48.1
Comércio Electrónico Consultadoria e Multimédia, S.A.
  • 707 20 27 12
  • Rua General Firmino Miguel 6,
    Piso -2, Escritório B,
  • info@vortal.biz

Vortal - Alteração plano/ auto ativação e cobrança indevida de plano iobras

Reinaldo Madeira
Reinaldo Madeira apresentou a reclamação
11 de outubro 2023
Venho desta forma expor a forma pouco ética, desrespeitosa, quase ao nível de extorsão e burla de que tem sido alvo a empresa Reinaldo Madeira - Equipamentos para Saneamento, Lda por parte da entidade Vortal e que passo a expor abaixo:

Sendo a Reinaldo Madeira - Equipamentos para Saneamento uma empresa que atua no sector do Saneamento e Mobiliário Urbano e estando habilitada a concorrer a concursos públicos, entendeu a determinada altura (e derivado de uma oferta promocional a decorrer) aderir a um plano Vortal, intitulado Fast Sector Publico PT que nos atribuía vantagens no acesso a funcionalidades avançadas tais como acesso a procedimentos de concursos sem ter de ser convidada pela entidade responsável pelo concurso.

Após a negociação com um elemento comercial da dita Vortal, foi estabelecido um valor mensal de 136 € para um plano Fast Sector Publico PT, havendo da parte da Vortal (do elemento comercial) a total garantia de que o valor seria respeitado até ao final do contrato estabelecido em papel.

Após a assinatura do mesmo qual não foi o nosso espanto quando passados menos de 2 semanas, por autoria dos mesmos e sem apresentarem argumentos nem opções visíveis de cancelamento, nos informaram que para nosso "bem", nossa melhoria de "serviços", evoluíram o nosso plano de Fast Sector Publico PT para o planoV (umas vezes assim chamado), ou Vpro (outras vezes assim chamado) com um aumento de 136,00 € para 168,30 €, sem nos informarem de tal, nem esperarem a nossa aceitação, sem respeitarem o que tinha sido acabado de ser assinado e sem acesso à suposta formação que nos seria oferecida por seis meses.

Tentámos falar com o gestor comercial, com o técnico comercial, enviámos emails a pedir esclarecimentos, todos eles sem qualquer resposta, sem qualquer justificação ou alternativas senão a de pagarmos porque senão entraríamos em incumprimento de contrato.

Na nossa boa-fé e temendo ficarmos restringidos por eventuais represálias de quem nem se dignou a responder-nos, continuámos a pagar e a ligar para a Vortal na tentativa de resolver o assunto com o valor acrescentado dos emails enviados, proliferando a arrogância empresarial de nunca nos responderem a tal.

Entrando na fase critica da Pandemia, surgiu por fim uma nova situação que muito nos constrange por sermos empresa de bem e nada constrange quem tem demonstrado falta de ética e técnicas de exploração comerciais dignas de empresas pertencentes a ditaduras monopolistas. Visto estarem provavelmente a passar por dificuldades financeiras, decréscimo de vendas ou lá o que fosse, "inventaram" uma adesão a um plano experimental por 3 meses para a nossa empresa (e sabemos agora para muitas mais) que passaria a definitivo caso não cancelássemos dentro desses 3 meses, essa tal (auto) adesão. Relembro que nunca assinámos nada, nunca autorizámos nada disso e pior, não recebemos qualquer email, informativo de que tínhamos aderido a esse tal plano e como poderíamos cancelá-lo, o que demonstra visivelmente que foi uma situação deliberada e danosa.

Apenas quando recebemos um aviso de que tínhamos 1 fatura a débito passados 4 meses,(3 meses gratuitos da auto inscrição desse plano e mais um mês já com plano passado automaticamente á sua efetividade) e que a mesma iria ser debitada por débito direto (da qual nem sequer tínhamos autorizado débito direto porque não sabíamos sequer existir este plano) é que vimos que tínhamos sido ludibriados com uma mestria que seria bastante mais proficiente se aplicada a fatores positivos como esclarecer os clientes e resolver-lhes os problemas e dar-lhes a formação que até ficou escrita no contrato que fizemos e não foi cumprido.

Mais uma vez seguimos todo o ciclo de contatos e envio de emails, já bastante irritados e com a nossa parte jurisprudente com conhecimento do assunto. Conseguimos 1 vez falar com um colaborador mais ético (ou menos atento à filosofia praticada por esta empresa) que nos indicou quem seria a nossa gestora de conta e que ia abrir um processo para ser resolvido o assunto.

Para verem o nível de nossa insatisfação, enviámos com mais do que a antecedência solicitada, uma declaração nossa indicando a intenção de não renovação do contrato indicando a data de quando a mesma iria entrar em efetividade (ou seja, informámos que no final de contrato, o mesmo não seria renovado por nós).

Igualmente e já dentro do prazo estabelecido deles, preenchemos o formulário online de cancelamento do plano. Dos dois, tanto do email como do formulário nunca recebemos qualquer resposta/comprovativo de entrega.

Findo o contrato e tendo-se passado 2-3 meses do mesmo (para dar tempo para debitarem qualquer faturas pendentes do plano Vpro) pedimos o cancelamento do débito direto.

Espanto dos espantos quando passados algumas semanas recebemos um aviso da recuperadora de crédito, Intrum a informar que teríamos 3 faturas do tal plano "virtual" Iobras criado pela Vortal para pagar e que se não pagássemos haveria as habituais consequências.

Já ficando acima do nosso poder como simples clientes, passámos o assunto ao jurisprudente que nos acompanha, sendo que começou a troca de emails entre eles sem qualquer resolução até agora, nem mesmo qualquer resposta da maliciosa Vortal. Chegando a mesma ao ponto de informar/tentar por essa vertente imputar-nos uma rescisão antecipada do contrato antes do final do mesmo e que era por isso que teríamos que pagar. Sendo obviamente mais uma mentira até porque quando se rescinde o contrato como todos sabem, envia-se o valor até final de contrato e não faturas mensais como sempre tentaram que pagássemos desse tal plano arquitetado pela Vortal iobras, pediu o nosso jurisprudente prova de tal que também não foi facultada, exceto e caricatamente o contrato inicial que fizemos com a Vortal e que não indicava nada do que era a realidade do que pagámos.

Por consulta no website desta empresa Vortal (vamos lhe chamar, ainda empresa), notámos que não somos "filhos únicos", únicos lesados com esta prática, havendo vários casos reportados da mesma situação, agravando ainda mais a nossa suspeição de malicia, abuso e falta de ética empresarial.

Estando a nossa empresa, com currículo limpo e idónea há mais de 21 anos, sem quaisquer incidentes de que forma seja incluindo judiciais, é lamentável ter o seu nome arrastado perto da lama por quem nem dessa lama é digna.

Agradecia que os senhores entrassem em contato com o nosso jurisprudente e resolvessem o nosso assunto até porque:

- Mesmo sem ser o acordado pagámos escrupulosamente o plano Vpro até ao seu final em vez do que inicialmente foi acordado.

- Nunca assinámos, tivemos conhecimento do tal plano "virtual", V+obras|iobra Portugal, criado por medida pela Vortal nem sabíamos como o cancelar. Como tal, como pode ter validade e pedir-se dinheiro de uma coisa feita ilegalmente e sem o cliente ter sequer a oportunidade de o cancelar? Acham que é legal?

- Foram feitas inúmeras tentativas telefónicas e por email para tentarmos resolver o assunto sem sucesso, sem qualquer resposta da parte da Vortal.

- Foi enviado email nosso várias vezes com o documento de não renovação de contrato, indicando claramente a data em que entraria em vigor, não se justificando assim o que alegam de "antecipação do fim de contrato".

- Nunca acedemos/beneficiámos de tal plano virtual por eles criado, por nem o sabermos ativo, nem como o usar e como podem comprovar se tiverem acesso aos logs de utilização do Portal.

- Enviem-nos por favor, provas onde esteja claramente, visivelmente claro, transparente (palavras difíceis de entender pela Vortal) que tínhamos conhecimento desses planos e de como cancelá-los, de que não tentámos no máximo da nossa capacidade resolver airosamente o problema.
Data de ocorrência: 11 de outubro 2023
Vortal
12 de outubro 2023
O nosso departamento de Qualidade & Segurança da Informação encontra-se neste momento a analisar o exposto e entraremos em contacto com a maior brevidade possível.
A Equipa VORTAL
Reinaldo Madeira
Reinaldo Madeira avaliou a marca
4 de abril 2024

Continuamos com o problema sem qualquer resposta por parte dos senhores, nem da suposta gestora. A unica coisa que se mantém é continuarem a insistir com a Intrum sem nunca terem respondido mesmo ao nosso advogado nem terem feito prova de que tinhamos quaisquer conhecimento deste suposto plano. Igualmente continuamos a questionar como pode uma empresa fazer 1 plano unilateral, ativá-lo sem sequer o cliente "pagante" ter "voto na matéria". Que se saiba é algo altamente irregular/ilegal. Por exemplo, a Microsoft também ativa planos de testes mas que caducam ao fim do tempo de teste e nunca passam a ativos exceto se o cliente der indicação para tal, intervindo diretamente. Aqui é um verdadeiro abuso displicente como acontece com todas as empresas pouco idóneas em Portugal.

Estamos a organizar uma ação coletiva contra a VORTAL, se pretender associar a este movimento por favor envie-nos um email: heldersalgado1979@gmail.com

Boa tarde, Sr. Helder Leite
Lamento só agora respondermos, mas entraremos em breve em contacto consigo porque temos todo o interesse em constar desse movimento para regulamentar a atividade pouco respeitosa, suspeita desta empresa. Atenciosamente