SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês

Joaquim Fernando Rodrigues de Barros Oliveira
Joaquim Oliveira apresentou a reclamação
17 de fevereiro 2019
Exmº Senhor Presidente do Conselho de Administração dos SMTUC

Venho por este meio comunicar uma situação desagradável que aconteceu no passado dia 12 de fevereiro de 2019, com a minha filha e que foi a seguinte:
Na viagem das 20.30 horas (partida da Beira do Rio) da linha 21 (Arzila) na paragem da Guarda Inglesa, perto das Bombas da Cepsa (Viaduto do Fórum), o motorista não fez o percurso correto e com isso deixou uma passageira (minha filha, menina de 18 anos) na dita paragem. O motorista deveria ter passado com o autocarro junto das bombas e assim passar pela dita paragem onde se encontrava a minha filha e não o fez, levando o autocarro por cima do viaduto. Depois de chamado à atenção por alguns passageiros o mesmo fez ouvidos de mercador e seguiu a viagem, não corrigindo o erro que estava a cometer.
Com isto recebo um telefonema da minha filha relatando o sucedido e pedindo-me para a ir buscar.
Antes de o fazer aguardo pelo autocarro na paragem de Vila Pouca (Centro) e questiono o motorista sobre se teria passado por cima do Viaduto e o mesmo diz-me que efetivamente passou pelo viaduto e não pela zona da paragem, pergunto de seguida porque razão não voltou a trás e o mesmo responde que não tinha como fazê-lo e que não se encontrava ninguém na paragem, no que foi contrariado por uma passageira que acabara de sair do autocarro e que foi uma das que o chamou à sua atenção e dizendo que estava alguém na paragem.
Digo-lhe de seguida que deveria ter corrigido o seu erro dando a volta na Rotunda do Almegue e vindo com o autocarro até à Rotundo do Supermercado “Aldi”, fazendo depois o percurso correto junto às bombas da Cepsa. A sua resposta foi de uma ignorância tal que quase não a consigo descrever, diz-me o senhor que não poderia fazer esse percurso, mas sim que teria que ir ao Fórum, desconhecendo ou parecendo desconhecer o itinerário que lhe indiquei. Mesmo assim digo-lhe que se tivesse que o fazer que o fizesse pois nem que tivesse que ir à China que fosse, mas que não se deixam passageiros na paragem por erros pessoais.
Solicito, pois, a tomada de medidas por parte do senhor Presidente, no sentido de ver esse senhor castigado condignamente e exijo ser informado sobre o castigo aplicado ao mesmo, pois esse motorista
não é merecedor de servir o público, público esse que ajuda e de que maneira a pagar o seu salário, merecendo outro tipo de tratamento e não o da ignorância ou desprezo que o dito senhor demonstrou.

PS: Essa viagem (20.30) era a última antes da viagem das 22 e 30 horas.

Sem outro assunto subscrevo-me atentamente,
Data de ocorrência: 17 de fevereiro 2019
28 de fevereiro 2019
Sua Reclamação: Erro de percurso da Linha N.º 21, no dia 12/02/2019, pelas 20h30. REG. N:º 1496. Portal da Queixa N.º 26096919

Exm.º Senhor Joaquim Fernando Rodrigues de Barros Oliveira

Agradecemos a comunicação de 17 de fevereiro de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e, justificando-se, voltaremos oportunamente ao vosso contacto.

Paulo Vieira de Melo

Tel.: (+351) 239 801 100 | Fax: (+351) 239 441 966
www.smtuc.pt | www.facebook.com/TransportesUrbanosDeCoimbra
15 de março 2019
Exmo. Senhor Joaquim Fernando de Barros Oliveira,

Reportamo-nos ao seu contacto de 17 de fevereiro de 2019, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Averiguada a situação, o motorista visado confirmou ter efetuado serviço no dia, hora e linha em causa, assumindo ter errado e efetuado o percurso por cima do viaduto, mantendo a versão de que nessa altura não se encontrava ninguém na paragem, motivo pelo qual seguiu viagem.
Contudo, atendendo aos factos apresentados, nomeadamente os testemunhos de outros passageiros que acompanham a reclamação apresentada por V/Exa.ª, estes Serviços Municipalizados assumem perante a ocorrência o seguinte posicionamento:

15. Os SMTUC são um serviço público municipal, com fortes preocupações de caráter eminentemente social, que tem como Missão garantir uma oferta de transporte público de qualidade, confiança e adequada às necessidades das populações.
16. Através da sua Política da Qualidade, os SMTUC propõem-se reforçar as competências dos colaboradores, fomentando o espírito de equipa e a focalização na qualidade e no cliente.
17. O Código de Conduta dos Trabalhadores dos SMTUC estabelece um conjunto de princípios éticos e normas de conduta, apresentando-se como uma referência para os utilizadores do serviço prestado por estes Serviços Municipalizados, nomeadamente no que respeita aos padrões de conduta a observar pelos nossos trabalhadores no relacionamento com o público, por forma a incrementar níveis de confiança com os clientes;
18. Pretende-se, com o Código de Conduta, reforçar ainda a confiança pública na qualidade do desempenho individual dos nossos trabalhadores sujeitos a um especial e rigoroso escrutínio público, devendo estes para tal:
g. Assumirem-se como profissionais que dedicam o seu esforço e empenho no cumprimento das tarefas que lhes são confiadas, exercendo a sua atividade diária com o máximo zelo e rigor;
h. Promover o bom relacionamento com as pessoas que interajam no exercício das suas funções, sendo diligentes e cooperantes na realização do interesse público;
i. Agir de modo a que as suas ações sejam adequadas aos objetivos e tarefas a desenvolver.
19. Por conseguinte, os trabalhadores destes Serviços Municipalizados devem usar da maior cortesia no seu relacionamento com os cidadãos e estabelecer com eles uma relação que, presumindo a sua boa-fé, contribua para garantir com correção e serenidade o exercício dos seus direitos e o cumprimento dos seus deveres;
20. Devem ainda, assegurar aos cidadãos o apoio, a informação ou o esclarecimento que lhes seja solicitado sobre qualquer assunto;
21. Face ao exposto conclui-se, referindo que os SMTUC não se reveem nos factos relatados, nem estes correspondem aos valores que defendem, pelo que lamentam a sua ocorrência e os incómodos que daí possam ter resultado para os intervenientes, sendo certo que internamente serão desenvolvidas ações no sentido de evitar futuras ocorrências.

Por último, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados, na expectativa de continuarem a merecer a preferência de V/Exa.ª.

Ricardo Grade

Tel.: (+351) 239 801 100 | Fax: (+351) 239 441 966
www.smtuc.pt | www.facebook.com/TransportesUrbanosDeCoimbra
Ver perfil de
17 de fevereiro 2019

Não vão tomar medidas nenhumas!
Nem a sua reclamação vai chegar a presidente nenhum!