43.1
VODAFONE PORTUGAL – Comunicações Pessoais, S.A
  • Av. D. João II – Lote 1.04.01
    Parque das Nações
    1998-017 LISBOA

Vodafone - Custo astronómico do n.º de apoio ao cliente (16913)

André D. apresentou a reclamação
30 de setembro 2021
Boa tarde.

No dia de hoje (30/09/2021, Quinta-feira, 16:50), escrevo por esta via pois não encontrei outra maneira de enviar mensagem (por escrito) à Vodafone, para expor a seguinte situação:

- Pelas 15:50 de 30/09/2021, notei que o ZTE tinha o LED do LOS a piscar com cor vermelha.
- Telefonei para o 16913 (1ª chamada) ao suporte técnico da vodafone para despiste; ficou agendada visita de técnico (02/10/2021, Sábado, entre as 9:00-11:00). Mal desliguei a chamada, leio um sms a referir que a chamada custou 6,00€!
- Voltei a telefonar à vodafone (2ª chamada) para dept. de Facturação, a pedir que fosse reembolsado, pois o telefonema foi por falha do serviço, não porque me apeteceu. Fui atendido, colocaram-me em espera, e, enquanto aguardava, a chamada caiu; não me telefonaram de volta.
- Experimentei chamar gratuitamente a partir da app My Vodafone, tendo-me perguntado se queria ligar gratuitamente para o 12091,reaoondi que sim. Bem, a chamada inicia mas rapidamente cai. Portanto, infelizmente, o n° gratuito não funciona.
- Chamei de volta (3ª chamada) para expor a situação, e a meio da exposição a chamada caiu, desta vez porque atingi o limite extra-plafond.
- Ou seja, nuns 25 minutos gastei 10,00€ em chamadas para a Vodafone, só porque tive uma falha geral no serviço. Eu não ganho o suficiente por mês para perder dinheiro assim, e de forma injusta.

(!) Solicito por favor que me devolvam o custo das 3 chamadas efectuadas.

Fico a aguardar urgentemente a vossa resposta.

André Barreira Dinis
Data de ocorrência: 30 de setembro 2021
Vodafone
1 de outubro 2021
1 de outubro 2021
Boa noite.

Por respeito à Vodafone, no momento inicial da ocorrência inesperada, à pressa, tentei alguns canais que a Vodafone apresenta em "Fale Connosco", nomeadamente (só para não pensarem que nada tentei):

1) Chat Online TOBi - não compreendia o que eu escrevia ou pretendia, e fornecia informação de que eu não necessitava. Neste caso, para que serviria?

2) Fórum Vodafone - "Leia algumas sugestões dos nossos clientes (...)". Nem tentei esta via pois trata-se de algo urgente, e na pressa da urgência não tinha a destreza fria e metódica de seguir uma "checklist" de métodos de contacto;

2) Perguntas Frequentes - neste caso, para que serviria?

3) Elogio/Sugestão Vodafone - neste caso, para que serviria?

4) Linhas de Apoio - Selecciono "Sim, sou um cliente particular", selecciono outra opção, e aqui ainda não apresenta qualquer forma de contacto. É necessário um total de 4 seleccões para surgir um botão cinzento "Ver Contactos". Ao clicar nesse, depois no fundo da página eis "Serviços da Sociedade de Informação" com um botão vermelho "Envie-nos a sua questão". Clico e eis o formulário de contacto da Vodafone. Só descobri isto agora, a pesquisar e a tentar esgotar todas as possibilidades.

5) Lojas - neste caso, para que serviria?

6) Outros Contactos - Link directo para o tal formulário de contacto (descrito no 4º ponto - Linhas de Apoio). Não tinha conhecimento de tal formulário.

7) My Vodafone (app) - seleccionei todas as opções que me leva ao botão "Contactar Suporte Técnico". Insiro o meu n.° telemóvel e pergunta "Ligar gratuitamente para o 12091?". Clico "Sim" e a chamada foi, e vai, sempre abaixo. Portanto, infelizmente, o n.° de chamada gratuita não funciona.

Ainda estou sem internet (net, tv, voz) e, ainda por cima, tenho 10€ a haver da Vodafone pois é por motivo "fora do meu controlo" que tive de chamar para expor a situação (e não porque me apeteceu gastar valiosos recursos humanos das linhas de apoio).

A Vodafone parece pretender que eu repita a mesma informação num dos seus canais, em vez de abordar desde já uma solução em resposta a esta queixa. Dei todos os dados de que necessitam para me identificarem e alcançarem-me de forma privada (os meus canais são telemóvel e e-mail). Já os têm. De que estão à espera?

Não consigo conceber uma pergunta mais directa e clara:
¿ A Vodafone pretende solucionar (reembolsar os 10€) ou imbrogliar (não reembolsar)?

15 de outubro 2021
Boa noite.

Recebi dia 07/10/2021 um sms vindo da Vodafone a mencionar que "A situação (...) está ultrapassada. (...). Efetuado desconto na próxima mensalidade."

Depreende-se que um desconto será aplicado. Desconhece-se o seu valor.

Portanto, sem saber qual o valor total do desconto, não me é possível considerar a presente reclamação como resolvida.

Aguardo pelo desconto total que me é devido, tal como prometido, "na próxima mensalidade".

29 de outubro 2021
Boa tarde.
Acabo de receber factura da Vodafone, referente ao último mês.
Confirma-se desconto de 10,00€ exactos à factura final.

Lamento toda a situação que poderia facilmente ter sido evitada se —fica a sugestão— a Vodafone tivesse um procedimento para sinalizar as chamadas que se tratassem de ocorrências de falha de sinal alheia ao cliente ou de necessidade de suporte técnico, de forma a que não fosse imputado ao cliente final uma conta extraordinária exorbitante de custo de chamadas.

Com a esperança de que semelhante situação não volte a ocorrer a outros clientes,
Agradecido pelo facto da Vodafone ter anuído com o reembolso (creditado na última factura),
André
André D. avaliou a marca
29 de outubro 2021

Os n.ºs de apoio de qualquer empresa de telecomunicações (Vodafone incluída) relativos tanto à adesão de novos contractos como de apoio e/ou suporte técnico deveriam ser gratuitos.