43.1

Vodafone - Proposta de contrato enganosa

Francisco Maria da Paz de Sousa Santos
Francisco Santos apresentou a reclamação
8 de dezembro 2019
Sou subscritor do serviço TV+Net+Voz fixo da Vodafone há anos, tendo já terminado o periodo de fidelização há vastos meses.
No dia 2 de Dezembro de 2019 contactei a Vodafone (16912) uma vez que iria mudar de residência e pretendia saber que propostas tinham para uma eventual celebração de um novo contrato nesta nova morada - pedi a melhor proposta que tinham disponível para um serviço semelhante, textualmente.
Foi me proposto um serviço em tudo semelhante e foi me dito que iria ficar a pagar menos do que pagava actualmente - o preço final proposto pelo operador da Vodafone foi de 34.99 eur/mês e recebi o mail com essa mesma proposta formalizada.
Antes de responder que sim por SMS à proposta decidi confirmar a minha factura actual se o preço era efectivamente superior e não o era (primeira mentira da Vodafone). Decidi ainda confirmar se essa era a melhor proposta em vigor no site da Vodafone e não o era (segunda mentira da Vodafone) uma vez que, por promoção do Black Friday, existia EM VIGOR uma campanha de 29.99 pelo mesmo serviço.

Naturalmente que fiquei descontente com a situação e contactei nesse mesmo dia o mesmo número da Vodafone a pedir uma rectificação da proposta de acordo com o preçario em vigor para esse mesmo serviço - portanto pedindo uma proposta justa e de acordo com o publicitado. Foi me transmitido textualmente, que tinha sido um erro e com a garantia que seria contactado no mesmo dia com a proposta corrigida (terceira mentira da Vodafone).
Esse contacto nunca sucedeu e por várias vezes contactei eu a Vodafone nos seguintes dias e prometeram mais uma vez que me contactariam para resolver esse problema (quarta e quinta mentira da Vodafone).

Por fim, no dia 8/12/2019 por não poder esperar mais contactei de novo a Vodafone dizendo isso mesmo e foi me dito, que era impossível a revisão da proposta que me tinha sido prometida uma vez que não estava em vigor. Foi-me ainda transmitido que a Vodafone não podia fazer nada em relação ao que tinha sido previamente garantido e prometido (mais vez, isto foi textual) pela mesma Vodafone. Todas estas chamadas foram gravadas.

Portanto um rol de mentiras para tentar enrolar e enganar o consumidor do inicio ao fim do processo de forma a que o clinete espere tempo suficiente para acabarem as promoções em vigor e, em última análise, a fazer com que pague mais do que está estipulado no mercado por um serviço.
Data de ocorrência: 8 de dezembro 2019
Vodafone