16.5

TAP - Reembolso

António Carlos Cardoso da Silva Ribeiro
António Ribeiro apresentou a reclamação
10 de setembro 2019
No dia 12/07 fiz uma reserva no site da TAP e no mesmo dia o cancelamento.
Imediatamente a seguir ao cancelamento tentei pedir o reembolso mas devido a
ter já feito o check-in, não o consegui fazer online. Após ter contactado o vosso
serviço (707250700), às 22:34, o operador que me atendeu fez o processo de
reembolso online e disse-me que de seguida deveria receber um e-mail com um
ROR. O reembolso seria feito na totalidade, deduzido de um fee de 15 EUR. Como não recebi esse e-mail, no dia seguinte, às 16:35, voltei a fazer um contacto e disseram-me que o pedido estava no sistema e que era estranho que ainda não tivesse recebido um e-mail mas que deveria esperar até ao dia 16/07 e se não recebesse, contacta-los novamente. Como estava fora do país, voltei a contactar o vosso serviço, porque não recebi o e-mail, diversas vezes, desde as 17:38 até às 19:10. O primeiro contacto disse-me que era impossível não ter recebido o e-mail mas que iria novamente inserir o pedido no sistema. Entretanto a chamada caiu e nunca mais consegui voltar a falar com ninguém do serviço de reembolsos. Devido a isto, tentei novamente processar um pedido de reembolso, com sucesso. No entanto apenas fui reembolsado em 43,44 EUR, de 519,44 EUR que paguei pelo bilhete. Deveria-me ter sido deduzido apenas 15,00 EUR de fee, pois entre a compra, cancelamento e pedido de reembolso, não foram ultrapassadas as 24h.
Devido a um erro do vosso sistema e ou do operador que me atendeu no dia 12/07, vejo-me privado de grande parte do valor que me deveria ter sido devolvido, já para não falar da quantidade de telefonemas, no valor de 32,89 EUR, que entretanto tive que fazer sem de alguma forma ter conseguido resolver o problema.
Os operadores do call-center, além do problema causado, revelaram-se totalmente inúteis e ainda causaram mais transtorno, pois ou prestaram informações falsas (dizendo que tinham introduzido o pedido ou ao dizer que o viam no sistema quando este não existia) ou não sabiam o que estavam a fazer.
Já me dirigi aos balcões da TAP que me recomendaram apresentar uma reclamação online, que fiz no passado dia 29/07 e que até hoje não recebi resposta. Já apresentei mais duas, com ligação à original mas sempre sem qualquer resposta.
Encontro-me sem palavras para descrever esta experiência. Seja nos balcões, online, ou através do site, ninguém é capaz de dar uma resposta. Não existe um rosto.
Tenho a sensação de estar a lidar com uma fraude pois a expectativa que tinha da confiança que a TAP me transmitia é totalmente falsa. Tive já várias experiências com outras companhias aéreas e na realidade nem sempre o resultado final foi o que esperava. Mas nunca esperei mais de uma semana por um telefonema ou contacto electrónico e com a TAP já lá vão quase 2 meses.
Data de ocorrência: 10 de setembro 2019
António Carlos Cardoso da Silva Ribeiro
António Ribeiro avaliou a marca
1 de dezembro 2019

Processos muito lentos, impossível de se falar com alguém que tenha a capacidade de tomar decisões. Mas no final acabou por ter uma atitude razoável.