A maior rede social de consumidores

Portal da Queixa respondeu à reclamação de Catarina Lourenço
há 1 semana

Portal da Queixa - Respostas automáticas dadas como aceite

Olá Catarina,

Antes de mais, queremos muito agradecer a sua opinião, que extremamente importante para a nossa melhoria contínua.

Compreendemos a sua dificuldade em chegar ao contato com a marca MEO e estamos igualmente solidários com a sua manifestação, relativamente às respostas automáticas que a marca insiste em utilizar para dar tratamento às reclamações que recebe.

Por inúmeras vezes, alertamos as marcas, para o impacto negativo que causam comportamentos como este, tendo em conta que apenas aumentam o esforço do cliente na tentativa de resolução do seu problema de consumo.
Acreditamos serem estratégias pouco refletidas, o que felizmente tem sido alvo de mudança comportamental, por parte de muitas marcas, que ao longo dos últimos meses têm despertado para esta nova realidade de influência que a opinião dos consumidores têm na reputação destas.

Por isso, reforçamos que a publicação de uma reclamação na nossa plataforma, tem sempre um objetivo muito importante de contribuição para a melhoria dos serviços prestados pelas várias marcas no mercado, mesmo que não obtenha a resposta expectável no primeiro momento. Só assim será possível existir uma consciência global do real estado da satisfação dos consumidores em Portugal.

Todavia, cumpre-nos igualmente informar que o Portal da Queixa é apenas um canal de comunicação, por isso, não tem como objetivo intervir, julgar ou manifestar uma posição relativamente ao processo de reclamação entre marcas e consumidores. Contudo, reiteramos que a partilha de opiniões de consumo como a sua, são de extrema importância para a força da comunidade de consumidores que a nossa plataforma representa.

Por conseguinte, sugerimos que coloque nova resposta na sua reclamação, manifestando justamente esta dupla insatisfação, para que a marca possa ser alertada para o seu comportamento erróneo e, em simultâneo, partilhar essa opinião com outros consumidores.

Estaremos sempre disponíveis para a ajudar. Obrigado!

Portal da Queixa respondeu à reclamação de Pedro Braga
há 2 semanas

Portal da Queixa - Índice de satisfação

Caro Pedro,

Muito obrigado pela sua resposta.
É muito importante para nós, obter feedback interessado e construtivo como o seu, para o nosso processo de melhoria contínua.
Continuaremos a tentar assegurar uma plataforma justa e equidistante, para todos nós consumidores!

Portal da Queixa respondeu à reclamação de Pedro Braga
há 2 semanas

Portal da Queixa - Índice de satisfação

Olá Pedro,

Agradecemos muito a sua contribuição, que será enviada para a equipa de desenvolvimento.

Compreendemos a sua opinião, contudo devemos alertar que todos os consumidores podem alterar o estado sempre que entender, ao reabrirem as reclamações.
Na eventualidade de existirem mais de duas reaberturas consecutivas, a reclamação pode ser colocada como "Sem resolução" pelo utilizador (foi uma melhoria que implementámos muito recentemente), de forma a não beneficiar a marca no constante encerramento como "Resolvida".

Todavia, na falta de ação por parte do utilizador autor da reclamação, a marca deve ter igualmente o direito de indicar qual o estado em que a reclamação se encontra, pois, caso a mesma já tenha sido alvo de tratamento e solução, não pode ficar dependente apenas da ação do utilizador.

Ressalvamos também que as recomendações presentes na página da marca, não têm relação direta com as reclamações, sendo uma ação isolada que os consumidores podem ter, mesmo sem necessidade de apresentar uma reclamação, ou seja, representa apenas uma opinião que funciona apenas como um indicador.

Sempre que tenha dúvidas ou sugestões, não hesite em contactar-nos.
Muito obrigado.

Portal da Queixa respondeu à reclamação de Tiago Almeida
há 6 meses

Portal da Queixa - Avaliação marca

Olá Tiago,

Antes de mais, muito obrigado pela sua colaboração na melhoria da nossa plataforma.

Sim, compreendemos a sua análise e confirmamos que já estamos a efetuar melhorias no algoritmo. O Portal da Queixa é uma plataforma que está online há mais de 10 anos e a sua evolução tem sido efetuada ao longo do tempo, tendo em conta a opinião de consumidores como o Tiago e de igual forma das marcas que participam.
Não é um processo fácil, encontrar um equilíbrio justo para ambas as partes, contudo com sensatez e ajuda de todos, lá chegaremos! :)

Aproveitamos para reiterar que após o desenvolvimento tecnológico e as implicações que terá na quantidade enorme de dados que dispomos, iremos brevemente apresentar o novo cálculo do algoritmo, que irá reforçar o peso da avaliação do consumidor.

No entanto, em bom rigor, devemos igualmente referir que as reclamações só permanecem como resolvidas, no caso do consumidor o aceitar, ou seja a decisão do consumidor é sempre soberana e este pode reabrir a reclamação sempre que desejar.

Logo que tenhamos novidades, será certamente do seu conhecimento. Muito obrigado mais uma vez pela sua opinião de melhoria.
Fique em segurança!

2 consumidores gostam disto
Ver perfil de Emanuel Pontes
Emanuel Pontes adicionou uma resposta na sua reclamação à marca Portal da Queixa
Nova resposta

Portal da Queixa - Deixa pôr uma queixa como resolvida quando apenas foi respondida

Bem já vi que corrigiram a classificação é pena um portal que parecia idóneo se comportar pior que as empresas de quem tanto reclama -mos , nem sequer aceitaram a minha reclamação onde eu perguntava que...

Portal da Queixa respondeu à reclamação de Emanuel Pontes

Olá Emanuel,

Ficamos felizes que tenha conseguido entender o funcionamento do Portal da Queixa.

Agradecemos o seu feedback e aproveitamos para informar que efetuámos um inquérito no passado mês de março, onde 75% dos nossos utilizadores afirmaram conhecer que a marca pode fechar uma reclamação como "resolvida" e ser reaberta novamente pelo utilizador.

Lamentamos a sua dificuldade na utilização da nossa plataforma e prometemos que iremos melhorar, com vista a facilitar o entendimento dos 25% dos restantes utilizadores.

Obrigado!

Portal da Queixa respondeu à reclamação de Emanuel Pontes

Olá Emanuel,

Vamos tentar explicar novamente, contudo não invalida que leia as perguntas frequentes e consulte a explicação pública do índice de satisfação aqui: https://portaldaqueixa.com/satisfaction-index

Vamos lá! O índice de Satisfação é calculado 2 vezes ao dia e reflete as atividades das marcas e as avaliações do utilizador, relativamente às reclamações apresentadas.
Assim, desde que é publicada uma reclamação, até receber a avaliação final por parte do consumidor, vai passando por vários estados que representam as fases de tratamento e comunicação entre as partes até encontrarem a solução. Quando assim não ocorre, a reclamação pode ser encerrada como "sem resolução", sendo que para tal basta solicitar a alteração para esse estado, como foi colocada a sua após nossa análise.

No entanto, é fundamental referir que o estado de "resolvido" só tem impacto no índice de satisfação, durante o tempo em que se mantém nesse estado, ou seja, caso o consumidor reabra a reclamação a marca perde esse benefício e volta para o estado "em tratamento", o que invalida o seu raciocínio acima.
Mais salientamos que quando refere "basta a empresa dizer que está resolvido que para vocês está bom" não tem qualquer sentido, tendo em conta que é o consumidor que aceita ou reabre a reclamação e NUNCA o Portal da Queixa, que relembramos ser apenas a tecnologia.

Por conseguinte, a sua intervenção enquanto consumidor é soberana e deverá ser efetuada até à avaliação final, que já foi convidado a preencher e ainda não o fez, o que nesse caso a sua opinião não está a ser divulgada a outros consumidores.

Por fim, esperamos que tenha sido finalmente esclarecedor e convidamos mais uma vez a ler as perguntas frequentes, por forma a entender o funcionamento do Portal da Queixa.

Obrigado!