SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês

Em tratamento
Maria do Carmo Rodrigues de Almeida
Maria Almeida apresentou a reclamação
24 de abril 2024
Venho lamentavelmente informar que hoje, dia 23 de abril, pelas 16.15h, ocorreu uma situação inaceitável por parte do motorista da viatura número 5, via Pedrulha.
Uma das minhas colegas, professora, perguntou ao motorista se o autocarro passava na paragem em frente à Escola Secundária Dom Dinis. A resposta do motorista foi indelicada, dizendo que a mesma, tinha que fazer sinal para o autocarro parar. Minha colega referiu de imediato que o tinha feito, levantando o braço com a senha na mão. Como gostaria de obter uma resposta à sua questão, voltei a fazer a mesma pergunta. O motorista respondeu de forma rude e de mau humor, pelo que interferi, referindo que não deveria falar com os passageiros daquela forma. Numa tentativa de se justificar, começou a elevar a voz, num ato que considerei de má educação e de grande falta de civismo. Não contente com a situação, levantou-se do seu lugar, percorreu o corredor, atrás de mim, elevando a voz, erguendo o braço, continuando com palavras insultuosas e, de ameaça quando refere que “se quisesse, poderia não permitir que (eu) fosse no autocarro”, não aceitando que alguém lhe disse-se que tinha sido mal educado. Considero o ato sem justificação possível, desmedido por parte do motorista e inaceitável por parte de alguém que exerce uma ocupação de trabalho público, que exige para com os outros uma atitude cívica e de respeito. Pelo que verifiquei, nas Reclamações à SMTUC, situações como estas já foram relatadas. Espero que os SMTUC tomem medidas para a resolução definitiva destas ocorrências, através de ações de sensibilizações dos seus profissionais e, eventualmente formações de carácter cívico e/ou inteligência emocional que lhe permitam lidar de forma respeitosa e apropriada com todos os passageiros.
A paragem de autocarro, em frente à Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Coimbra, na Avenida Fernão de Magalhães, foi a nossa subida no autocarro à hora referida.
Data de ocorrência: 23 de abril 2024
24 de abril 2024
Reclamação com o registo nº 3712 – Processo nº 2024/950.20.001/217

Exma. Senhora Maria do Carmo Almeida,
Agradecemos a sua comunicação de 24 de abril de 2024, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e oportunamente voltaremos ao vosso contacto.

O Serviço de Apoio ao Cliente

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA
Sede: Av. de Conímbriga | Santa Clara | 3040-248 Coimbra
Endereço Postal: Apartado 5015 | 3041-901 Coimbra | Portugal
Tel.: (+351) 239 801 100 | Fax: (+351) 239 441 966
www.smtuc.pt | www.facebook.com/TransportesUrbanosDeCoimbra
SMTUC
SMTUC está a aguardar resposta do utilizador