47.5
Comércio Electrónico Consultadoria e Multimédia, S.A.
  • 707 20 27 12
  • Rua General Firmino Miguel 6,
    Piso -2, Escritório B,
  • info@vortal.biz

Vortal - Faturação indevida

António Almeida apresentou a reclamação
8 de novembro 2021
Na qualidade de sócio-gerente da empresa QTEL-Qualidade Total e Logística, Lda., no dia 6 de Maio às 10h36min, a meu pedido, recebi um mail de info@vortal.biz dizendo o seguinte: “Para formalizar o seu pedido de desistência, terá que preencher o formulário de pedido de denúncia contratual disponível no botão que se segue até 15 dias úteis antes da data de renovação do seu serviço.”.
Procedi de imediato a essa formalização (a data do contrato é de 24 de Maio o que está dentro dos 15 dias de antecedência nele estipulados) mas não me foi possível imprimir o formulário enviado dado que o sistema informático não o permitiu. No dia 07 de Maio procedi à regularização do pagamento em atraso da fatura VPT121NFM 015802, no valor de 122,08€ e no dia 18/05 voltei a fazer o mesmo pagamento, apesar de tal facto se ter devido a termos recebido em 17/05 um mail da VORTAL, que na altura não pusemos em causa dada a credibilidade que essa empresa nos tem merecido, a dizer que esse valor continuava em dívida. Esse pagamento em duplicado foi-vos comunicado no meu mail de 2 de Junho mas nunca foi reposto.
Entretanto e após pedido meu reiterado recebi a 22 de Junho a vossa fatura VPT121NFM011435, relativa ao mês de março e regularizei de imediato o seu pagamento.
Qual não foi o meu espanto quando em Agosto, Setembro e Outubro volto a receber faturas vossas, o que me levou em 18 de Outubro a enviar-vos uma carta a reiterar o cancelamento dos vossos serviços, da qual tive resposta na vossa carta de 29 de Outubro, v/refª. C0024692, a informar que estão por liquidar 3 prestações no valor total de €366,24, acrescidas de juros de €25,64, dando um prazo de 10 dias para o seu pagamento e informando que em caso de resolução contratual ficaremos “obrigados ao pagamento das prestações vincendas de €1098,72, perfazendo o montante global de €1490,60”.
Em conclusão:
1) Formalizei no dia 6 ou 7 de Maio de 2021 o pedido de cancelamento dos vossos serviços mas o sistema informático da VORTAL não permitiu que o arquivo ou impressão do formulário respetivo;
2) Paguei duas vezes a v/ fatura VPT121NFM 015802 mas não foi devolvido o 2º pagamento;
3) Continuei a receber faturas vossas datadas de Agosto, Setembro e Outubro que perfazem os €366,24 mencionados na vossa carta de 29 de Outubro. Note-se, porém, que não me foram enviadas faturas relativas aos meses de Maio, Junho e Julho, o que me leva a concluir que efetivamente o meu pedido de cancelamento terá entrado mas que uma avaliação posterior levou a que não fosse tido em conta.

Com os meus melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 29 de outubro 2021
Vortal
8 de novembro 2021
O nosso departamento de Qualidade & Segurança da Informação encontra-se neste momento a
analisar o exposto e entraremos em contacto com a maior brevidade possível a fim de resolver a
situação apresentada.
A Equipa VORTAL
António Almeida
23 de novembro 2021
A reclamação está apenas parcialmente resolvida na medida em que a VORTAL emitiu uma nota de crédito no valor de 366,24€ para anular as faturas 5394, 9820 e 3557. Contudo, essas faturas já tinham sido pagas em 08/11, bem como os juros reclamados, tendo esse pagamento totalizado 391,88€ ainda não devolvidos.
Grato pela intercessão já realizada, com os meus melhores cumprimentos,
Sócio-Gerente
António Almeida avaliou a marca
3 de dezembro 2021

O comportamento da marca após a reclamação foi sempre muito correto. Penso, porém, que a reclamação poderia ter sido evitada se os procedimentos fossem mais claros.