16.5

TAP - Bagagem extraviada

Flávio Carvalho
Flávio Carvalho apresentou a reclamação
29 de setembro 2014

Passo a citar a reclamação enviada ao "Fale connosco", na qual, apenas mencionam terem que pagar o valor total das facturas (aguardo ainda pelo montante a ser devolvido) e nao se responsabilizarem por mais nada. A meu ver, por cada dia impedido da minha bagagem deveria ser definido um valor ao qual o lesado teria de ser indemnizado (isto dito por um funcionário da TAP).
7 dias sem bagagem, viagem de Lisboa para Cancun com escala em Madrid:

No dia 05 de Setembro de 2014 fiz ligação Lisboa-Madrid pela TAP no voo TP1010 na qual a minha bagagem ficou extraviada.

Na chegada a Madrid preenchi o impresso de irregularidade de bagagem na qual me deram um contacto telefónico de Madrid para acompanhar o caso (+34) 91 277 07 88 e o e-mail equipaje.mad@tap.pt .

Na sequência do preenchimento do impresso, foi-me solicitado uma morada na qual eu gostaria de receber a minha bagagem, onde mencionei o nome do Hotel (Luxury Bahia Principe Sian Kaan) que ia permanecer até ao dia 12 de Setembro de 2014.

Foi feito da minha parte várias tentativas de contacto para o número mencionado anteriormente sendo todas sem sucesso e grande parte delas rejeitadas. No próprio dia foi enviado um e-mail a pedir informações sobre o que realmente se passava com a minha bagagem ao qual nunca obtive resposta.

No dia 07 de Setembro de 2014 vim-me obrigado a comprar um cartão de chamadas (anexo 1) para contactar a TAP e pedir esclarecimentos em relação a toda esta situação. A chamada foi transferida para entidade das bagagens na qual me disseram que a minha bagagem seguia no voo UX063 via Air Europa para Cancun na Segunda-Feira dia 08 de Setembro de 2014. Aguardei até ao dia 09 de Setembro de 2014 que a mala chegasse ao Hotel, como tal não aconteceu, desta vez contactei diretamente a GroundForce onde mencionaram ter havido um erro e que o voo afinal era na Quarta-Feira dia 10 de Setembro de 2014, e chegava às 18h55 a Cancun (hora local).

No decorrer deste processo chegando ao dia 11 de Setembro, Quinta-Feira e a mala não ter ainda chegado ao Hotel (morada de entrega), voltei a contactar novamente a GroundForce a pedir esclarecimentos, onde diziam que a mala já se encontrava no Aeroporto de Cancun, mas não sabiam como se processava a entrega final (Hotel), nisto tudo depois de várias chamadas e bastante tempo em linha, a única resposta que recebia era que a mala haveria de chegar ao destino final, o que realmente nunca chegou a acontecer, tendo eu que a levantar no dia 12 de Setembro, data da minha partida de Cancun.

Nisto tudo o tempo que tive com a minha mala foi sensivelmente de 30min (até ao check-in de partida), para além de todo o incómodo causado, vim-me privado de todos os meus objetos pessoais, tais como, higiene pessoal, roupa, roupa interior, entre outros pertences indispensáveis para uma viagem longa de vários dias noutro continente. No decorrer das férias houve a necessidade de comprar alguns pertences indispensáveis, como peças de roupa (anexo 2 e anexo 3) visto não ter nada na minha posse durante estes dias todos, onde o total desta despesa foi de 60USD + 120€ (como demonstram as faturas em anexo) + 7 dias sem bagagem e todo o transtorno causado.

_______________________________

Data de ocorrência: 29 de setembro 2014

proponho uma Class Action contra a TAP

Nisto tudo a TAP apenas menciona que vai reembolsar 50€. Uma injustiça depois de estar as férias todas sem a bagagem.