Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Discriminação

Jorge Rosa
Jorge Rosa apresentou a reclamação
19 de agosto 2019 (editada a 21 de agosto 2019)
STCP
gostaria de saber porque razão estando o sistema de senhas e passes em baixo quando me desloquei num dos autocarros STCP, não foi cobrada qualquer viagem a quem possuía senha ou passe, mas foi cobrada a viagem a quem teria que comprar a senha ao motorista…
visto que certos passageiros foram permitidos viajar sem pagar, não deveriam ter sido permitidos todos…
o porquê da discriminação de quem paga a senha ao motorista, fazendo com que esses tivessem que pagar a viagem e os outros pudessem viajar sem pagar!!!????
Havendo erros no serviço que disponibilizam, que direito possui a STCP de escolher quem deve ficar isente desses erros e quem deva continuar a pagar como se nada tivesse acontecido!?
Onde está aqui o principio da igualdade de serviços para todos?!
Data de ocorrência: 19 de agosto 2019
STCP
29 de agosto 2019
Estimado Cliente Sr. Jorge Rosa, boa tarde

Em sintonia com a reclamação submetida via Portal da Queixa, colocamos à consideração:

Os vários operadores do sistema intermodal, e neste caso a STCP, sempre que um Cliente com cartão físico ou virtual, não conseguir efetuar a validação, tem a opção de solicitar ao motorista, a compra de um bilhete de bordo e posteriormente dirigir-se a uma loja andante, explicar o problema que impediu a validação e se se justificar, ser ressarcido do valor do título comprado.

Compreenderá que a STCP, só pode receber a percentagem referente a viagem efectuada por Cliente, mediante validação ou aquisição de título.
Todos os Clientes, de acordo com a legislação em vigor, só poderão viajar com título válido e validado.
Efetivamente em Agosto, houve um dia em que o sistema de validação (equipamento da responsabilidade dos Transportes Intermodais do Porto e não STCP), estando inoperacional, impediu validações, o que por si só, não beneficiou ou prejudicou qualquer Cliente.
Todo o Cliente que pretender viajar e não seja portador de título ou assinatura, deverá, a bordo do autocarro, adquirir o Bilhete de Bordo para a respectiva viagem.

Com os melhores cumprimentos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota: caso pretenda apresentar futuramente qualquer sugestão/reclamação, sugerimos que utilize o endereço linhaazul@stcp.pt

Apoio Clientes
Departamento de Marketing

Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, SA
Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13º. 4350-158 Porto
Tel.: +351 22 507 1000 Fax :+351 22 507 1150
Jorge Rosa
2 de novembro 2019
O problema é que todos foram permitidos viajar sem titulos válidos... pois não foi solicitada qualquer compra de titulo quem tinha pass ou senha!
Como tal a STCP NÃO CUMPRIU A SUA PRÓPRIA POLÍTICA
" de acordo com a legislação em vigor, só poderão viajar com título válido e validado."
Isto não se verificou!
Quem tinha passe e senha foi permitido viajar sem validação enquanto eu tive que comprar...
Peço que leiam a minha reclamação atentamente pois acho que estão a interpretar mal, uma vez que a vossa resposta em nada se identifica com a minha reclamação