Strongpage - Consultoria em Negocios, Lda
  • apoio@chip7.pt

Chip7 - Produto com defeito

João Machado apresentou a reclamação
23 de maio 2018

Comprei um DELL XPS 15 no valor aproximado de 2.100€ na loja Chip7 de Setúbal.
Depois da compra reparei que o monitor do portátil encontrava-se com linhas pixelizadas no ecrã, o áudio tinha problemas e o computador rodava tudo muito lentamente. Desde aplicações multimédia como aplicações da ADOBE, como em browser.
Assim que possível e antes de sequer fazer 1 mês fiz a queixa na loja e mandaram-me falar com a marca DELL.
Na DELL Portugal foram engonhando dias e dias e nunca me ajudaram tendo-me mentido e dito que iam chamar alguém a casa.
Esperei 1 semana por uma chamada que nunca foi feita por parte da DELL Portugal e decidi contactar a DELL Americana. A partir dai engonharam mais e mais e demoraram quase 1 mês e meio a chamar alguém à minha morada para arranjar os problemas do computador.

Eu exigi a troca do computador mas recusaram-se, tanto na loja Chip7 como na DELL. Isto foi ANTES de fazer sequer 1 mês do dia da compra.

Foi trocado o monitor que apresentava defeito, as colunas incorporadas e supostamente a motherboard.
Depois deste arranjo, o monitor ficou arranjado no entanto os problemas de áudio e lentidão geral continuaram.
Para além dessas falhas o computador apresenta imensos problemas, seja a ler USB e desconectando-os quando lhe apetece, a placa WiFi não capta bem a Internet sem fios, mesmo com "cooling pad" o computador tem tendência a sobreaquecer mesmo em situações de exigência mínima, entre outros problemas.
Julguei que poderia ser causado por Bloatware mas o computador foi limpo totalmente mais de 5x desde que o obtive de modo a conseguir tornar-se útil, e mesmo sendo o computador com uma resoluação nativa de 4k, tenho que o usar a FULLHD pois ele próprio não aguenta nem browser a 4k sem ficar cheio de quebras.
A internet não é fator para esta lentidão não só porque também acontece Offiline, como sendo que a Wifi apresentava imensos problemas em captar decentemente, passei a usar ethernet com a compra de um adaptador.

Recentemente, na última semana o portátil começou a desligar-se sozinho e sem razão aparente, seja em browser ou em trabalho. Mesmo tendo regredindo as drivers e até limpo novamente e totalmente o computador, ele continua igual. O sistema de diagnósticos não apresenta quaisquer erros.

Encontro-me saturado deste portátil e desde que o comprei que só tem dado problemas, dificultando o meu trabalho e vida em geral pois ando sempre a pedir por reparações.
É ridiculo que tenha pago 2.100€ por uma peça defeituosa "premium" e que tenha exigido dentro do prazo (legal) de 1 mês um computador novo e não mo foi dado.
Esta tolerância da minha parte acabou.
Contactei a Chip7 que me mandaram falar com a marca, e ao falar com a DELL mandam-me falar com a Chip7.
Para além de um portátil com péssima qualidade, o serviço ao cliente de ambas as entidades aparenta ser horrível e de passar a batata quente.
Espero que a situação se resolva rápido pois trata-se do meu computador de trabalho e seguirei com reclamação em loja e outros meios.

Data de ocorrência: 23 de maio 2018
Chip7
25 de maio 2018
Exmo João Machado,
Em primeiro lugar, informo-a que está a fazer reclamação ao Master da Chip7 e que todas as lojas são independentes finaceira e juridicamente.
Mas é de nosso interesse tentar resolver as questões que possam surgir entre as lojas e os clientes.
Após a sua reclamação, falamos com a loja em causa que nos comunicou o seguinte:
De acordo com a legislação, é a marca que tem de dar a garantia ao produto, no seu caso será a DELL.
Como já nos foi transmitido por si, já ativou a garantia na DELL, embora o seu produto continue a dar problemas.
Neste caso terá de contactar novamente o fabricante DELL e solicitar o apoio técnico, no sentido de eles resolverem o problema.
Legalmente o fabricante é o responsável pela garantia no caso do produto ter defeito ou se encontrar avariado.
Eles terão que resolver o seu problema.
Cumprimentos
CHIP7
28 de maio 2018
Informo que a loja onde comprei o computador tem a marca "Chip7", como tal, a reclamação que faço é relativa à loja "Chip7" de Setúbal. Caso esta queixa não esteja devidamente sinalizada, favor indicar-me que marca coloco no Portal da Queixa.
Entrei em contacto com a Direcção-Geral do Consumidor (DGV) que me informaram de que segundo a lei deveriam dentro do prazo que mencionei tido aceite o meu pedido de nova unidade (que foi renunciado) ou de reembolso.
Fora isso, estando dentro da garantia em loja caberá à mesma resolver a situação do consumidor.
A marca poderá responsabilizar-se caso o consumidor assim o pretenda, no entanto a compra foi feita à loja e não directamente à Dell, como tal acredito que a loja deveria ter os seus meios de ajuda e protecção para com o cliente no que toca a estes casos. Responsabilidade essa que estão a passar.
Expliquei a situação e deram-me razão quanto à queixa em questão, indicando-me que avançar para meios jurídicos caso a situação não seja resolvida.
Irei como mencionado ao telefone com a Sra Fernanda (se não estou em erro) proceder com reclamação no livro de reclamações, na loja de Setúbal.

Voltando atrás, sim, ativei a garantia na Dell pois foi-me recusado uma nova unidade ou reembolso em loja, e que se fosse para reparar iriam enviar à Dell e eu ficaria sem o computador. Não era solução para um computar de 2.100€ com 1 semana de compra, e dado que se recusaram também em emprestar uma unidade enquanto a outra se iria encontrar em arranjo.
Dado que falharam em mencionar o prazo legal para pedir a unidade e reembolso, e quando o fiz foi recusado embora dentro do prazo, pergunto agora então se ainda estando eu dentro da garantia e se as reparações e novas unidades são a cargo da Dell. Que serviços relacionados com a garantia oferece a Chip7 para os seus produtos?

Isto não se trata de uma reparação de 50€, nem de um produto de baixo preço.
Trata-se de um portátil de suposta boa qualidade, no valor de 2.100€ que foi pago à loja Chip7 de Setúbal, tendo vindo com defeito de fabrico e sido dias depois directamente mostrado à loja para possível resolução, em que me foi negligenciado o meu direito de nova unidade ou reembolso, e agora tanto a Chip7 como a Dell aparentam responsabilizar o consumidor.

Cumprimentos
12 de fevereiro 2019
Informo a marca, que me pediu para tomar esta situação como resolvida, que o meu computador Dell XPS 15 comprado na loja Chip7 de Setúbal continua POR RESOLVER.
O portátil deixou completamente de funcionar após a 2ª reparação para as mesmas anomalias e hardware, e veio defeituoso no momento da compra.
A situação está em Julgado de Paz nas mãos de uma juíza, já que tanto a loja como a marca não se responsabilizam.
João Machado avaliou a marca
31 de dezembro 2020

A marca não se responsabilizou pelo sucedido, fazendo a situação prolongar-se por 2 anos e fazendo-me gastar imenso dinheiro em viagens e chamadas para e com a Dell. No final, graças ao Julgado de Paz, a Chip7 foi a responsável e obrigada a pagar-me o dinheiro completo do produto defeituoso.