Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A.
  • Av. Fernão de Magalhães, 1862, 13.º
    4350-158 Porto
  • linhaazul@stcp.pt

STCP - Reclamação de coima em autocarro - ticket de zona errada

AUGUSTO CARDOSO AGOSTINI
AUGUSTO AGOSTINI apresentou a reclamação
14 de janeiro 2021
No dia 03 de janeiro de 2021, eu e outros dois membros da minha família recebemos um auto de notícia (sendo que o meu possui o número 100935) por ter comprado um bilhete de autocarro para a zona errada. Havíamos comprado e validado bilhetes Z3 quando iríamos descer em uma paragem que era a primeira da Z4. Saímos da Casa da Música com destino à IKEA/Mar Shopping. Justifiquei tal auto afirmando que: a) Eu sabia que a paragem da IKEA ficava uma zona antes do aeroporto, costumo ir ao aeroporto de metro e sabia que ele está na zona 4. Ou seja, acreditávamos que a IKEA se localizava na zona 3. b) Na paragem onde apanhamos o autocarro não havia nenhuma informação acerca das zonas - inclusive o fiscal da empresa concordou com a confusão feita. c) Eu não tinha conhecimento que as zonas de autocarro são distintas das zonas de metro. d) Pensava que o Mar Shopping e o Norte Shopping estavam na mesma zona (Z3). e) Esta é a primeira vez que cometo tal engano. Ainda, cabe mencionar que é dever da empresa esclarecer com instruções como se utiliza o serviço, para que o cumprimento de todas as normas possa ser exigido de forma coerente. Não se pode cobrar, sem flexibilização, por normais que estão escondidas em sites, apenas.
Obrigado.
Data de ocorrência: 14 de janeiro 2021