Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Cobrança de 2 viagens numa só

Sónia Ganilho
Sónia Ganilho apresentou a reclamação
22 de maio 2023
Exmos Senhores,
Venho por este meio demonstrar o meu desagrado na resposta da reclamação n.º 2023.01197.
Cobraram-me 2 vezes na mesma viagem. A resposta que me dão é que devido ao atraso do autocarro, o tempo de utilização terminou e uma viajem que tem o custo de 1.6€ ficou-me por 3.2€!
Peço desculpa, mas sinto me burlada!
Coloquei 2 títulos, um de ida e outra para a volta. Utilizo este serviço esporadicamente.
Neste caso fui visitar a minha avó ao hospital de são João.
Só à vinda é que notei o ocorrido. Depois de estar mais de 20 minutos à espera do autocarro para regresso, fui a entrar e não consegui validar.
Nem pela humilhação que passei ao ter que sair do autocarro, se dignificam a calar-me devolvendo o valor da viajem.
Neste momento não se trata de dinheiro, mas sim de dignidade, meus Senhores!

Transcrevo a vossa resposta!

Estimada cliente, Sónia Ganilho,
Temos presente a reclamação em epígrafe, cujo teor mereceu a nossa melhor atenção. Desde já lamentamos a demora no envio desta resposta.
Face ao exposto e após analisados os registos da linha 205 – dia 19 de abril p.p., paragem “Monte dos Burgos” – verificámos a passagem de dois autocarros em redor das 10:03. O veículo seguinte, com passagem prevista às 10:19, sofreu um atraso de 10 minutos, pelo que apenas transitou no local às 10:29. O desregulamento verificado ao longo da manhã resulta do forte congestionamento de trânsito nesse período e que afetou os normais transbordos entre linhas.
Asseguramos que a STCP realiza uma monitorização permanente da sua operação, por forma a minimizar situações de incumprimento de horário, sejam elas provocadas por motivos cuja responsabilidade recaia sobre a empresa ou por terceiros. Com isto, a STCP pretende reduzir o impacto de quaisquer ocorrências no serviço prestado junto dos passageiros, que dependem do autocarro como meio de transporte no seu quotidiano. De forma a contrariar estas incidências, a empresa também continua a aumentar o seu corpo de motoristas e outros técnicos essenciais à operação, ao mesmo tempo que tem vindo a renovar a sua frota, dotando-a de viaturas tecnologicamente mais avançadas.
Cientes dos incómodos causados, não podemos deixar de pedir as mais sinceras desculpas pelo atraso verificado. Uma vez que o incumprimento foi causado por um fator externo à responsabilidade da STCP (congestionamento de trânsito), não poderemos aceder ao pedido de reembolso da segunda viagem que validou para viajar na linha 205.
Apelando à sua melhor compreensão, apresentamos os melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 18 de abril 2023
STCP
23 de maio 2023
Estimada cliente, Sónia Ganilho,

Temos presente o teor da reclamação em epígrafe e que mereceu a nossa atenção.

Face ao exposto, compreendemos o seu desagrado na situação reportada, no entanto, e conforme já mencionado na resposta por si transcrita, uma vez que o incumprimento foi causado por um fator externo à responsabilidade da STCP (congestionamento de trânsito), não poderemos aceder ao pedido de reembolso da segunda viagem que validou para viajar na linha 205.

Uma vez mais, lamentamos não ser possível apresentar uma resposta positiva ao pretendido.

A STCP
Sónia Ganilho