43.1

Vodafone - Equipamento obsoleto

J. Almeida
J. Almeida apresentou a reclamação
25 de setembro 2016

Sou cliente, há bastante tempo, da Vodafone no serviço Tv+Net+Voz.
Em Dezembro de 2015 aderi ao upgrade de Net para 200Mbps/20Mbps com novo período de fidelização.
Recentemente constatei que o router instalado, TG784nv3, não me permite usufruir da velocidade contratada porquanto apenas dispõem de uma porta LAN Gigabit sendo que as restantes apenas suportam velocidades até 100Mbps.

Assim, para poder usufruir da velocidade contratada através das ligações por cabo UTP ao router solicitei à Vodafone, através do e-mail de apoio ao cliente, a substituição do router atual por outro com 4 portas Gigabit Ethernet.

A resposta, para além de formatada, não podia ser mais desconcertante:
- “trocar para o novo smart router Huawei HG88247Q, poderá fazê-lo mediante uma nova fidelização de 24 meses, bem como a adesão à oferta comercial em vigor, havendo um custo de deslocação do técnico à morada de €25”.
Respondi afirmando que não pretendia nenhum ‘smart router’ nem aceitava aquela solução.
Tanto mais que, soube recentemente, que a Vodafone instala habitualmente o router ADB VA5220 em situações semelhantes de velocidade de Net contratada.

Após insistência da minha parte fui contactado telefonicamente pela Vodafone propondo outra solução igualmente desconcertante:
- efetuam a troca do router atual pelo ADB VA5220 mas com um custo de €40!

Pergunto:
Se acederam, e até sugeriram, o upgrade de velocidade da Net para 200Mbps/20Mbps conscientes que o router instalado não suportava aquela velocidade e estando o cliente obrigado a usar exclusivamente os equipamentos da Vodafone qual será o fundamento para cobrarem mais dinheiro ao cliente.

Por analogia, será o mesmo que pagar por um carro que atinge os 200, descobrir que afinal apenas 1 das 4 rodas está preparada para o efeito, e para resolver o problema das outras 3 rodas a solução proposta é onerar, sacar mais dinheiro, ao cliente!

Só lamento que a minha seriedade me detenha de, levianamente, provocar avarias ainda que em equipamento obsoleto…!

Data de ocorrência: 25 de setembro 2016
J. Almeida
J. Almeida avaliou a marca
12 de dezembro 2020

Não solucionam nem apresentam solução satisfatória ou plausível.