43.1

Vodafone - Falha no compromisso

André Almeida
André Almeida apresentou a reclamação
14 de agosto 2015

Em Abril deste ano aderi ao TV NET VOZ. Com a promessa de que assinando o contrato antes do final do mês, teria um desconto na fatura, e um tablet de oferta, encontrei-me novamente com o comercial e assinei o contrato, ficando marcada a instalação para 4 dias depois, ainda nesse mês.

Cancelei com a operadora que tinha e terça lá recebi os técnicos. Constataram de imediato que não havia ainda PDO construído e foram embora. Demorou 3 semanas a resolver o problema (e eu sem net nem tv). Cheguei a ter umas marcações feitas e canceladas no próprio dia, mas lá se fez a instalação. Ofereceram mais um mês grátis como compensação pelo incómodo e o assunto passou.

Como acordado e segundo a proposta comercial ofereceram videoclub, os canais HD, e mais umas coisas, tudo direitinho, faltando apenas o tablet. Quando reclamei pela falta dele disseram que tinha de aderir ao debito directo e factura electrónica (fiquei surpreso porque preenchi isso tudo no contrato e também era condição para as restantes ofertas mas diziam não ter acesso ao contrato). Lá voltei a assinar papelada e devolver e passado uns dias ligaram a dizer para ir falar com o banco porque não conseguiam activar o debito directo. Lá fui ao banco e constatei que a Vodafone é que apenas dispunha do SWIFT antigo e nem tendo eu indicado o novo na folha o adicionaram devidamente. Isto resolveu-se em linha e disseram que o tablet seria enviado de imediato.

Entretanto passaram alguns dias e quando eu contava, e de acordo com a informação prestada pela linha, receber o tablet, recebo uma chamada a dizer que não tinha direito ao tablet porque a activação só tinha sido feita depois da campanha terminar. Perplexo perguntei "E que culpa tenho eu disso? Se não foi activada logo não foi por minha culpa! Tinha a maior das pressas em melhorar o serviço, assinei logo com eles e cancelei com os outros e acabei 3 semanas a usar a net no café à espera do PDO. Tanto sabiam disso que até ofereceram um mês extra como pedido de desculpas!". A assistente disse que ia enviar nova reclamação e pediu que aguardasse 48h até à resposta. Ainda estou à espera da dita resposta, mas em vez de 48h já passaram 2 meses! Já liguei dezenas de vezes, já mandei emails e a resposta é sempre "Tem de aguardar resposta do departamento de apoio à qualidade".

Não entendo, nem a relutância da vodafone em cumprir com quem cumpriu com ela, nem o imputar ao cliente um prejuízo baseado num evento ao qual o cliente é alheio e que até lhe trouxe outros prejuízos e constrangimentos, e muito menos a demora na resposta a uma questão tão simples como "Que culpa tenho eu? Porque não cumprem com o prometido quando me quiseram cativar?"

Data de ocorrência: 14 de agosto 2015
Vodafone
17 de agosto 2015
Estimado Cliente,
Encaminhamos o seu email para a área responsável.
Solicitamos a disponibilidade para aguardar o contacto por parte da referida àrea, a realizar tão breve quanto possível.

Rita Sousa
Serviço de Apoio a Clientes