Inflação: reclamações dos consumidores disparam 82% | Portal da Queixa

Aumentaram os preços dos bens e serviços e as reclamações dos consumidores também. Deste o início do ano, foram registadas quase 3.000 queixas relacionadas com a subida do custo de vida, um aumento de 82% face a 2022. As categorias ‘Água, Eletricidade e Gás’, ‘Bancos, Financeiras e Pagamentos’ e ‘Alimentação’ são as mais visadas.

Aumento custo de vida

Aumentaram os preços dos bens e serviços e as reclamações dos consumidores também. Deste o início do ano, foram registadas quase 3.000 queixas relacionadas com a subida do custo de vida, um aumento de 82% face a 2022. As categorias ‘Água, Eletricidade e Gás’, ‘Bancos, Financeiras e Pagamentos’ e ‘Alimentação’ são as mais visadas.

A inflação teve um grande impacto no bolso dos portugueses e na insatisfação tornada pública pelos consumidores no Portal da Queixa. Em apenas 24 dias, chegaram à plataforma perto de 3.000 reclamações relacionadas com o aumento do custo de vida. No período de 1 a 24 de janeiro, o número de reclamações registou um crescimento de 82% (2.816), em comparação com o período homólogo de 2022, onde se verificaram 1.540 queixas.

Entre as categorias analisadas, verificou-se que lideram no número de reclamações a Água, Eletricidade e Gás com 583 queixas, sendo o principal motivo apontado pelos consumidores o “aumento das faturas”, a gerar 39% das queixas registadas. Segue-se a categoria Bancos, Financeiras e Pagamentos a recolher 529 reclamações. Entre os principais motivos reportados e a ocupar uma fatia de 23% das queixas apresentadas estão os “problemas com créditos”.

Um dos casos reportados chega ao Portal da Queixa por Marco, que acusa o banco Abanca de “abuso de poder no crédito à habitação”.

Rafael Guerreiro descreve que mudou o seu crédito habitação para outro banco, mas reporta na queixa ter sido alvo de um “débito indevido” pelo banco anterior, o Banco Montepio.

A terceira categoria mais reclamada é Gastronomia, Alimentação e Bebidas a absorver 303 reclamações. Já na categoria Hiper e Supermercados, foram registadas 220 reclamações e o principal motivo de queixa dos consumidores refere-se ao “aumento do preço nos produtos”, a ocupar uma fatia de 37%.

“Valores cobrados indevidamente” é a reclamação de Diogo Ferreira dirigida à Uber Eats. Já a consumidora Patrícia Chitas reclama do “aumento abusivo” dos preços na cadeia de hipermercados Auchan.

Segundo a análise efetuada, a insatisfação dos portugueses recai também sobre a categoria Seguros Vida, Auto e Planos de Saúde, com 233 reclamações registadas até ao dia 24 de janeiro. Entre os principais motivos estão: a “cobrança indevida de serviços”, a gerar 64% das queixas e o “aumento do custo do plano contratado”, a pesar 12% no total registado.

É o caso de Rui Santos, que reporta na queixa apresentada à Seguros Logo a subida do valor na renovação da apólice: “Não entendo, nem me conseguem explicar, este agravamento de 70€.”

No setor Transportes, face ao aumento dos preços, as queixas também não se fizeram esperar. Os problemas com pagamentos em transportes e portagens geraram 313 reclamações nesta categoria, sendo que 14% das queixas dos consumidores são referentes “a aumentos e cobranças indevidas nas portagens”.

Um dos exemplos desta reclamação foi registada pelo consumidor António Bessa ao queixar-se “do aumento indevido do preço das portagens” por parte da Ascendi.         

Para este estudo, foram analisadas as seguintes categorias: Água, Eletricidade e Gás; Bancos, Financeiras e Pagamentos; Gastronomia, Alimentação e Bebidas; Hiper e Supermercados; Seguros Vida, Auto e Planos de Saúde e Transportes.

Recorde-se que o aumento do custo de vida é a maior preocupação de 93% dos cidadãos da UE e de 98% dos portugueses, de acordo com o mais recente Eurobarómetro, divulgado este mês.

 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.