Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública

IGCP - Declaração de saldos de certificados de aforro

Joao Tavares apresentou a reclamação
9 de abril 2021
Boa Tarde:
Devido ao falecimento de minha Mãe, torna-se necessário obter declaração de saldo dos Certificados de Aforro, à data do falecimento (04.01.2021).
Após diversos contatos efetuados via e-m@il com o IGCP, entre 18.01.2021 e 11.02.2021, foi recusada a emissão da declaração, sob alegação de que os documentos a entregar em anexo ao formulário mod.710, designadamente Assento de Óbito e Habilitação de Herdeiros, teriam de ser originais.
Considerando que o IGCP, não está a aceitar marcações de atendimento presencial, fui encaminhado para os CTT.
Em 23.03.2021, entreguei na estação dos CTT das Paivas/Amora a respetiva documentação original, tendo sido informado que o IGCP me enviaria a declaração por carta, dentro do prazo de 5 a 6 dias.
No dia 02.04.2021, como não recebi a dita declaração, solicitei via e-m@il ao IGCP que me enviasse a declaração requerida por esta via, juntando o comprovativo da entrega da documentação nos CTT, no sentido de criar condições que me permitam cumprir o prazo de entrega da participação de óbito e relação de bens a declarar junto da Autoridade Tributária.
Até ao momento, nem recebi resposta ao meu e-m@il, nem a declaração por correio, o que demonstra uma falta de profissionalismo, desprezo pelo cumprimento dos prazos e respeito pelos clientes inclassificável.
Espero que a questão se resolva no mais curto espaço de tempo possível.
Melhores Cumprimentos
Data de ocorrência: 9 de abril 2021
IGCP
30 de abril 2021
Exmo. Sr.,

Informamos que foi recebido o pedido que refere a 05/04/2021 e a declaração foi emitida e expedida a 12/04/2021.
Lamentamos o atraso na resposta ao seu email e isso apenas se justifica pelo aumento exponencial de emails que temos vindo a receber neste período cheio de condicionalidades. Contamos com a compreensão de V. Exa.
Melhores cumprimentos,
IGCP
5 de maio 2021
A estação dos CTT Paivas/Amora garante ter enviado toda a documentação, ao final do dia da sua receção, portanto a 23 de Março p.p.
Apena recebi a carta dimanada pelo IGCP em 23 de Abril p.p.
Alguém está a mentir...
Adicionalmente, o IGCP tem a distinta lata de me enviar um e-m@il, no dia 29.04.2021, alegando que só não enviou a declaração por e-m@il, pois o impresso utilizado não contemplava a minha autorização explicita para o efeito, pois deveria ter sido utilizado outro impresso, do qual não me foi dada informação prévia.
Simplesmente lamentável...
Joao Tavares avaliou a marca
12 de julho 2021

Instituto público que revela total indiferença e desrespeito pelos interesses dos seus Clientes