Entregas ao domicílio
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 17, 5. Dto

Uber Eats - Encomenda não entregue e sem reembolso

Pedro Vitorino apresentou a reclamação
15 de junho 2020
Situação infeliz, mas não tanto como a linha de suporte e o seu suposto, passe a redundância, Suporte.

Encomendei ontem uma entrega, como tantas outras do restaurante habitual. O que já não foi habitual, foi o comportamento do estafeta, e ainda menos habitual, o da linha de suporte que após ter explicado por três vezes o que aconteceu, se recusam a prestar qualquer tipo de Suporte.
Na verdade, pela resposta "tipo" quer-me parecer que nem leram as mensagens.

Passo a descrever o sucedido:
Encomenda feita por volta das 22:00.
Telefonema do número 308808719 às 22:16, prontamente atendida, mas desligada de imediato por quem fez.
Às 22:30, estranhando a demora, consultei a aplicação.
Qual não é o meu espanto quando leio a mensagem "o seu pedido encontra-se cancelado, sem direito a reembolso. O estafeta tentou contactá-lo e esperou mais de 10m à porta."
Contactei de imediato o "Suporte" informando que não havia sido contactado, nem sequer tinham tocado à campaínha.
Recebo a resposta "tipo" remetendo para as regras de cancelamento e que nesta situação não havia lugar a reembolso.
Logo aqui percebi que a leitura das reclamações ou é feita por um BOT ou sendo um colaborador, não as lêem.
Voltei a contactar referindo uma vez mais o facto de não terem tocado à campaínha nem ter sido contactado telefonicamente, tendo havido apenas uma chamada prontamente desligada por quem fez, solicitando à UBER o reembolso ou envio da encomenda! (sim, estava disposto a receber a encomenda, mesmo fria!)
Nova resposta, que o sistema indica que o estafeta seguio todos os procedimentos "telefonema (o sistema não deve detectar quando as chamadas são desligadas de imediato pelos vistos), esperar 10m à porta (o sistema também não deve detectar quando não tocam à campaínha) e como tal, não haverá lugar a reembolso. Sugeriram ainda estar com o telemóvel por perto quando efectuo encomendas.
Inaceitável! Inenarrável! INJUSTO!
Voltei a tentar uma vez mais, apelando para a chamada desligada e por não terem tocado à campaínha, indiquei que tive o telemóvel sempre comigo, e que graças a outra empresa concorrente consegui comer e ao mesmo tempo testar que a campaínha efectivamente funciona!!
Não graças à UBER, não graças ao estafeta, não graças ao suporte.
Resta-me acreditar que não houve má fé por parte do estafeta, apropriando-se de uma encomenda que não lhe era destinada, e sim que simplesmente se terá enganado na porta e que o telemóvel terá ficado sem bateria exactamente quando tentou ligar... Vamos dar o benefício da dúvida, coisa que eu não tive direito.
Resta-me acreditar que a linha de suporte da UBER é feita por BOTs com respostas automáticas e que um ser humano teria lido o que reportei, por três vezes, questionando a falibilidade do dito "sistema".
Resta-me acreditar que ainda existem empresas onde o Cliente é ouvido como tal, e não como um dado adquirido, de quem julga ter o monopólio do negócio.
Por 15€... perde-se um cliente. Por 15€ perde-se a reputação.
Relembro apenas que a reputação, se faz pelos clientes. Que esta, merece-se, conquista-se!
Pensem nisso. Ou não!

Agora pergunto, pretendem tratar os clientes como "descartáveis" ou existe alguma política de retenção dos vossos clientes?

Data de ocorrência: 15 de junho 2020
Uber Eats
18 de junho 2020
Olá, Pedro.

De forma a que possamos dar seguimento à situação, pedimos que nos faça chegar um contacto através da secção HELP da sua app ou através de https://help.uber.com - e a nossa equipa de apoio entrará em contacto com a maior brevidade possível.
18 de junho 2020
A situação continua para resolver e recusando o reembolso quando a falha foi do serviço e dos seus parceiros.
Não me permitem apresentar uma reclamação formal, informando que não dispõem de livro de reclamações.
Pedro Vitorino avaliou a marca
8 de novembro 2020

A linha de apoio funciona mal, nitidamente têm respostas tipo no que respeita ao livro de reclamações, indo contra o que está estipulado na lei. Foi preciso insistir muito e apresentar uma queixa no Livro de Reclamações Online, para que finalmente me fosse restituido o valor da refeição que não cheguei a receber.

Resposta ao meu último pedido:
"Olá novamente, Pedro.
Como mencionado anteriormente o parceiro de entrega fez todos os possíveis para o contactar diretamente assim que chegou ao endereço especificado por si. Se o estafeta chegar ao endereço indicado para a entrega e não conseguir encontrar o cliente, tentará contactá-lo.

Compreendemos que esta possa não ser a resposta que pretendia, no entanto não nos é possível oferecer um reembolso por estes pedidos.
Se o parceiro de entrega não conseguir entregar o pedido após esperar, pelo menos, 10 minutos, a aplicação Uber Eats envia uma notificação ao cliente a informá-lo de que não foi possível concluir a entrega. Todas estas tentativas de contacto são apresentadas na aplicação Uber Eats.
Para mais questões, não hesite em contactar-nos
Enviado por Ana R a segunda-feira, 15 de junho de 2020 20:52:47"

A resposta:
"Lamento mas não se trata de ser ou não a resposta que pretendia, trata-se da falácia da vossa afirmação:

“fez todos os possíveis para o contactar diretamente”

É simplesmente, FALSO!

Não fez todos os possíveis!
- Não tocou à campainha!
- Não telefonou (um toque ou uma chamada desligada ao primeiro toque, não constitui um telefonema!)

Aguardou 13m à porta do prédio?! Segundo quem??
TODOS, mas TODOS os estafetas até agora, no mínimo TOCARAM à campainha. É o mínimo esperado.

Quem me garante a mim que ele esteve à porta do meu prédio?
Quem me garante a mim, que ele não se enganou na porta?

Não, o vosso parceiro não fez todos os possíveis, tal como o vosso apoio também não faz qualquer tentativa para resolver esta situação.

O vosso serviço de “Apoio” ao cliente é no mínimo INACEITÁVEL e INJUSTO!

Um ex-cliente,
Pedro Vitorino"

Nova resposta, novamente resposta tipo:
"Olá, Pedro.
Compreendemos que esta situação possa ser frustrante e lamentamos saber que teve esta experiência menos positiva. No entanto, não temos a possibilidade de realizar um reembolso ou compensação para este pedido.

Agradecemos a sua compreensão.

Para mais informações não hesite em contactar-nos.
Enviado por Joel S a segunda-feira, 15 de junho de 2020 23:21:28"

A minha resposta a este lastimável serviço:
"Inaceitável.

Não é "não conseguirem", é não quererem.
Não é frustração, é injustiça.
É confiarem na palavra do estafeta e não do cliente.
É neste momento acreditar que estão a agir de má fé. Estafeta e suporte.
É roubo.

Não voltarei a usar o serviço, pois não me transmite confiança nem protege os meus interesses.
Irei comunicar esta situação nos canais competentes.

Sinceramente,

"Olá Pedro.

Compreendemos que não seja esta a resposta que procurava.

Somos uma plataforma digital e por isso não dispomos de um livro de reclamações.

A sua reclamação ficou registada e foi encaminhada directamente para a equipa de operações da Uber Eats de modo a evitar que constrangimentos como o seu se repitam no futuro. Infelizmente já não nos é possível continuar a analisar esta situação.

Agradecemos a sua compreensão.
Enviado por Jorge M a terça-feira, 16 de junho de 2020 12:14:06"

"Já agora,

Permitam-me colocar esta questão, onde poderei formalizar a reclamação no Livro de Reclamações?

"Olá Pedro,

Como jé mencionado acima, somos uma plataforma digital e por isso não dispomos de um livro de reclamações, pelo que não será possível fazer a reclamação.

Obrigado pela compreensão.
Enviado por Sócrates a quinta-feira, 18 de junho de 2020 10:59:19"

"Esta plataforma digital tem sede legal em território português e como tal o enquadramento legal exige livro de reclamações.
Uma vez que se recusam a reembolsar-me por uma falha do vosso parceiro, do vosso serviço, Tenho que me dirigir à sede para apresentar uma queixa formal?

Já agora, agradeço que respondam formalmente o que me têm dito na reclamação que submeti no Portal da Queixa.

Não se preocupem, que continuarei eu a publicar a nossa troca de mensagens até resolverem o problema que criaram, divulgando a situação nas plataformas possíveis para o efeito, de modo a que outros clientes se possam precaver the serviços e parceiros que aparentam agir de má fé.

Pedro Vitorino "

Reclame no livro online sobre o restaurante, que é quem efetua a faturação, isto porque se reparar até a taxa de entregue é faturada pelo restaurante, aliás a Uber como qualquer serviço de entregas aparece apenas como um método de pagamento.

Obrigado Hugo!

Entretanto a UberEats respondeu o seguinte:
"Olá, Pedro.

Obrigada pela sua resposta.

Caso tenha interesse em realizar uma reclamação acerca desta questão, poderá fazê-lo através deste site.

Agradecemos a sua compreensão.
Enviado por Caroline a sexta-feira, 19 de junho de 2020 20:04:29"

Acabei de apresentar queixa no www.livroreclamacoes.pt directamente à própria Uber, pois tal como lhes referi, teriam de ter actividade regida pela ASAE.