Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Perdão de multa

Bianca souza
Bianca souza apresentou a reclamação
5 de agosto 2022 (editada a 11 de agosto 2022)

Ontem dia 01/08 por volta das 17:27, fui multada pois estava com o andante de minha filha, Isabella Salgado , porém não foi mal intencionado!
No mesmo dia eu já havia pedido ao meu marido para carregar meu andante nas devesas, pois moramos perto, e deixar sobre a mesa que eu deveria estar ao trabalho as 18:00, porém o mesmo se esquece e saiu com meu cartão a carteira, quando eu fui sair de casa, peguei no cartão que estava sobre a mesa, e sai, não percebendo que não se tratava do meu cartão e sim da minha filha.

Como podem verificar na foto, pouco tempo depois ele fez o carregamento.

Peço que perdoem minha dívida, ela está desempregado, recebendo subsídio, eu faço trabalhos extras parti-me em hotelaria.
Nunca levei multa de NADA em Portugal , vivo cá a 3 anos! Não houve intenção, apenas um engano mesmo, essa multa é um valor muito alto p nós, principalmente pq temos uma criança p sustentar!
Obrigada
Data de ocorrência: 1 de agosto 2022
8 de agosto 2022
Estimada cliente, Bianca Souza,

Temos presente o teor da reclamação em epígrafe e que mereceu a nossa atenção.

Face ao exposto, a fim de um correto registo, tratamento e resposta, deverá encaminhar a presente exposição por um dos seguintes canais de comunicação:
- Linha Azul STCP: linhaazul@stcp.pt;
- site oficial STCP.PT: https://www.stcp.pt/pt/institucional/apoio-e-contactos/reclamacoes/.

Salientamos que deve prestar o máximo de dados possível, por forma a validar todas as ocorrências referidas, nomeadamente:
- número do auto de notícia (multa);
- número do cartão Andante utilizado;
- data e hora da ocorrência;
- linha;
- paragem de embarque;
- sentido da viagem.

Mais se informa que, em conformidade com o disposto no artigo 9.º-A da Lei n.º 28/2006 de 4 de julho, com as alterações a que foi sujeita, o pagamento voluntário da coima, numa Loja Andante, no prazo de 15 dias úteis a partir da data de emissão do respetivo auto de notícia, beneficia de uma redução de 50% e determina o arquivamento do processo. Este prazo não é interrompido com a apresentação de qualquer defesa escrita.

9 de agosto 2022
Eu enviei e-mail no dia 02/08, o fato ocorreu dia 01/08 hoje é dia 08/08 e tenho de ter essa resposta para já pois tenho apenas até o dia 15/08 para recorrer ou pagar a multa, tenho uma semana apenas ainda, vcs irão me responder dentro deste prazo???
Esta resposta tem um anexo privado
Estimada cliente, Bianca Souza,

Face ao número de autos de notícia emitidos e respetivas contestações, não é possível garantir uma resposta no prazo de 15 dias úteis.

Para o efeito, aconselhamos o pagamento da coima, em qualquer Loja Andante, dentro do período de 15 dias úteis a partir da data de emissão do respetivo auto de notícia, de forma a usufruir da redução do valor em 50%. Relembramos que este prazo não é interrompido com a apresentação de qualquer defesa escrita, pelo que, se a contestação não for deferida pela STCP e V. Exa. efetuar o pagamento após o período já referido, terá de saldar o valor total da coima.

Bom Dia,
Como vc´s não podem me responder com o prazo de 15 dias, porém podem me contestar aqui no site já 2x antes de 15 dias?
E se eu pagar a coimã (mesmo não podendo e não tendo condições) e minha multa for perdodada, vc´s irão devolver o valor?
Estimada cliente, Bianca Souza,

Esclarecemos que o site e o Portal da Queixa são meios distintos de comunicação. Ao contestar o auto de notícia pelos meios adequados, onde se inclui o site, a sua exposição foi encaminhada para o departamento adequado, onde se encontra sob análise.

O número de processo atribuído foi o 2022.02416, tendo V. Exa. já rececionado uma resposta a confirmar que a contestação seguiu para a análise, bem como o prazo de pagamento do auto de notícia com desconto de 50%.

Em relação ao pagamento do auto em si, se a sua contestação for aceite pela STCP, o montante despendido será obviamente reembolsado. Se a reclamação não for deferida, assegurará que a coima já estará paga, tendo gasto um valor inferior.

Entendi
Vou providenciar então o pagamento para evitar maiores transtornos, qual o prazo de resposta?
12 de agosto 2022
Estimada cliente, Bianca Souza,

Asseguramos que resposta será enviada com a brevidade possível, de acordo com o volume de processos pendentes. Contudo, como o volume de trabalho pode variar de acordo com a maior ou menor quantidade de processos de contraordenação em análise, não nos é possível estabelecer uma data final para envio, embora possamos garantir que a resposta será enviada.

Apelando à sua melhor compreensão, despedimo-nos com os melhores cumprimentos,
Bianca souza
Bianca souza avaliou a marca
27 de agosto 2022

Não há a possibilidade de aguardar resposta da multa antes de efetua-la