46.7

DHL Express - Custos de despacho

Paulo Joaquim apresentou a reclamação
31 de dezembro 2019
Bom Dia

Venho por este meio mostrar o meu desagrado para algo que que descobri recentemente e que do meu ponto de vista é desprovido de lógica e abusivo.
Recebi recentemente uma encomenda com origem fora da União Europeia através da DHL e fui contactado para proceder ao processo alfandegário que além dos impostos (IVA e Direitos) inclui o custo do despacho, neste caso do despachante da DHL, e descobri com alguma surpresa que esse custo é progressivo com o valor da encomenda começando em pouco mais de 30 euros quando no meu caso foi de mais de 90 Euros.
Não sou um especialista mas pelo que sei já que já recebi muitas encomendas com origem fora da UE, o processo e documentação junto da alfandega é igual independentemente do valor da encomenda, por exemplo numa encomenda através dos CTT o custo de despacho é sempre o mesmo (EUR 12 se não estou em erro) independentemente do valor da encomenda, quando a DHL descrimina os clientes pelo valor declarado da encomenda quando na pratica está a prestar exatamente o mesmo serviço. No meu caso esse valor de despacho correspondeu a aprox 7,5% do valor da encomenda. E voltando ao exemplo dos CTT e ao custo de 12 Euros do despacho este acaba por ser um terço do valor minímo cobrado pela DHL. No meu caso paguei quase 8 vezes mais do que se o envio fosse a despacho através dos CTT !!!! quando legal e processualmente estamos a falar do mesmo procedimento

Aproveito ainda para chamar a atenção para o facto de a documentação que recebi com a encomenda apenas refere um valor total do IVA pago não descriminando ao que se refere quando na pratica sei que foram considerados vários valores sobre qual incidiu o IVA. Entretanto já pedi à DHL que me fosse enviada essa documentação descriminando os valores referidos.

Obrigado

Com os melhores cumnprimentos,

Data de ocorrência: 31 de dezembro 2019
DHL
6 de janeiro 2020
Caro Senhor Paulo Joaquim,

Agradecemos a sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Estamos a averiguar o reportado e entraremos em posterior contacto assim que possível.

Lamentamos os inconvenientes e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal
6 de janeiro 2020
Bom Dia

Agradeço a resposta ficando a aguardar nova comunicação por parte da DHL.

Cmpts

Paulo Joaquim

Boa tarde, No meu caso, iniciei o processo para desalfandegar a encomenda com DHL, mas dias mais tarde quando a DHL e por falha na descrição do vendedor (entre outras coisas), me "exigiu" autorização com consentimento para pagar todas as taxas e custos aduaneiros (até ai tudo bem) mas com coima que poderia ir ate 200 euros. Não achei que justificasse pagar possivelmente tal coisa, por algo que nao era da minha responsabilidade e pedi para cancelar o processo. Acontece que ainda no dia de hoje, me voltam a exigir terminar o desalfandegamento sob coima de não o fazer até 180 euros e multa da AT de 50 euros (alem do IVA e todas as taxas "normais"). Sera isto normal? O artigo custou 150 euros!