Portal da Queixa ajuda 46 entidades públicas a melhorar comunicação com os cidadãos

O projeto de Responsabilidade Social do Portal Queixa já conta com a adesão de 46 as entidades públicas. O objetivo é possibilitar aos organismos do Estado o acesso gratuito a funcionalidades que permitem melhorar a comunicação e a performance na gestão das reclamações. 

O Portal da Queixa desenvolveu, em 2019, um projeto de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que visa estabelecer protocolos de colaboração com várias entidades de gestão pública. Hoje, o Portal da Queixa tem um papel fundamental como veículo de comunicação entre os cidadãos e o Estado, ao facultar a sua plataforma online de acesso livre e gratuito a todos.

O propósito deste projeto é disponibilizar um conjunto de serviços aos organismos públicos que propiciam uma melhor performance na gestão de reclamações, comunicação, análise e reporting, disponíveis no software myBO através do backoffice da nossa plataforma online.”, explica Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa.

Entre as marcas que integram o projeto há 13 autarquias, um ministério e sete das entidades são Marca Recomendada 2024, uma distinção atribuída pela Consumers Trust com base na avaliação dos cidadãos e consumidores no Portal da Queixa.

Sónia Lage Lourenço, CEO e co-Founder do Portal da Queixa, destaca: Desde o início do desenvolvimento do Portal da Queixa que o nosso principal objetivo incide na necessidade de criar ligações mais estreitas que ultrapassem barreiras físicas, burocráticas e temporais, potenciando aquilo que é a principal ação do ser humano – comunicar. Daí que, o Portal da Queixa passou a ter um papel fundamental como veículo de comunicação entre os cidadãos e o estado, através de uma plataforma online de acesso livre e gratuito a todos. Por conseguinte, neste contributo social decidimos ir mais longe e potenciar ainda mais esta relação, com a possibilidade de dotar as entidades e os organismos públicos, de todas as funcionalidades de gestão, comunicação, reporting e análise, sem nenhum custo associado à sua utilização. Nasceu assim, o nosso projeto de responsabilidade social, como um contributo direto à sociedade.”

Aderiram ao projeto de Responsabilidade Social do Portal da Queixa as seguintes entidades públicas: Autoridade Tributária e Aduaneira, IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional, MatosinhosHabit, NOVA FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA, Câmara Municipal da Nazaré, SMTUC - Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra e Hospital de Lamego. A destacar que estes sete organismos foram eleitos Marca Recomendada 2024, um selo de qualidade que atesta a confiança dos cidadãos na marca. 

Os protocolos de colaboração estendem-se também ao Ministério da Economia; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Sesimbra; ANSR - Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária; DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia); Câmara Municipal de Matosinhos; SMAS Leiria; ADSE; Câmara Municipal de Barcelos; IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes); Câmara Municipal de Loures; DGAJ (Direção-Geral da Administração da Justiça); DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos); Câmara Municipal de Lagos; Carris; Câmara Municipal de Albufeira; Câmara Municipal de Ourém; Câmara Municipal de Bragança; Centro Hospitalar de V.N. Gaia/Espinho; IPO Porto; Tejo Ambiente; Câmara Municipal de Évora; Câmara Municipal da Batalha; Fundação INATEL; AIMA (antigo SEF); Matosinhos Sport; Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.; Imprensa Nacional Casa da Moeda; Centro Hospitalar Trás os Montes e Alto Douro - Unidade de Vila Real; Hospital Distrital de Chaves; Hospital de Santa Maria Maior; Hospital Pedro Hispano, EMEM (Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia).

Entre as entidades que ainda estão em processo de formalização do protocolo de cooperação figuram:

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; a LIPOR - Gestão de Resíduos do Grande Porto; o IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), a UNICEF e a Câmara Municipal de Viseu.

De referir que, a todas as entidades é atribuído um Índice de Satisfação (IS) que expressa de forma objetiva o desempenho dos organismos no Portal da Queixa com base na interação com os utilizadores que efetuaram reclamações. Uma boa performance reflete bons indicadores como, por exemplo, a Taxa de Resposta, a Taxa de Solução e a Taxa de Resolução. Quanto mais alta a pontuação do IS (até 100 pontos), maior é a reputação da entidade. A média dos 46 organismos públicos que assinam o projeto de RSE, situa-se acima dos 70 pontos, ou seja, entre Bom – Ótimo – Excelente.

Segundo os dados do Portal da Queixa, 85% dos cidadãos pesquisam a reputação dos organismos do estado.

“Criámos o maior Marketplace de Reputação da Europa, para ajudar os organismos públicos, a construir uma relação de confiança e proximidade com os cidadãos.”, sublinha Sónia Lage Lourenço.

 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.