Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Linha de apoio e o mistério do autocarro desaparecido

Jane Doe apresentou a reclamação
8 de abril 2019 (editada a 13 de abril 2019)
Caros(as),

Nunca coloquei em questão as falhas de sistema, que podem obviamente ocorrer mas ser evitadas se possível.

Já é a segunda vez, em pouco espaço de tempo, que o que acontece é que o GPS dos autocarros avaria ou deixa de estar ativo (não sei nem pretendo resposta para este ponto).

Das duas vezes liguei para a linha de apoio para confirmar se o serviço mantinha-se ou se havia alguma falha/greve para aquele dia a nível de transporte.

Afirmam que também não têm acesso à localização dos veículos e que não conseguem responder mas permanece a dúvida principal "Mas há autocarros a circular ou não?". Esclareço que durante 20 minutos não vi um único autocarro a passar, no ponto em que me encontro, por isso é que ligo para a linha de apoio.

Outro ponto, que já é recorrente, é que aparece nos postos de informação a indicação de que o autocarro chega daqui a 5-7 minutos e do nada esse mesmo veículo deixa de existir. Passado algum tempo lá passa um com a indicação de "Fora de serviço" contudo é deveras impressionante que a situação ocorra só com aquele autocarro e quase sempre à mesma hora da parte da tarde.
Data de ocorrência: 8 de abril 2019
STCP
Estimada Cliente, boa tarde

Face à exposição apresentada via Portal da Queixa, permitimo-nos informar:

Desde o dia 06/04, o sistema GPS a nível mundial, sofreu anomalia.
A anomalia técnica, externa à STCP, não permitiu facultar a todos os nossos Clientes, dados sobre localização de autocarros, bem como tempos de espera.
Tal ocorrência, não afectando estritamente a STCP, impediu o acesso e registo de dados referentes a passagem de viaturas nas paragens.

A anomalia foi normalizada no final do dia 08/04.

Se pretender apresentar reclamação de incumprimento, solicitamos o favor de nos indicar: dia, hora, linha, sentido paragem

Mesmo alheios às dificuldades vivenciadas, aceite o nosso pedido de desculpas pela frustração e pelos transtornos causados.

Com os melhores cumprimentos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota: caso pretenda apresentar futuramente qualquer sugestão/reclamação, sugerimos que utilize o endereço linhaazul@stcp.pt

Manuel Moreira

Apoio Clientes
Departamento de Marketing

Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, SA
Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13º. 4350-158 Porto
Tel.: +351 22 507 1000 Fax :+351 22 507 1150
Obrigada pela resposta.

Não irei para já aceitar o pedido de alteração do estado da reclamação para resolvida.

Tal como referi a minha questão não se prende no funcionamento do GPS mas sim na confirmação do cumprimento normal do serviço (até porque o primeiro acontecimento foi antes do dia 6 de abril e não havia falha mundial). Na linha de apoio não me conseguem confirmar se há autocarros?

Quanto ao segundo ponto eu vou anotando ao longo deste ano o que pedem e depois se necessário envio-vos.

Adicionalmente, informo que já teria tentado entrar em contacto convosco via e-mail e nunca obtive resposta.
9 de abril 2019
Resta-me só adicionar o seguinte: aceito o vosso pedido de desculpas só pretendo compreender como funcionam os vossos serviços e que resposta posso esperar como cliente.
19 de dezembro 2019
Este problema continua em aberto. Não foi dado qualquer seguimento ou preocupação por parte da entidade.