43.1

Vodafone - Descrição enganosa em telemóvel Huawei P8 Lite

Marcelo Moura
Marcelo Moura apresentou a reclamação
16 de outubro 2015

No passado dia 6 de Outubro de 2015 , fiz a compra de um telemóvel marcar Huawei, modelo P8 Lite, através do website da Vodafone. Após ter recebido o telemóvel verifiquei que as características técnicas do mesmo não correspondem às anunciadas, ou seja, a marca e o modelo estavam corretas, mas a nível de hardware era muito inferior ao que comprei.
O telemóvel anunciado tinha as seguintes características:
• 4G (Velocidades de download até 150Mbps)
• Android 5.0
• Ecrã 5.2’’ com resolução 1080x1920 (Full HD)
• Processador 2.0 GHz Octa Core
• Câmara de 13.0MP com gravação de vídeo em 1080p (Full HD), câmara frontal de 8.0MP
• Memória interna de 16GB e 3GB memória RAM, slot para cartão de memória até 128Gb

O telemóvel que me foi enviado conta com as seguintes especificações,
• Ecrã 5.0’’ com resolução 720x1280
• Processador 1.2 GHz Octa Core
• Câmara de 13.0MP com gravação de vídeo em 1080p (Full HD), câmara frontal de 5.0MP
• Memória interna de 16GB e 2GB memória RAM, slot para cartão de memória até 128Gb

O ecrã não corresponde de todo ao anunciado, o processador e a câmara frontal também não e muito menos a memoria ram, que apenas tem 2GB.

Mal tomei noção do sucedido, fiz um print-screen do site da Vodafone relativa ao telemóvel que comprei, print este que foi feito no dia 8/10/2015 às 00:51.
Ainda no mesmo dia as informações relativas a este modelo foram alteradas, do qual também tenho um print-screen as 11:44, informações essas que continuam a não ser as verdadeiras relativas ao P8-Lite, forma esta que leva os compradores a serem enganados na sua compra.
Hoje, dia em que escrevo esta reclamação, a informação relativa ao telemóvel continua incorrecta, do qual também guardo um print.

No dia 8/10, após ter verificado isto entrei em contacto com a Vodafone via chamada, ao qual me informaram que eu é que vi mal as características e que quem fornecia a informação eram os fabricantes, e pediram para enviar o tal print com a reclamação por email. Enviei a reclamação e o print em anexo ainda no mesmo dia. (Não obtive qualquer resposta).
No dia 10 entro em contacto com o 1212, em que me informam que não me podem resolver esta situação por telefone, e que tinha que me dirigir a uma loja com clube viva.

No dia 13/10, dirigi-me a uma loja da Vodafone (Sá da Bandeira - Porto), após apresentar o telemóvel, no qual é possível ver as características do mesmo, e após apresentar todos os print-screens, recusam-se a fornecer um equipamento com as características que comprei. Apenas me dão a solução de devolver o equipamento, pois não têm resposta para o sucedido.
A menina que me atendeu, foi bastante prestável e fez a comunicação por email a um superior e para o departamento responsável pelas vendas do site, e informou-me que iriam entrar em contacto comigo no máximo de 78h. Além disso confirmou ela também que as características do telemóvel estavam erradas.

Até agora nada, já se passaram 10 dias desde a compra do telemóvel e continuo com o problema por resolver.

Exijo que me seja fornecido um telemóvel com as características que comprei, pois perdi de comprar um telemóvel numa marca concorrente que estava com promoções naquele período de tempo.
Se comprei um telemóvel com as características anunciadas o telemóvel terá que ter essas características.
Parece-me que isto é uma forma total de enganar as pessoas com “menos conhecimentos”, pois estão a comprar gato por lebre,

Além do mais no dia 8 por volta das 11:00h fizeram uma breve correção mas deixaram ainda certos pontos por alterar até à data (16/10/2015), o que leva muita gente a comprar o telemóvel através de uma forma enganosa.
Esta são as características do telemóvel que estão a vender:

• 4G (Velocidades de download até 150Mbps)
• Android 5.0
• Ecrã 5.2’’ com resolução 1080x1920 (Full HD)
• Processador 1.2GHz Octa Core

Como podem ver, o ecrã e a camara frontal não correspondem à realidade. Parece-me um erro propositado para aumentarem as vendas. Podem enganar muitas pessoas dessa forma.

Saliento que pretendo um telemóvel com as características anunciadas aquando fiz a minha compra.
E de facto mais de 8 dias para obter uma resposta penso que seja um período totalmente exagerado.

Data de ocorrência: 16 de outubro 2015
Vodafone
19 de outubro 2015
Exmos. Srs. Portal da Queixa,
No seguimento do contacto via telefone para com o Cliente, foi encaminhada uma reclamação, tendo sido registada com a referência 1-14PSLDTA, ao qual o cliente será contactado dentro de 72H úteis.
Estaremos disponíveis para esclarecer este e mais assuntos em https://ajuda.vodafone.pt/

Cumprimentos
Carlos Reis
Serviço de Apoio a Clientes
Marcelo Moura
12 de novembro 2015
Após apresentada a reclamação na loja, que foi reencaminhada para outro departamento, obtive resposta por parte da Vodafone em que confirmaram que realmente as características do equipamento estavam incorrectas.

Apenas me dão como solução a devolução do equipamento.

Solução esta que não é de todo do meu agrado, pois comprei um telemóvel com determinadas características, ou seja, as que apresentava no site. Logo pretendo um telemóvel com as mesmas características.

Apresentei o caso a DECO e encontro-me de momento a espera de uma resposta.
Logo que possa irei deslocar-me a uma loja da Vodafone, e irei apresentar queixa no livro de reclamações.
Vodafone
12 de novembro 2015
Estimados,
No seguimento do vosso email, informamos que a resposta submetida se encontra encaminhada para o Gabinete de Apoio à Qualidade, o qual irá contactar o cliente no prazo máximo de 5 dias úteis.
Disponíveis para esclarecimentos adicionais.

Cumprimentos
Jaqueline Catarino