43.1
    1998-017 LISBOA

Vodafone - Fatura indevida

Samuel Souza
Samuel Souza apresentou a reclamação
1 de dezembro 2022 (editada a 5 de dezembro 2022)
Estou sendo cobrado pela Vodafone por uma fatura de 4.029,99 euros referente ao mês de setembro de 2022, com vencimento em outubro de 2022. Segundo a fatura, esse valor refere-se à utilização de roaming de dados quando estive no Brasil. Porém, acredito que é um valor indevido e gostaria de apresentar argumentos que provam isso e, com a sua ajuda, contestar essa fatura.

A conta foi aberta através da empresa que eu trabalhava, a Capgmeni. Mas saí da empresa em março de 2022 sem que me fosse solicitada a devolução do chip. Desde abril pago o valor mensal de 1,50 euros individualmente.

Porém, quando estava no Brasil e precisei utilizar os dados, recebi as mensagens (conforme imagens no fim deste e-mail), que informavam que já havia gasto 25 euros de roaming e tinha então 2 opções: para utilizar mais, deveria responder SIM; e para utilizar de forma ilimitada, deveria entrar em contato com a Vodafone. Respondi que queria utilizar mais, mas não liguei para a Vodafone solicitando o plano ilimitado.

Ao final do período, porém, a conta veio no valore de 4.029,69 euros. Mas, não se configura uma cobrança de acordo com o meu plano. Vou apresentar meus argumentos em seguida.

Primeiro, me alegaram que a conta estava vinculada à empresa. Porém, conforme os e-mails que se encontram abaixo, eu saí da empresa Capggemini em março de 2022. Sendo assim, não poderia meu chip Vodafone estar vinculado com as grandes contas.

Segundo, havia um acordo entre a Capgemini e a Vodafone que quando o empregado utilizar o serviço de roaming e chegar em 25 euros, ele pode continuar. Nesse caso, ele terá, então, o acesso ilimitado. Porém, conforme podemos ver nos e-mails abaixo, nunca fui informado deste acordo, sendo que o único meio de comunicação que utilizei com a Vodafone foi o site oficial da mesma, em que eu baseei a informação de cinquenta euros. Por isso, eles também não podem alegar que eu sabia desse acordo.

Outro ponto é que a Vodafone dizer que o plano é ilimitado. Porém me bloquearam com o valor de 4.029,00 (sendo 3.276,17 roaming e 753,52 IVA), tendo assim a contradição com essa informação. Não estou dizendo que queria que fosse mais, apenas mostrando os fatos e que não existe lógica no que me disseram.

Para completar, quando ligo para Vodafone, dizem que preciso ver o problema com a Empresa, porque alegam que eu concordei com os termos ao clicar "CONCORDO" para o SMS deles. Mas, ressalto que não houve em nenhum momento mensagens dizendo que gastei valores acima dos cinquenta euros, quanto mais essa exorbitante quantia que me é cobrada , visto que eu certamente desligaria os dados no mesmo momento se tivesse sido notificado.

Em contrapartida, a empresa diz-me que preciso ver a questão com a Vodafone, pois não faço mais parte da companhia. Mas, empresa não me avisou logo após o meu desligamento, como deveria ter feito, que eu deveria devolver o telemóvel até no último e-mail que eu recebi, dois meses depois da fatura indevida.

Em conclusão, preciso que seja resolvido esta situação, pois um não há condições de pagar uma fatura com tamanho valor e me vejo prejudicado por duas empresas que querem transferir a questão da fatura e da falta de comunicação e clareza nos processos para mim, que sou o cliente final.
Data de ocorrência: 1 de dezembro 2022
Vodafone