As curiosidades em 2022 no Portal da Queixa.

Da reclamação mais vista à entidade mais pesquisada, este é um resumo das curiosidades que aconteceram na plataforma, ao longo do último ano.

2022 está quase a terminar. E, uma vez mais, fomos a plataforma escolhida por muitos consumidores para obterem mais informação sobre marcas de acordo com a experiência de outros consumidores, para reportarem situações e para estabelecerem um contacto rápido e eficaz com as mesmas.

Mas, afinal, o que aconteceu no Portal da Queixa ao longo deste ano? Qual foi a reclamação mais vista? E qual é a entidade mais pesquisada pelos consumidores? Que temas estiveram na ordem do dia? Quem reclama mais? Homens ou mulheres? Antes que o ano termine, este é o balanço que fazemos de 2022.

Qual foi a reclamação mais vista?

A reclamação mais vista no Portal da Queixa foi dirigida à Via Verde, e diz respeito à substituição dos identificadores por parte da entidade. Obteve 40 047 visualizações e 11 comentários de consumidores. Em 2021, a reclamação mais vista obteve 32 400 visualizações e foi realizada à Xiaomi Store Portugal.

Quais foram as marcas mais pesquisadas?

A marca mais pesquisada foi a Via Verde, com perto de 500 mil visualizações até dia 27 de dezembro. No top 5, figuram ainda o IMT, com 294 623 visualizações, os CTT, com 274 859, a PT Electrónica com 221 227 e a MEO, com cerca de 216 714 visualizações totais. No mesmo período homólogo, os CTT lideraram com 550 475, seguido do IMT (347 271, MEO (212 705), Segurança Social 205 001) e a Worten (170 763 visualizações).

Quais foram os assuntos mais reclamados?

No setor privado, os problemas com encomendas foi o tema que originou mais reclamações. No setor público, a troca de carta de condução foi um dos temas mais reclamados. Além disso, é de destacar as reclamações efetuadas no setor da saúde, em especial com os constrangimentos observados nas urgências, maternidades e serviços de obstetrícia.

Em que zona mais reclamam os utilizadores do Portal da Queixa?

Cerca de 92% dos consumidores que acedem à plataforma estão em Portugal. 33% dos consumidores que utilizam o Portal da Queixa reside na zona de Lisboa, 13% no Porto e 2% em Vila Nova de Gaia. 1.47% reside em Coimbra e 1.67% em Braga.

Qual o dispositivo escolhido para aceder à plataforma?

Os consumidores acedem ao Portal da Queixa desde qualquer lugar. A maioria fá-lo através do telemóvel (75%). 24% acede desde o computador e apenas 1,5% entra na plataforma através do Tablet.

Quem reclama mais? Homens ou mulheres?

Aqui o setor feminino ganha! 52% dos consumidores ativos na plataforma são mulheres e 48% são homens. A maioria está em idades compreendidas entre os 35-44 anos.

Para 2023, esperamos alcançar novos resultados e metas. Mas sobretudo, queremos continuar a promover a literacia digital dos consumidores, a ajudar as marcas a melhorarem a sua reputação digital e a ser a plataforma que serve de ponte entre marcas e consumidores, promovendo uma comunicação mais rápida e eficaz entre ambas as partes.


Comentários(1)

Ver perfil de Erika Barbieri

Erika Barbieri

Quero saber porque desapareceu a minha reclamação para Remax. O serviço de apoio ao cliente do Portal Queixa disse-me "Que a Remax tinha pedido que a reclamação fosse atribuída a outra imobiliária." Como é possível que apaguem a minha reclamação e apoiem a Remax na sua impunidade sem ao menos terem lido o que escrevi?

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.