46.7

DHL Express - Uso abusivo de posição de mercado

Marco Cardoso
Marco Cardoso apresentou a reclamação
7 de maio 2020
Adquiri via internet um artigo que me custou 30,59 Euros, ao qual acresceram 0,99€ de portes, também estes pagos por mim, e que contemplam a entrega porta à porta, ou seja, desde o remetente até à minha porta.

Fui contactado pela DHL via sms no dia 19/04/2020 onde fui informado (tenho a sms gravada) que a minha encomenda me seria entregue, na morada solicitada, no dia 24/04/2020. Esta sms foi recebida sem qualquer reserva, ou seja, era tácito que eu iria receber a encomenda no dia indicado, e sem qualquer outra questão ou custo envolvido, e até aqui, tudo estaria bem.

Os problemas começaram no dia 21, altura em que voltei a ser contacto por sms pela DHL, com a informação de que o meu artigo teria de sofrer um processo de "desalfandegamento", para o qual eu poderia optar por duas soluções, que fosse a DHL a tratar do dito desalfandegamento (que me custaria qualquer coisa como 37€ mais as despesas de alfandega que são de apenas cerca de 9 Euros), ou então que fosse eu a fazer o desalfandegamento.

Optei, força dos exagerados honorários exigidos pela DHL, por tratar eu do desalfandegamento.

Quando questiono a DHL para que me sejam facultados os documentos para que eu possa, junto da alfandega, tratar do dito desalfandegamento da minha encomenda, fico a saber que em primeira instância teria de me dirigir a uma empresa chamada "Portway", pois a minha encomenda teria sido enviada para essa dita empresa.

Mais tarde fiquei também a saber que nessa tal de "Portway", e para que me facultassem uma tal de carta de porte, teria também de desembolsar mais uns euros (nunca me disseram quanto), a titulo de "handling" e "armazenagem" do meu artigo.

Assim, e força do acima exposto, reclamo que:

1. Não autorizei que a minha encomenda fosse transferida para a empresa Portway
2. Não autorizei que os meus dados pessoais fossem transmitidos pela DHL a terceiros, neste caso, à tal Portway
3. Não contratei, de forma alguma, os serviços de "handling" e "armazenagem" da Portway, pelo que não aceito pagar qualquer tipo de honorários a esta empresa

Com isto, exijo o seguinte:

1. Que a minha encomenda passe de imediato para a Alfandega de Lisboa, por forma a que junto da mesma eu possa tratar do seu desalfandegamento e pagar os impostos devidos (diga-se de passagem, de valor significativamente inferior aos honorários de qualquer uma destas duas empresas, DHL ou Portway)
2. Que a empresa Portway apague dos seus sistemas informáticos todas as informações que tenha a meu respeito, nomeadamente, nome, morada, contactos e afins.
Data de ocorrência: 7 de maio 2020
DHL
26 de maio 2020
Caro Senhor Marco Alves Cardoso,

Confirmamos que a DHL Express já procedeu à análise e resposta da reclamação apresentada através do Livro de Reclamações Eletrónico sobre a carta de porte 8208332241.

Lamentamos qualquer inconveniente e agradecemos a melhor compreensão.

Customer Service
DHL Express Portugal
Marco Cardoso
6 de agosto 2020
Quanto à Vossa resposta, só Vos posso dizer que para todo e qualquer artigo que eu adquirir, dentro ou fora do País, irei fazer os possíveis e os impossíveis para que não sejam Vossas Exas a transportá-lo, recusarei junto de todos os comerciantes com quem lido, que a logística de manuseamento, transporte e afins, seja feita por Vós.