Internet Móvel e Fixa

Nowo - micro falhas de serviço


Resolvida
9977917

Caros Senhores,

Sou cliente da Cabovisão/Nowo desde os primórdios na zona de Estarreja (Distrito de Aveiro); O serviço nos últimos anos funcionou de forma que eu considero regular, no entanto quando fiz um update do pacote que implicou alteração de DOCSYS para DOCSYS 3 o serviço tem vindo a ficar instável existindo micro-falhas de segundos e/ou minutos durante as quais se verifica:

1) Indisponibilidade do serviço de Internet;
2) Indisponibilidade do serviço de telefone;

Já foram efectuadas várias diligências à minha residencia por parte dos vossos serviços técnicos, no entanto as falhas continuam-se a verificar.

No sentido de ajudar V.ªs Ex.ªs a melhor identificar o problem com o objectivo de resolver esta situação e de eu próprio compreender a extensão das falhas efectuei o seguinte:

1) Aluguei um servidor na OVH onde configurei um serviço de monitorização NAGIOS;
2) Configurei uma sonda para fazer um teste de ICMP para o IP que foi atribuído de 60 em 60 segundos com 5 pacotes;

Em anexo podem consultar algumas imagens alusivas às falhas registadas nos ultimos dias. Como podem verificar, existem falhas que JAMAIS PODERÃO ser encaradas como normais.

Em virtude da situação descrita préviamente, venho junto de vossas excelências solicitar o seguinte:

a) Que me contactem via telefone entre as 17:30 e as 19:00 (dias úteis) para explorar o ponto b);
b) Averiguar se será possivel fazer downgrade do serviço para DOCSYS 1 caso seja possível assegurar na mesma os 10Mbits de upstream (nao me importo de passar de 100Mbits para 30Mbits de downstream);
c) Devolução do dinheiro que ando a gastar em chamadas de telefone para os vossos serviços (ex: crédito em factura), uma vez que após PELO MENOS 4 intervenções o problema persiste;
d) Potencial resolução de contracto caso não exista acordo (via legal em ultimo recurso) uma vez que o serviço contratado não reúne as condições desejadas para utilização regular (ex: jogar online, streaming).

Gostaria também de informar que este problema não é exclusivo e verifica-se também em vizinhos meus, nomeadamente as quebras de telefone e micro-quebras no serviço de internet (sim, também consultei os meus vizinhos para despiste).


Adicionalmente solicitei por email (suporte@nowo.pt) que me fosse configurado no modem o serviço de SNMPv3 de forma a eu poder extrair telemetria e informações (ex: potencia de sinal, ruído, indisponibilidade interface primária, etc) de forma a tentar perceber o que se anda a passar e vos fornecer os dados necessários para poderem identificar facilmente o problema e resolverem.

Adicionalmente, no mesmo email, sugeri que ponham o meu IP publico em monitorização (ex: ICMP) para poderem vós mesmos constatar que existe um problema GRAVE na vossa infra-estrutura.

Os sintomas que tenho verificado são nomeadamente alusivos aos canais de upstream, sendo que já encontrei os canais com ID 3 e 4 em flapping de estado. Níveis de 'Power Level' em dBmV com valores de 58, número irregular de 'Correctable Codeworks' e 'Uncorrectable Codeworks', etc.

Tenho em minha posse um registo de todas as falhas registadas desde finais de Novembro de 2016 até à data corrente (ver por exemplo screenshot em anexo). Creio que é o suficiente para provar que coisa que não me falta é paciencia, boa vontade e fé.
 


Respostas

Nelson Marques em 2017-05-21 16:18 Resolvido após intervenção no exterior. Sem qualquer problema desde o final da intervenção efectuada pelos serviços tecnicos da NOWO.
em 2017-05-22 11:38 Estimado Cliente,

Confirmamos que a situação exposta encontra-se resolvida.

Se tiver alguma questão adicional não hesite em contactar-nos para a nossa linha de Apoio ao Cliente 16800. Pode também contactar-nos por e-mail através do endereço info@nowo.pt, ou através de uma das nossas lojas.


Cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente

Comentários



Comentar

Apenas utilizadores registados podem fazer comentários.

Inicie sessão e regresse novamente a esta página para comentar.