradeço ao Portal da Queixa por ter permitido e moderado esta reclamação e à DECO - Defesa do Consumidor, que foi a grande resposável pela resolução deste moroso processo.