43.1
    Parque das Nações
    1998-017 LISBOA

Vodafone - Dívida que não é minha

antonio jose c. santos
antonio santos apresentou a reclamação
18 de abril 2014

trabalhei numa empresa que forneceu telemóveis da Vodafone aos motoristas com um plafond fixo mensal. o equipamento vinha em meu nome, mas era a empresa que pagava o serviço. depois passei a encarregado e não podia continuar com o dito plafond, fiquei com o serviço livre. as facturas vinham em meu nome para a empresa e eles davam-me o dinheiro e eu pagava. depois optaram por ser eles a pagar sem passar por min ou pela minha conta. eu apena tinha o nome no cartão, não sabia quanto era a despesa. entretanto a empresa mudou de gerência e por motivos psiquiátricos, saí com acordo. 3 anos depois fui fazer um contrato red+ para a minha mãe com o meu numero associado e qual o meu espanto quando a Vodafone me nega a inclusão do meu numero porque tinha o meu nome a vermelho no sistema deles. perguntei porque e a 1ª resposta foi que não sabiam. (??????). inteligentes. a 2ª vez era porque tinha uma divida de menos de 50 euros. então e porque não me enviam uma carta a dizer isso e a pedir o pagamento? e já tanto tempo passado nunca disseram nada? nunca sabiam o que haviam de dizer. 3ª vez que afinal a divida era de cerca de 900 euros, ( afinal em que ficamos? 50 ou 900? ), mas que era uma divida empresarial. eu não tinha empresa nenhuma. não me souberam dizer qual era a empresa. 4ª vez, já sabiam qual era a empresa, que não era minha a divida, mas como era o meu numero que estava no cartão eu é que era o burlão. mas se assim é porque nunca me pediram o pagamento da divida? porque sabem que não sou eu que devo e possivelmente a empresa agarrasse ao facto de ser o meu nome no cartão para não pagar. ainda por cima saí com acordo mas em litigio com a empresa e eles não devem querer pagar para me lixarem. como a Vodafone nada resolve, fui ao tribunal informar-me e disseram-me que nada havia lá e que quando houvesse algum processo contra min, depois eu atuava da maneira que achasse melhor. só que entretanto já não trabalho na empresa vai fazer em agosto 5 anos e o meu nome continua a vermelho na Vodafone. esta é toda a informação que a Vodafone me dá. não me diz uma solução nem me diz mais nada. claro que se eu dissesse que pagava eles aceitavam, mas porque não me pedem o pagamento? porque sabem que não era eu que pagava as faturas, a conta de onde era feita a transferência do pagamento não era minha e estão é a ser abusadores de posição. não sei se esta situação tem prazo de prescrição como os crimes graves.

Data de ocorrência: 18 de abril 2014
Vodafone
21 de abril 2014
Exmo. Sr. António Santos.

Para que possamos analisar as questões colocadas por esta via, necessitamos que nos contacte sempre a confirmar para além do número Vodafone em questão, um dos seguintes dados:
• Número de Conta Vodafone, ou
• Número de contribuinte.
O NIF facultado não devolveu resultados.

Aguardamos o seu contacto.
Rita Sousa
Serviço de Apoio a Clientes
antonio santos
4 de julho 2014
não está resolvida mas fui aconselhado por alguém do tribunal a não mexer nisso. das duas uma, como nós dizemos. ou eu realmente sou devedor e a Vodafone envia-me as faturas em atraso, se for esse o caso e depois decido o que fazer, ou então se não mas envia é porque sabe que era a empresa que as pagava e não mas pode enviar por esse motivo. o que é certo é que o meu nome é que está a vermelho algures, mas seguindo o concelho do solicitador do tribunal que é meu amigo, se eu precisar de algum crédito e não me for concedido por causa da Vodafone, entrarei com uma ação em tribunal contra eles por difamação e outras coisas que na altura se vê. eu acho que é mais um caso em que as grandes empresas se viram para o mais fraco só para não perderem um grande cliente que é a empresa onde eu trabalhava. mas ou arriscam e me enviam a fatura, ou assumem que a empresa não paga e esquecem o assunto.
Vodafone
Estimado (a) Cliente,
O NIF que nos faculta não pertence a nenhum cliente Vodafone, pelo que solicitamos que nos confirme o NIF correto ou o número de conta.

Disponíveis para esclarecimentos adicionais,

Cumprimentos
Pedro Sota
Serviço de Apoio a Clientes
antonio santos
22 de julho 2014
eu sei que na 1ª vez me enganei no nif, mas ainda bem que isso aconteceu. como já disse fui aconselhado pelo solicitador do tribunal a estar quietinho porque se a divida não é minha, embora o equipamento tenho sido entregue pela empresa onde trabalhei em meu nome, mas era a empresa que pagava as faturas e se deixou de pagar, eu nada devo, porque a transferência era com o nib da empresa.
eu sei é que o meu nome que está a vermelho para credito ao consumo por essa razão, mas enquanto não precisar, nada faço e quando precisar, a Vodafone terá que responder por difamação do meu nome junto do banco de Portugal e não só. já não trabalho lá, saí obrigado e a mal e por vingança eles deixaram de pagar o cartão, digamos assim e segundo me foi dito por ex-colegas parece que o meu ex-número já não está ativo mas a divida continua. peçam á empresa que pague, não é por ser um bom cliente que se exige ao trabalhador, (só tinha o nome como responsável pelo equipamento) e não á empresa que era quem pagava. ou eles pagam, ou prescreve, ou eu morro e então acaba mesmo, ou então veremos o que o juiz diz.
antonio jose c. santos
antonio santos avaliou a marca
22 de julho 2014

podiam melhorar, mas possivelmente haverá razões que desconheço para o não fazerem.

pois devo-me ter enganado no numero, mas alguém me disse para ficar quieto. se nunca me enviaram carta nenhuma a dizer que eu devia, é porque saben que quem deve pagar é a empresa, mas como o meu nif está associado ao cartão em divida, é o meu nome que colocam a vermelho. não percebo porque não pedem á empresa, ou então a empresa não paga e como tem dezenas de contratos com a Vodafone, esta vai deixando andar. mas se assim é torno a perguntar porque o meu nome continua a vermelho? talvez mais tarde eu resolva pedir uma indeminização por terem enxuvalhado o meu nome por uma divida que eles sabem que é da empresa. vamos deixar passar. ou prescreve, ou quanto mais tempo passar, mais recebo, se tiver que receber.

só por curiusidade fui ao banco de Portugal saber como estava aminha situação relativamente a dividas e coisas assim. engraçado como passados 6 anos a Vodafone apesar de dizer que eu devo algo, não colocou o meu nome como devedor, ou mau pagador. simpáticos. ou será porque sabem que não sou eu que devo mas a empresa para a qual trabalhei?

há, e já agora, também tenho lá o nome da CÒFIDIS no meu cadastro. não devo nada, só tenho lá em como tendo lá um crédito em aberto com eles. pelo que percebi, tenho disponíveis 2.000 euros, mas por acaso pedi uma simulação só para ver o que eles diziam e claro que recusaram o meu pedido. então porque tenho lá o crédito disponível? * PROIBIDO *.

esta situação está na mesma e eu não faço questão de lhe mexer. concelho de quem está lá dentro. por isso para min e enquanto eu não precisar a sério de algo da Vodafone, não mexo uma palha. por enquanto, assunto encerrado.

torno a dizer que não foi resolvida. só a deixei em hibernação até um futuro que espero que seja distante. ESTÁ SUSPENÇA E A AGUARDAR POR UM FUTURO INCERTO.