Lusitaniagás Comercialização SA

Lusitaniagás - Faturação de estimativas

Alves Abreu
Alves Abreu apresentou a reclamação
18 de novembro 2023
Sou uma consumidora de gás da Lusitania Gás CUR, porque não tinha outra opção na minha morada, apesar das má imagem que tenho da marca Galp depois de ter sido cliente da eletrecidade também.
O último ano de fornecimento de gás até correu bem, com faturas a rondar os 25€ apesar das constantes estimativas.
Em abril deste ano enviei a leitura 187m3. Hoje a leitura do contador são 290m3, o que dá uma média de 17m3 de gás por mês, nos últimos 6 meses.
Contudo, recebi a fatura FT 0434/27409 de 2023-10-16 no montante de 114.27€, onde me apresentam uma estimativa de consumo de 114m3 num mês. É um disparate!
E está fora das regras da Erse que diz: "o operador da rede de distribuição deve assegurar uma leitura do contador em cada dois meses.", para evitar disparates com as estimativas numa época onde a tecnologia é facilitadora destes processos.
Assim que pretendo a correção da fatura em tempo útil, porque não sou banco para emprestar dinheiro a empresas a juro zero.
Data de ocorrência: 18 de novembro 2023
Lusitaniagás
21 de novembro 2023
Cara Andrea Abreu,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 21/11/2023.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do email lusitaniagas@galp.com ou do número 808 502 324 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes
Gás Natural
Alves Abreu
Alves Abreu avaliou a marca
6 de dezembro 2023

Se eu pudesse trocava de fornecedor, mas não há alternativa (CUR) na zona em que vivo. Não é a primeira vez que tenho problemas com a faturação da Galp. Eles abusam constantemente da facilidade de cobrar pela estimativa e a ERSE, no meu caso, tem-se mostrado conivente o que os deixa à vontade para praticar estes abusos. Numa época de tecnologia que nos permite estar em contato até com marte, acho que esse mecanismo das "estimativas" devia ser revisto e até extinto.