16.5
  • +351 218415000
  • Rua C - edifício 25
    1704-801
    Aeroporto de Lisboa

TAP - Cancelamento sem apoio, sem devolução de dinheiro e induzido em erro

Dario Silvestre
Dario Silvestre apresentou a reclamação
20 de abril 2020
CI: CIP55Y
TP 437604101

Muito boa noite, O meu voo com a reserva LX7OEX foi cancelado no dia 27 de Março e prontamente falei com a TAP para agilizar a situação e substituir o voo visto que já tinha o Hotel pago.
As respostas foram sempre estranhas e pouco elucidativas e posteriormente um colega questionou se eu poderia alterar a data do hotel para ter voo disponível 1 dia antes (da partida e do regresso).
Consegui junto do Grupo Pestana alterar a data do meu hotel para 16 de Agosto a 23 de Agosto (no fundo andando 1 dia para trás face ao que estava previsto). Falo novamente para a vossa linha de informação e o que me dizem é que não têm voo disponível, algo que eu avalio e verifico que não é verdade.
Após largas conversas os vossos colegas dizem que no voo de regresso a dia 23 apenas têm voos em classe executiva...
Acho curiosa esta abordagem visto que tento explicar que o problema do cancelamento não é meu seguramente, e no fundo só estou a tentar agilizar um problema criado por vós.
Os mesmos colegas aparentemente não compreendem e eu solicito desta feita (contra a minha vontade) o dinheiro de volta, algo que a legislação prevê e os seus colegas me dizem que neste momento não podem porque têm problemas de tesouraria e só podem enviar vales.
Ora bem, como eu no ano anterior nos 36 voos que fiz e onde na verdade 80% destes foram efectuados na TAP (algo que fazia questão até à data de hoje), já tinha 3 vales disponíveis (1 meu e 2 dos meus sócios) de um outro cancelamento da vossa companhia, rapidamente disse que não pretendia mais vales.
Os colegas dizem que não tem capacidade financeira para pagar no momento e pedem para voltar a ligar em Maio ou Junho a solicitar a devolução.
Eu digo claramente que isso apesar de ser no mínimo insólito queria pelo menos “ter um botão onde carregar” para cancelar e solicitar o dinheiro de forma oficial e estes dizem que isso não é possível, e pedem para que ligue apenas em Maio ou Junho.
Curiosamente hoje enquanto “navego nas minhas contas da TAP milles e TAP Corporate” verifico que alguém (TAP) sem a minha autorização altera o meu voo e da minha mulher e filha para uma data que não entendo bem a que se deve (21 de Agosto e 28 de Agosto).
Considero de antemão inadmissível algo desta natureza, leva-me a querer que para além de não respeitarem o dinheiro dos vossos clientes, aparentemente também não respeitam a vontade dos mesmos.
Agora pedia por favor que alguém com dignidade e bom senso me explique porque motivo não resolveram o problema causado por vós e não me ajudaram na alteração do meu voo para dia 16 de Agosto (ida) e 23 (volta) do mesmo mês (data aconselhada por vós inclusivamente). Será que é necessário recorrer judicialmente na devolução do meu dinheiro visto que aparentemente dizem aos cliente que não têm tesouraria para tal.
Presumo que fosse sensato da vossa parte avaliar esta questão e nomeadamente se conseguem agilizar o voo de 16 de Agosto e 23 de Agosto, dado que sou um passageiro demasiado frequente na vossa companhia para ter de não só passar a ver a TAP com outros olhos devido ao facto de se negar a alterar um voo de 3 pessoas apenas pelo facto de no voo de vinda terem apenas voos em executiva como também pressionarem os clientes a não solicitarem o dinheiro que lhes é devido.
Aguardo o vosso contacto e agradeço desde já a atenção dispensada

Com os meus melhores Cumprimentos
Dário Silvestre