Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Multa

Ivone Costa apresentou a reclamação
26 de junho 2020
Estava viajando no autocarro 600 no sentido porto - maia, tendo entrado em CNS3 e sair em AAX1, trajeto que corresponde a um título Z3. Na zona de S. Mamede fui abordada por um segurança da empresa 2045 no sentido de verificar se validei a zona correta no título de transporte, tendo verificado que estava validado como Z2 e que por isso incorria numa coima, pois já teria ultrapassado a validade da viagem. E assim procedeu com o Auto de Noticia nº 97812, pois apesar de lhe ter solicitado que marcaria nova viagem, ele não o permitiu.
Explicação para o sucedido:
Tenho sempre dois títulos de transporte carregados com Z3, pois faço esta viagem diariamente, e quando validei um deu-me vermelho ( já estaria vazio ) e então peguei no outro e validei, não pensando que era Z2, logo estava perfeitamente consciente de que estava tudo bem.
Como verificam, eu marquei a viagem, não quis viajar de graça, embora inconscientemente não fosse a correta .
Pelo motivo atrás exposto, apelo à consciência de V. Exas no sentido de me anularem esta infração.

Cumps

Data de ocorrência: 26 de junho 2020
STCP
8 de setembro 2020
A resposta foi enviada à via correio eletrónico, que anexo.
Ivone Costa avaliou a marca
8 de setembro 2020

SENDO UMA MARCA DE PRESTÍGIO NA ÁREA DO PORTO, DESTINADA A SERVIR O POVO, A FISCALIZAÇÃO DEVERIA SER MAIS CONDESCENDENTE DESDE QUE A EXPLICAÇÃO DO UTENTE SEJA LÓGICA ( NESTE CASO PODIA TER PERMITIDO QUE VALIDASSE OUTRO TITULO ). A RESPOSTA QUE ME DERAM FOI A QUE TRANSCREVI, NÃO TENDO EM ATENÇÃO A MINHA EXPLICAÇÃO PARA O SUCEDIDO NO SENTIDO DA ANULAÇÃO DA COIMA. BASEARAM-SE SÓMENTE NA LEI, MAS ESTA SÓ SE APLICA A QUEM PREVARICA SEM EXPLICAÇÃO, NÃO FOI O CASO. ESTOU DESILUDIDA COM O DESFECHO.