46.7

DHL Express - Despesas alfandegárias

Ricardo Vicente
Ricardo Vicente apresentou a reclamação
21 de novembro 2014

Apresento a reclamação que coloquei hoje à DHL:

"Exmo. Senhor,

Venho por este meio manifestar a minha mais profunda desilusão pelo serviço prestado pela Vossa empresa.
Acontece que, no passado dia 19 de Novembro, efetuei uma compra no valor de 294,45€ através de um conhecido website de compras online. Nesse valor, segundo o vendedor, estaria incluído o preço de transporte, com exceção para as taxas alfandegárias que, a existirem no meu país, ficariam a meu cargo.
Ontem, dia 20 de Novembro, fui contactado pelos Vossos serviços no sentido de fornecer o comprovativo da compra do produto e o meu número de identificação fiscal com o fim de se proceder ao desalfandegamento do produto, pedido a que acedi prontamente.
Durante o dia de hoje fui novamente contactado pelos Vossos serviços para me informarem que, para o desalfandegamento e entrega do produto, teria de pagar 183,32€. Perplexo com o valor apresentado, decidi entrar em contacto imediato com os Vossos serviços para tentar obter a sua descriminação. Durante o contacto fui informado, sumariamente, que faziam parte desse valor as seguintes rúbricas:

• Serviço de Desalfandegamento da DHL: 54,98€;
• Dívida Aduaneira ao Estado Português: 128,34€.

Relativamente ao primeiro ponto, acho valor manifestamente desapropriado, uma vez que o envio já foi pago pelo expedidor e, supostamente, a DHL já saberia que o envio de uma encomenda de Hong Kong para Portugal estaria, à partida, sujeito a desalfandegamento.
Relativamente ao segundo ponto, entendo no mínimo como mirabolante a forma de cálculo, pelos Vossos serviços, da Dívida Aduaneira ao Estado Português. Passo a explicar, como o documento de compra apresenta apenas o valor do produto e indica que os portes são de 0€, os Vossos serviços entenderam somar ao valor que paguei um custo de transporte de 99,70€. Ora, o somatório deste valor, com o valor por mim declarado, faz disparar o valor da Dívida Aduaneira ao Estado Português.

Confrontada com esta situação, a Vossa colaboradora concordou que este é um valor exagerado, mas que não alteraria os valores utilizados para cálculo do custo de desalfandegamento e entrega. Informou-me também que poderia proceder ao levantamento do produto pessoalmente, mediante apresentação de uma declaração emitida por Vós “com um custo elevado”, e que este procedimento teria um “custo agravado pela taxa de armazenamento da Portway”. As duas situações são desagradáveis e bastante similares em termos de custos.

Não conseguindo obter ajuda da parte dos Vossos colaboradores, decidi reportar por este meio este problema delicado que tanto me transtorna.

Perante esta situação, se não forem diligenciados de forma urgente procedimentos para minimizarem o meu transtorno, efetuarei reclamação formal junto das entidades competentes e tomarei todas as medidas para levar esta situação a conhecimento público.

Na certeza de obter a Vossa melhor compressão despeço-me apresentando os meus melhores cumprimentos,

Ricardo Martins Vicente"

A resposta foi dada ao fim de 10 minutos. Muito resumidamente "Paga e pronto"!
DHL nunca mais! É um autêntico roubo! Quase 200 euros por um encomenda que custou (produto+portes) menos de 300 euros. Dizem que eu não indiquei o valor concreto dos portes, que desconheço, mas eles também não conseguem ver o valores dos portes cobrados pela DHL em Hong Kong.
Resultado disto tudo. Um cliente a menos.

Data de ocorrência: 21 de novembro 2014
DHL
25 de novembro 2014
Exm. Sr. Ricardo Vicente,

Agradecemos a sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Esperamos ter ido ao encontro dos esclarecimentos solicitados aquando dos contactos efectuados.

Pedimos desculpa pelos inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal
Ricardo Vicente
27 de dezembro 2014
A Transportadora, a várias vozes, apresentou várias explicações díspares para me explicarem o inexplicável! Não merecem crédito nenhum! Cobraram na mesma os honorários exorbitantes para desalfandegar a encomenda. Não informaram o remetente ou o destinatário sobre esses honorários "obscenos" durante o processo de expedição. Não informam o cliente previamente sobre as condições do serviço e, como tal, estão a agir de má fé! Não se deixem enganar! Não usem DHL! Só um boicote a esta empresa multinacional, mas de mente muito fechadinha, os forçará a adoptar uma atitude clara com os clientes. DHL NUNCA MAIS! Usem EMS, que os nossos velhinhos correios tomarão conta do assunto! São lentos mas honestos, ao contrário da DHL!